Seu público é de fato o seu alvo?

Por DINO 6 de fevereiro de 2017
Seu público é de fato o seu alvo?

Prospect, Target ou Público-alvo: independente de como você chame, você realmente precisa não apenas conhecer o grupo de pessoas que são seus clientes principais, como também os mecanismos para uma comunicação assertiva. Ou a sua comunicação e marketing estarão munidos de arco e flecha, porém concentrados em acertar o alvo que simplesmente não é o seu.

Após o planejamento, o bom profissional de Digital PR deve ter em mente, em primeiro lugar, que para ser um excelente criador de conteúdo, produzindo textos que as pessoas queiram usar e compartilhar, será necessário conhecer o seu público-alvo. A maneira como você irá se relacionar com a mídia, os eventos que irá produzir, a sua comunicação corporativa, o jeito como irá escrever seus press releases, e como conduzirá o relacionamento junto aos influenciadores e blogueiros, aliados na divulgação, guest posting, SEO, link building e gestão de mídias sociais: absolutamente tudo dependerá do pleno conhecimento de seu Target.

Então voltamos à pergunta inicial: seu público é de fato o seu alvo? Isto é, o público que você tem atingido com as suas ações é, de fato, aquele que você realmente precisa atingir? Descubra, em quatro passos, como ajustar a mira e acertar o alvo certo.

1) Você sabe qual é o “nome” do seu público-alvo?

Em um primeiro contato entre duas ou mais pessoas, seja formal ou informal e em qualquer lugar do planeta, é de regra que após um cumprimento amistoso, invariavelmente surja de um dos lados a clássica pergunta: “qual é o seu nome”?

Seja para pessoas, coisas, animais ou geografias, os nomes exercem fundamental importância tanto para reconhecimento quanto para individuação. Quando um indivíduo deseja falar com um outro indivíduo, precisa chamar por seu nome; está claro que, se chamar por outro nome, este indivíduo não responderá, tendo em vista que este nome não corresponde com a sua individuação, com aquilo que ele tem de particular, de único. Do mesmo modo, se um turista escolhe viajar para o Rio de Janeiro, por exemplo, mas segue as orientações de embarque para Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, irá desembarcar na cidade errada, conhecendo assim o grande erro cometido por não conhecer a cidade destino. Ou ainda, se alguém, precisando comer, pedir água, não irá matar a fome. Com estes exemplos elementares, podemos reconhecer a relevância que os nomes têm para todos os fins, sobretudo para o relacionamento, para a comunicação.

Dessa mesma forma, para iniciar um relacionamento harmonioso e duradouro com o seu público-alvo, você terá que saber quem ele é. Qual é o “seu nome”: suas características, seus traços dominantes, linguagens, hábitos e etc. Para tanto, você terá que investir em pesquisa.

2) Você é capaz de conduzir a comunicação empresa-público alvo?

Ok. Vamos considerar que você já sabe quem é o seu Target, mas vamos considerar a possibilidade de que você não esteja sabendo conduzir uma comunicação de excelência, que te dê os resultados esperados.

Após o primeiro contato entre duas ou mais pessoas, é natural que diferentes caminhos conduzam à uma conversa. A pessoa que decide iniciar o diálogo, em geral se torna a “pessoa dominante”, que conduzirá o bate-papo com perguntas, entre outros recursos, e que uma vez bem empreendidos garantirão o sucesso da conversação.

Se isto, de um lado é natural em uma relação indivíduo-indivíduo, também acontece no relacionamento empresa-Target. Por isso mesmo, é que uma vez identificado o seu Prospect, será fundamental para o sucesso da sua empresa saber iniciar e conduzir toda a comunicação.

3) O seu público-alvo sabe quem você é?

Tão necessário quanto conhecer o seu Target, também é necessário se fazer conhecer. Por meio de todas as estratégias de comunicação, você deverá revelar ao seu Prospect qual é a missão, objetivo e valores da sua empresa. Com bastante trabalho, como em qualquer comunicação interpessoal, você conseguirá atrair não só a atenção, como também a estima do seu público-alvo, que reconhecerá uma série de afinidades entre si e a sua empresa.

4) O seu público-alvo sabe onde te encontrar?

Após a sondagem do seu Target, e uma vez decidido a conduzir todo o diálogo, você já deve ter trabalhado o seu Marketing Pessoal. Como em qualquer relação, o passo seguinte ao primeiro encontro é a “troca de contatos”. Do mesmo modo, você deverá facilitar o acesso do seu Prospect à sua empresa, assim como as suas coisas mais valiosas.

Você pode facilitar este acesso por meio do mundo digital. Está claro, definitivamente, que o meio mais utilizado pelos internautas para a busca de informações, é por meio do google. Então se você quer ser buscado e encontrado, deverá também dominar esta ferramenta.

Uma vez conhecido o seu público-alvo, será necessário estratégia para mirar e acertar corretamente no centro. Isso porque, assim como nas relações interpessoais é importante que, após o conhecimento, saiba direcionar a conversa, cativar e conquistar a confiança, na comunicação empresa-Target, esses cuidados também são fundamentais para o sucesso.

Quer saber mais? Baixe grátis o ebook completo sobre Digital PR no Brasil, neste link Academia de Digital PR.