Como usar os termos mais buscados no Google para melhorar seu conteúdo?

Por DINO 22 de dezembro de 2020
Como usar os termos mais buscados no Google para melhorar seu conteúdo?

A lista dos termos mais buscados no Google a cada ano é sempre curiosa. Traz um pouco da retrospectiva dos fatos mais relevantes e também um quê do comportamento humano.

Para quem produz conteúdo, no entanto, ela revela um traço interessante da forma como o próprio Google faz a seleção das listas. Além de pinçar os termos mais digitados, a equipe do buscador seleciona três tipos de perguntas mais feitas pelos usuários:

  • O quê?
  • Como?
  • Por quê?

Estas três perguntas têm relação direta com o conceito do Golden Circle (ou Círculo de Ouro, em bom português), muito usado no mundo da administração e popularizado a partir da apresentação de Simon Sinek no TED Talks em abril de 2014. Resumidamente, ele explica que empresas que tiveram sucesso fora da curva — Apple, por exemplo — começam sua razão de ser a partir do porquê, e não do “o quê”.

Em termos de conteúdo, a aplicação do Círculo de Ouro pode ser aplicada de outra maneira. Empresas que dão explicações superficiais explicam apenas o “o quê”. Empresas úteis dão um passo além e explicam como fazer as coisas. Empresas que são realmente experts em suas áreas explicam por que as coisas são como são.

 
dino divulgador de notícias

Naturalmente, há pouca gente explicando como fazer as coisas e quase ninguém explicando o porquê delas. A razão é simples: isso exige profundidade e conhecimento real. É justamente por isso que você deve buscar estar nesse grupo. Dessa forma, conseguirá conquistar credibilidade e ranqueamento ao mesmo tempo.

Autor do livro “Break the Wheel”, Jay Acunzo teve passagens por empresas de vanguarda, como Google e Hubspot. Em seu keynote de abertura do Content Marketing World de 2017, em Cleveland, nos Estados Unidos, ele provocou a plateia da seguinte maneira: “numa escala de 0 a 10, quem aqui deseja ser um nota 5? Ninguém, certo? Então, por que vocês aceitam que o conteúdo de vocês seja nota 5?”.

Conteúdo precisa ser feito, segundo ele e outros autores de content marketing, como Jay Baer e Joe Pulizzi, para ser o melhor disponível em seu segmento. Se não houver essa pretensão, é muito difícil gerar resultados satisfatórios de marketing de conteúdo. Daí a importância de não se contentar em abordar apenas o “o quê” das coisas, mas ir além e avançar para o “como?” e, idealmente, o “por quê?”.

Termos mais buscados no Google Brasil em 2020

  1. Coronavírus
  2. Auxílio emergencial
  3. Eleições 2020
  4. Eleições EUA
  5. BBB 2020
  6. Copa do Brasil
  7. Google Classroom
  8. Flamengo x São Paulo
  9. Classificação Brasileirão série A
  10. NBA

Perguntas

  1. Quem matou Max?
  2. Quem sai do BBB?
  3. Quem ganhou o BBB?
  4. Quem ganhou as eleições nos Estados Unidos?
  5. Como justificar o voto?
  6. O que é lockdown?
  7. O que é pandemia?
  8. Como saber meu número?
  9. Quantos casos de coronavírus há no Brasil?
  10. Como fazer máscara de tecido?

Como fazer?

  1. Como fazer máscara de tecido?
  2. Como fazer álcool gel?
  3. Como fazer o cadastro único?
  4. Como fazer avatar no Facebook?
  5. Como fazer o cadastro do auxílio emergencial?
  6. Como fazer que as pessoas gostem de mim?
  7. Como fazer dueto no TikTok?
  8. Como fazer tie dye?
  9. Como fazer live no Instagram?
  10. Como fazer transferência pelo Pix?

O que é?

  1. O que é lockdown?
  2. O que é quarentena?
  3. O que é pandemia?
  4. O que é cadastro único?
  5. O que é coronavírus?
  6. O que é fascismo?
  7. O que é Pix?
  8. O que é yuzu?
  9. O que é sororidade?
  10. O que é Conar?

