Newswire é um tipo de serviço que consiste em transmitir notícias para a mídia. Inicialmente, no século retrasado, consistia em enviar notícias em tempo real para jornais e emissoras de rádio e televisão. Ao longo do tempo, evoluiu para outras modalidades, especialmente depois da popularização da internet. Hoje, é amplamente usado por agências de comunicação e por empresas que desejam ter seus conteúdos publicados por veículos de comunicação.
A própria composição do nome, em inglês, conduz ao seu significado. “Wire” significa telegrama e “news”, notícia. Portanto, newswire remete a um telegrama que chegava às redações trazendo uma informação.
O dicionário informal americano Your Dictionary define newswire, em seu conceito moderno, da seguinte maneira:
“Um serviço que eletronicamente provê informação atualizada à mídia sobre notícias de última hora e eventos. Diversos jornalistas são contratados para cobrir temas em nome de empresas de newswire, que não entregam notícias para o público, mas para empresas de mídia.”
Esses serviços, completa o Your Dictionary, produzem textos, gráficos e imagens, que são distribuídos em larga escala para jornais, revistas, sites, televisões, rádios e outros possíveis tipos de empresas de mídia.
História do newswire
A origem do newswire tem total relação com agências de distribuem notícias. Tanto que a versão em língua inglesa da Wikipédia define newswire como sinônimo de agência de notícias, “que reúne reportagens e as vende a jornais, revistas e emissoras de rádio e televisão”.
Segundo o site Market Climber, essa associação se dá porque a história do newswire começa mais ou menos junto com as agências de notícias, que se aproveitam da criação do telégrafo comercial para começar a distribuir mensagens para redações.
A linha do tempo é esta:
- 1837: Os primeiros telégrafos comerciais chegam ao mercado, permitindo o compartilhamento de mensagens a longa distância por meio dos fios de cobre.
- 1846: Como consequência do advento dos telégrafos, surgem as agências de notícias. A primeira delas é a Associated Press (AP), fundada em Nova York.
- 1851: Nasce a primeira grande concorrente da Associated Press, a Reuters, fundada em Londres.
- 1906: Ivy Lee, considerada a fundadora das relações públicas modernas, emitiu o primeiro release de imprensa do mundo. Foi enviado em nome da Pennsylvania Railroad, fornecendo informações sobre os destroços de um trem que se acidentou em Atlantic City, nos Estados Unidos.
- 1954: A PR Newswire é fundada em Nova York, já carregando o nome dessa atividade.
- 1961: a Business Wire é fundada. O surgimento de notícias comerciais torna mais fácil a tarefa de distribuição de informações para as empresas. Surge, assim, o serviço ainda hoje muito usado — e conhecido como newswire — em que empresas pagam pelo acesso a essas redes de distribuição de conteúdo.
- 1990: A internet comercial é introduzida ao mundo, permitindo que o serviço de newswire se amplifique.
- 1994: Serviços baseados em distribuição online de release, como a canadense Marketwired, começam a surgir no mundo todo.
- 1998: A Globe Newswire é mais um serviço de newswire a surgir, entre muitos já existentes. Seu diferencial é que ele é lançado pela Nasdaq, o que mostra a relevância que o serviço já tinha adquirido no mercado àquela altura.
Atualmente, serviços newswire movimentam um grande mercado no mundo todo e no Brasil, sendo usado por agências e departamentos de comunicação corporativa de diversas empresas. “Esses serviços são frequentemente ofertados para grandes mailings de jornalistas e veículos”, descreve o site Vitis PR.
No Brasil, o DINO foi fundado em 2013 e é hoje o principal player de newswire do País, garantindo a publicação de releases em diversos sites parceiros.
Takeaway
Newswire é uma atividade de distribuição de notícias e informações a veículos de comunicação e jornalistas que surgiu em 1846, logo após o advento dos telégrafos comerciais. Ao longo do tempo, veio se modificando, especialmente a partir do surgimento da internet, na década de 1990.