Os 6 maiores erros de marketing digital que uma empresa pode cometer

Por DINO 26 de agosto de 2020
Os 6 maiores erros de marketing digital que uma empresa pode cometer

Estar presente na internet exige planejamento para que a empresa possa se posicionar adequadamente e tenha retorno com as estratégias adotadas. O problema é que nem sempre isso acontece e vemos os mesmos erros se repetirem no marketing digital.

No passado, o raciocínio de ‘tentativa e erro’ era justificável, pois se tratava de uma realidade nova. Porém, hoje em dia não é mais necessário que uma organização tenha que errar para aprender. É possível utilizar os estudos e cases do mercado para entender o que outras marcas já fizeram e, assim, reduzir as chances de falha.

Em parceria com Jeniffer Elaina, do SeguroAuto.org, falaremos sobre os principais erros no marketing digital e como evitá-los

1. Esquecer de mensurar o tráfego orgânico

Depois de fazer as estratégias é preciso saber quais delas geram resultados. Se a ideia é vender bolsas esportivas e, para isso, apostou em um post no Facebook divulgando o produto e em um artigo no blog com o CTA direcionando para a página, precisa saber se as ações foram efetivas.

Se não medir qual está gerando mais conversões e se realmente está chegando ao patamar esperado, a possibilidade de, no futuro, reproduzir uma estratégia que não dá bons resultados é grande.

2. Deixar o site da empresa de lado

Um dos erros de marketing digital mais comum é investir em canais terceiros para divulgar a empresa e esquecer do seu próprio.

O site precisa ser completo, bem estruturado e permitir que a pessoa conheça a empresa com as informações nele presentes. Vamos supor que tenha uma consultoria, mas na página da empresa não fique claro que tipo de serviços oferece. Se o cliente estiver buscando por uma consultoria financeira e não souber se encontrou uma empresa que presta esse serviço, irá buscar a concorrência.

3. Não definir as personas

A melhor maneira de falar com o seu público no meio virtual é com um conteúdo direcionado, e para isso é preciso saber quem ele é.

Um dos erros é deixar de pesquisar quem são os clientes, entender as suas necessidades e principais dores. Sem essas informações, dificilmente conseguirá chegar a eles, já que não haverá uma identificação com o conteúdo produzido e, como consequência, perde-se leads e vendas.

4. Desconhecer a jornada do cliente

É necessário saber quais são os passos que o cliente segue para que seja estabelecida a jornada de compra. Ela pode ser dividida em três etapas:

Descoberta do problema > Reconhecimento do problema > Decisão de compra

Para que entenda melhor, vamos falar sobre seguro auto. O cliente compra um carro e sempre ouve falar que o seguro auto é necessário. Ele ainda está descobrindo o problema, pois não possui essa proteção. Na sequência, ele começa a pesquisar e descobre os benefícios de ter o seguro auto e como isso pode ajudar.

Na última etapa já está pronto para fazer a compra, entendeu como funciona, começa a buscar pelas seguradoras de carro mais confiáveis e pesquisar os melhores preços.

Se uma oferta de aquisição for feita na primeira etapa, a chance de ser recusada é grande. Já se ocorrer no momento certo, a venda é quase garantida.

5. Não produzir conteúdo

Para que a estratégia de Inbound Marketing possa ocorrer é preciso que a empresa produza o seu próprio conteúdo, pois dessa maneira terá mais um atrativo aos clientes além de manter o relacionamento com eles.

Se não quer cometer erros de marketing digital, invista em um conteúdo direcionado para a sua persona, que converse com ela e seja periódico. Essa é uma das melhores maneiras de garantir visitas orgânicas e ficar bem posicionado nos mecanismos de buscas.

6. Trabalhar os leads de forma errada

Comprar leads é um dos maiores erros que se pode cometer, afinal, raramente as listas vendidas correspondem ao público que se pretende atingir. Além disso, com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) esta prática passa a ser ilegal.

Se fizer isso, por exemplo, apostando na venda de pneus para carros usando o e-mail marketing pode ter um resultado muito ruim. A comunicação pode chegar para quem não possui carro e seria dinheiro jogado fora.

Conclusão

O marketing digital possibilita uma infinidade de estratégias para sua empresa e tantas outras. Por isso, busque casos de sucesso e inspire-se nas campanhas bem-sucedidas no mercado. Desenvolver métodos para a análise das próprias ações tem extrema importância neste caso. Dessa forma, saberá quais campanhas tiveram mais resultados e assim poderá replicar as melhores práticas visando ações mais efetivas.

DINO é uma Agência de Notícias Corporativas com publicação em grandes portais como Terra, IG, Metrópoles e Mundo do Marketing. Clique e saiba como podemos ajudar sua empresa.