Séries

  1. The Witcher
  2. Cobra Kai
  3. Anne with E
  4. Manifest
  5. Elite
  6. Emily em Paris
  7. Vis a Vis
  8. The Umbrella Academy
  9. Bom dia, Verônica
  10. A Maldição da Mansão Bly

Filmes

  1. Pantera Negra
  2. 365 dias
  3. Milagre na Cela 7
  4. Parasita
  5. Frozen 2
  6. 1917
  7. Nasce uma Estrela
  8. O Poço
  9. Enola Holmes
  10. Minha Mãe é uma Peça 3

Games

  1. Among Us
  2. Valorant
  3. Fall Guys
  4. Genshin Impact
  5. The Last of Us 2
  6. Minecraft Classic
  7. Free Fire
  8. PUBG (PlayerUnknown’s Battlegrounds)
  9. FIFA 21
  10. Call of Duty: Warzone

Acontecimentos

  1. Coronavírus
  2. Eleições 2020
  3. Eleições EUA
  4. Caso Mariana Ferrer
  5. Nota de 200 reais
  6. Nuvem de gafanhotos
  7. Caso Padre Robson
  8. Greve dos Correios
  9. Explosão em Beirute
  10. Morte de George Floyd

Mortes

  1. Diego Maradona
  2. Tom Veiga
  3. Kobe Bryant
  4. Naya Rivera
  5. Flávio Migliaccio
  6. Chadwick Boseman
  7. Rodrigo Rodrigues
  8. Fernando Vanucci
  9. Arnaldo Saccomani
  10. Moraes Moreira

Personalidades

  1. Donald Trump
  2. Luiz Henrique Mandetta
  3. Joe Biden
  4. Sergio Moro
  5. Kim Jong Un
  6. Manu Gavassi
  7. Andressa Suita
  8. Rafa Kalimann
  9. Babu
  10. Jorge Jesus

Aprender

  1. …a tocar violão
  2. … a desenhar
  3. …espanhol
  4. …italiano
  5. ….coreano
  6. ….a costurar
  7. …a ler
  8. …inglês
  9. …francês
  10. …a dirigir

Em casa

  1. Exercícios para fazer em casa
  2. Como fazer máscara em casa?
  3. Fotos em casa
  4. Horta em casa
  5. Academia em casa
  6. Festa em casa
  7. Brincadeiras para fazer em casa
  8. Festa junina em casa
  9. Vacina em casa
  10. Pilates em casa

TV

  1. BBB 2020
  2. CNN Brasil
  3. A Fazenda 2
  4. Bom Sucesso
  5. Amor de mãe
  6. Fina Estampa
  7. Totalmente Demais
  8. Salve se Quem Puder
  9. Éramos Seis
  10. Avenida Brasil

Campeonatos/Ligas esportivas

  1. Copa do Brasil
  2. Brasileirão
  3. NBA
  4. Campeonato Paulista
  5. Champions League
  6. Campeonato Brasileiro de Futebol – Série C
  7. Premier League
  8. Campeonato espanhol (La Liga)
  9. Campeonato Carioca
  10. Roland Garros

Receitas

  1. Pão caseiro
  2. Brigadeiro de colher
  3. Bolo de cenoura
  4. Pão doce
  5. Pão recheado
  6. Hambúrguer
  7. Batata recheada
  8. Chocolate quente simples
  9. Esfiha aberta
  10. Bolo de banana de liquidificador

Takeaway

O Google é mais do que um grande site de pesquisas. Ele faz a conexão entre quem tem uma pergunta a fazer e quem tem a resposta para aquela pergunta. Portanto, quanto mais o seu conteúdo responde a perguntas, mais chances ele tem de conseguir bom ranqueamento orgânico. Se a sua empresa for capaz de responder não apenas “o quê”, mas “como” e, principalmente, “por quê”, ela estará em vantagem.

Assessoria de Imprensa Conteúdo Marketing