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Canais de Distribuição

Como obter resultados com newswire

O que é newswire?

Existem originalmente duas formas de conquistar espaço editorial nas empresas tradicionais de mídia, como sites, jornais, revistas, TVs e rádios. Uma é via assessoria de imprensa, que cava espaços por meio do relacionamento com jornalistas e fazendo uso de releases. A outra é pela geração de conteúdos criados pelas empresas, que são publicados na mídia tradicional — seja por interesse dos jornalistas, seja por um acordo com o veículo.

De acordo com o site americano especializado em mídia Newswire Next, não importa a forma que você adota para enviar seus releases e conteúdos: ambas são chamadas de newswire. O Dicionário Livre de inglês da Farlex registra newswire como um serviço eletrônico que entrega notícias em tempo real, normalmente via internet, para a mídia e para o público.

Perceba que não é apenas o envio de release por email que abastece um jornalista de informações. O caminho inverso também acontece com frequência, uma vez que o jornalista busca ativamente as informações. E essa busca não se dá apenas pelo Google. Uma pesquisa realizada em 2018 pela empresa de tecnologia e relações públicas Vitis, da Inglaterra, com 80 jornalistas britânicos, reforça esta ideia. O estudo indica que 78% dos jornalistas usam newswire como fontes para novas matérias e 56%, para monitorar tendências do mercado que cobrem.

Existem diferentes aplicações para newswire. Considerando o cenário comum a muitas empresas, que adotam diferentes ferramentas e métodos de comunicação e marketing, os três pilares a seguir são importantes para as empresas que usam ou pretendem usar newswire.

Pilar #1: plano multicanais

Newswire não está isolada dos demais canais. Pelo contrário, deve ser integrada a eles num plano de múltiplos canais. Segundo a Smart Insights, um plano multicanais, além de newswire, inclui site, loja física, catálogo, e-mail marketing, televisão, mensagens de texto, blog, mala direta etc.

Mesmo nos tempos de marketing digital, newswire segue tendo importância. Em seu site, a agência de inbound marketing Widert Group, de Appleton, nos Estados Unidos, publicou a seguinte declaração:

“Nós consideramos a mídia conquistada crítica como parte de um plano de inbound marketing porque ela amplia a audiência e alcança leads que não tinham visto o site da sua empresa nem notado a presença dela nas redes sociais. A distribuição eficiente de conteúdo é absolutamente crítica, mas precisa ser baseada em escolhas cuidadosas.”

Na prática, o que precisa ser feito é um plano de diversos canais, que podem ser on ou offline. Nesse mix de canais, a exposição da mídia tradicional por meio de newswire otimiza os resultados obtidos no conjunto de ações de comunicação.

Pilar #2: conteúdo

É preciso escolher um tema que seja interessante para o público, e não para o veículo (ou jornalista) em que aquele conteúdo vai ser publicado. A empresa de soluções para comunicação americana Agility PR listou uma série de itens que fazem parte do cotidiano de profissionais de comunicação. Entre eles, figura a escolha assertiva da pauta:

“Uma matéria precisa dar informação detalhada sobre um tema, assunto, situação, indústria, empresa ou pessoa. Frequentemente, foca no elemento humano, quase sempre com o propósito de esclarecer, entreter ou educar”.

Não cometa o erro de acreditar que o objetivo do release é uma forma de envaidecer pessoas, como diretores ou donos de empresas que contratam serviços de comunicação. O texto deve ser focado nos interesses do público. Além disso, precisa ser bem redigido. Neste artigo, tratamos das sete características de um bom texto.

Pilar #3: distribuição

Uma boa pauta bem redigida e adequada ao público-alvo tem certa chance de ser publicada. Para que isso aconteça, existem duas possibilidades:

  1. Despertar o interesse do jornalista em publicar aquela informação. Neste caso, o release oferecido pela empresa funciona como uma fonte de informação para o jornalista.
  2. Utilizar espaços dos veículos de comunicação destinados a materiais publicados por empresas — serviço que o próprio DINO oferece no Brasil. Esses materiais normalmente passam pelo filtro de uma equipe de conteúdo, que verifica a qualidade do texto e a adequação ao veículo, mas não dependem de o jornalista se interessar pela pauta ou não.

A escolha do veículo deve ser cuidadosamente feita. É preciso escolher o veículo direcionado para o segmento certo, com o tipo de cobertura adequada ao seu material. Por isso, cabe analisar cada opção disponível no mercado. “Para obter o melhor resultado, você precisa compreender o tipo de ‘apetite’ por notícia que cada meio de comunicação tem”, orienta um artigo da Entrepreneur, uma das publicações mais importantes em negócios dos Estados Unidos.

Takeaways

Newswire funciona como uma forma de se obter exposição na mídia tradicional. Pode ser um espaço conquistado por relacionamento com jornalistas ou por acordo com veículos. Para funcionar, precisa estar bem apoiada em três elementos: plano multicanais, conteúdo e distribuição.

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