Como revisar textos usando o recurso de áudio do Word? - By DINO
Conteúdo

Como revisar textos usando o recurso de áudio do Word?

Sete em cada dez redatores brasileiros são os responsáveis por revisar os textos que eles próprios produzem. A maioria não conta, portanto, com o auxílio de alguém para fazer o papel de revisor.

Este dado foi demonstrado na pesquisa “A Anatomia de um Blog Post”, realizado em 2018 tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.

Revisão de posts no Brasil

Quem escreve sabe que o processo de revisão é crítico porque elimina erros. Quando o redator tem a incumbência de revisar o próprio texto, cresce o risco de ele cometer erros tolos — como digitação, ortografia, concordância nominal e outros.

Neste post, apresentamos uma sugestão: fazer a revisão do texto em áudio usando um recurso nativo do Microsoft Word.

Basta ativar o recurso “Ler em Voz Alta” para que uma voz automática do Word — parecida com a de serviços como Google, Waze e afins — dite o texto. À medida que a leitura é feita, um cursor do Word acompanha a leitura. Por experiência própria, podemos afirmar que a eficiência da revisão aumenta significativamente.

O vídeo abaixo, de menos de 15 segundos de duração, mostra como ativar o recurso, que está disponível na versão atual do Word. Apenas a título de exemplo, retiramos da Wikipédia as primeiras frases da página que explica o que é internet.

Como você pôde perceber, ativar o recurso no Word é muito simples:

1. Posicione o cursor no início do texto — ou no trecho que você deseja revisar.
  2. Com o mouse, clique no item “Revisão” no menu superior.
  3. Clique na opção “Ler em Voz Alta”.

Considere que pode haver algumas diferenças na posição desses itens conforme a versão do seu Word e do seu sistema operacional (Windows, iOS ou Linux).

Considere, ainda, que você talvez tenha de fazer algum ajuste no idioma do texto. Por padrão, a revisão em voz será feita no mesmo idioma para o qual o dicionário do Word estiver selecionado.

Takeaways

Sete em cada dez redatores brasileiros revisam os próprios textos. Uma dica para aumentar a eficiência nessa tarefa é usar o recurso de “Ler em Voz Alta”, disponível no Microsoft Word.

Mais posts