Otimização de sites WordPress: como fazer
Empreendedorismo Marketing

Otimização de sites WordPress: como fazer

Uma das razões pelas quais o WordPress é escolhido como o CMS (Content Management System) em 60% dos sites (segundo pesquisa divulgada pelo Canaltech) pode ser devido a sua fama amigável de otimização para mecanismos de busca (SEO). O que permite ajustes manuais com o objetivo de melhorar o ranqueamento orgânico do site.

Imagino que você já tenha escolhido sua hospedagem de sites – para saber mais sobre o assunto, clique aqui -, fez a instalação do WordPress, criou o site e ele está no ar, pronto para receber visitantes.

Porém, não é porque o WordPress é compatível com SEO que apenas o lançamento de um site é suficiente para que ele fique no topo dos resultados de pesquisa em motores de busca. Ainda é necessário entender as táticas de otimização corretas para usá-las e implementá-las em seu site. A boa notícia é que o WordPress facilita isso e é uma ótima forma de iniciantes conseguirem crescimento de tráfego orgânico no Google.

Em parceria com o Lucas W. Pelisari da Upsites Digital – agência de criação de sites profissionais WordPress, vamos falar sobre dicas de otimização.

Principais dicas para fazer otimização de sites WordPress

Escolha um bom provedor de hospedagem de sites

É preciso ter certeza de que está hospedando seu site em um provedor confiável, já que a velocidade, o tempo de atividade e a segurança do site são os principais motivos para pensar com cuidado sobre a escolha do host.

A velocidade do site tem um impacto direto no desempenho de SEO, e tanto o tempo de atividade ruim quanto as vulnerabilidades de segurança podem resultar em problemas de qualidade.

Se você ainda não escolheu uma hospedagem, não fique tentado pela opção mais barata, pois é mais provável que sofra com problemas de desempenho. Se o seu site já está pronto, observe como será o desempenho e caso não seja bom, assim que possível, troque o serviço de host.

Instale um tema WordPress amigável para SEO

Quando você instala o WordPress pela primeira vez, normalmente verá o tema “Twenty Twenty” padrão da plataforma. No entanto, é provável que esse não seja o que você utilizará em seu site.

Existem milhares de temas gratuitos disponíveis diretamente no painel do WordPress e muitos outros temas premium, você só precisa escolher com cuidado, ou pode acabar usando um que não é compatível com SEO.

Antes de instalar um tema, execute sua demonstração na ferramenta web.dev do Google para obter informações sobre possíveis problemas de desempenho e SEO.

Instale um plugin WordPress SEO

Antes de começar a otimizar seu site, você precisa instalar um plugin de SEO. Felizmente, existem algumas opções bastante recomendadas, e gratuitas:

  • Yoast SEO
  • All in One SEO Pack

Vale deixar claro que um plugin não irá otimizar seu site para você; ele facilitará a visualização das correções e recomendará boas práticas.

Para fazer a instalação, basta logar no painel de administração e ir até a página “adicionar novo” no menu à esquerda:
Plugins > Adicionar novo.
Quando estiver lá, basta procurar pelo plugin que deseja instalar.

Uma vez instalado, você precisará ativá-lo e preencher os campos que ele disponibiliza.

Use tags de título em todo o seu conteúdo

Embora um mapa do site seja útil para ajudar os rastreadores de mecanismos de pesquisa a verem como seu site está organizado, ele não os ajuda a entender o conteúdo individual.

Para isso, precisará utilizar tags de título. Essas são opções de formatação que você pode aplicar aos títulos das seções nas páginas e postagens. Você pode ver essas configurações no editor do WordPress, listadas como Título 1, Título 2 e assim por diante.

Conclusão

O WordPress é realmente uma ótima plataforma no que diz respeito a otimização de sites, porém, mesmo com seus vários recursos, ela ainda precisa receber técnicas de SEO para que o site obtenha um bom posicionamento nos motores de busca.

É importante deixar claro que essa lista que preparamos contém apenas algumas maneiras de aplicar SEO em seu site. Ou seja, quanto mais você buscar por informações, maiores serão as chances do seu site conseguir bons resultados.

DINO é uma Agência de Notícias Corporativas com publicação em grandes portais como Terra, IG, Metrópoles e Mundo do Marketing. Clique e saiba como podemos ajudar sua empresa.

Mais posts