Tutorial simplificado de como escrever bem

Por DINO 28 de julho de 2015
Tutorial simplificado de como escrever bem

Você escreve bem? Sabe como construir uma frase ou um texto com clareza, de forma simples, objetiva e correta? Veja esse modelo básico para a produção de um texto.

O primeiro fato é: ele precisa ser simples para que o público atingido possa entendê-lo. Em seguida, mais alguns aspectos valiosos.

Precisa ser objetivo, pois, cada vez menos, as pessoas param para ler. Portanto, um texto alongado e sem foco dispersa muito rápido e não chama atenção. O mais importante: deve ser escrito de forma correta, com clareza, coesão, boa gramática e tudo que um bom texto precisa.

Mas, afinal, o que um texto precisa para ser considerado BOM?

dino divulgador de notícias

Antes de chegarmos a essa resposta, vamos identificar o que um texto não deve ter. Eliminando o que pode tornar seu texto ruim, fica mais fácil definir o que pode torná-lo bom. Vamos lá…

  • Não seja repetitivo: evite ao máximo utilizar a mesma palavra várias vezes no texto. Use sinônimos que encaixem e que darão o mesmo sentido à frase;
  • Parênteses: evite usá-los. Eles são desnecessários. Se for preciso explicar alguma coisa, utilize o aposto, quando uma oração fica entre vírgulas;
  • Abreviações e siglas: não utilize abreviações no seu texto. É claro que existem exceções. Mas, elas valem somente para as abreviações que, com certeza, todo mundo conhece. Por exemplo: DETRAN, SABESP, USP;
  • Citações: não abuse delas. Se o texto é seu, seja original;
  • Gírias: evite empregar gírias no seu texto. Por mais informal que ele seja, é sempre bom ser claro e correto com as normas da língua.

Agora que já conhecemos alguns tópicos que prejudicam o nosso texto, vamos aos que enriquecem nosso repertório textual.

Acima de tudo, tem algo que pode garantir que o seu texto seja muito bom. Além disso, se você fizer dessa ação uma prática constante, o seu texto pode se tornar ótimo e até perfeito. Estou falando, é claro, da leitura.

Ler é uma atividade que eleva os níveis de conhecimento e aumenta horizontes. Com isso, você terá na mente e na ponta dos dedos um vasto vocabulário e repertório linguístico, o que não quer dizer que você vai aprender como “encher linguiça”, e sim, como não perder o foco e fazer com que os leitores fiquem cada vez mais interessados no que o seu texto pode oferecer.

Então, quando for redigir um texto, lembre-se de:

Estrutura Praticamente em tudo o que fazemos, precisamos estabelecer uma estrutura. Isso vale ainda mais para um texto. É preciso determinar uma organização ao redigir seu conteúdo. Ele precisa de início, meio e fim.

Simplicidade Enfeitar muito um texto não o deixa mais atrativo. Atrativo mesmo é atender a expectativa do leitor, garantindo a ele um conteúdo claro, simples e focado. Não fique enrolando e disfarçando o ponto principal para que o leitor chegue até o final do seu texto. Dê a ele o que ele precisa e ele vai sempre te procurar.

Estilo Todo mundo desenvolve um estilo de escrita e com a prática você, com certeza, também vai desenvolver o seu. Faça com que o texto siga o seu ritmo e que fique agradável de ler.

RevisãoUm texto, um e-mail, uma nota… Seja qual for o conteúdo, com certeza, precisará de revisão. Então, sempre leia e releia o que escreveu para garantir que esteja sem erros e com a linguagem adequada para o tipo de público que quer atingir.

Gostou? Releia, coloque em prática e, para se aprofundar no assunto, assista o curso da Dominou Cursos Como Escrever Bem – Tópicos Gramaticais, comandado por Ana Maria Ziccardi, mestre em Língua Portuguesa e com experiência de 25 anos como docente.

Foque nos objetivos que determinou para o seu texto e concentre-se neles. Produza um conteúdo interessante e envolvente. Não tenha medo. Vá em frente.

Produzido em parceria: Dominou Cursos

Quer mais dicas de como escrever bem? Listamos nesse ebook grátis os 10 erros mais cometidos na criação de uma notícia, baixe aqui.

Marketing