primeiro divulgador de notícias

Primeiro divulgador de notícias do Brasil agora é agência de notícias

O mercado de comunicação é vasto e, segundo pesquisa da Abap e IBGE, a indústria responde por 3,15% do PIB brasileiro.

O DINO (Divulgador de Notícias), está inserido neste mercado. Fundado em 2012 por Rodrigo Aguiar de Azevedo, com a missão de disseminar conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil, a empresa pertence ao grupo Comunique-se – desenvolvedora de soluções media tech para o mercado de comunicação, e traz uma atualização para o setor.

Hoje, oito anos após sua criação, o DINO assume um novo posicionamento, desta vez como Agência de Notícias Corporativas. Continue a leitura para entender o que muda de agora em diante.

DINO e a estratégia newswire

Desde sua criação o DINO atuou como divulgador de notícias ou newswire. Isto é, uma plataforma que recebe conteúdos desenvolvidos por profissionais de comunicação (clientes), realiza a revisão com sua equipe de jornalistas (gramática e o teor jornalístico do tema e da pauta em si), e, após aprovar o conteúdo, publica o texto nos veículos parceiros. Porém, há um tempo o serviço já não se limita mais à distribuição por meio da ferramenta. Os horizontes se ampliaram – assim como a atuação da empresa.

Para conhecer a história da estratégia newswire (circuito de notícias) leia este artigo.

O que é uma agência de notícias

São empresas de comunicação que pegam as informações direto da fonte, transformam em notícia e enviam para os assinantes (veículos de comunicação que contratam as agências para receber esses conteúdos).

São características de agências de notícias:

• Relação com jornalistas que buscam ideias de pautas;
  • Coleta de informações direto da fonte;
  • Transformação do conteúdo em notícia;
  • A maior parte da audiência é composta por veículos de comunicação.

DINO se torna Agência de Notícias Corporativas: o que mudou?

O aspecto principal da DINO passa a ser a Agência de Notícias Corporativas. Dentro dela, nós continuamos oferecendo o serviço de distribuição de notícias na rede de parceiros, além do serviço de produção de notícias, no qual o cliente informa os dados direto da fonte e a equipe responsável redige o conteúdo já no formato de notícia, que fica disponível para uso orgânico de jornalistas no futuro.

Nas palavras de Rodrigo Azevedo, fundador e CEO da DINO:

“Reparamos que para o nosso tipo de negócio, um fator crítico de sucesso tem relação com o DNA de uma agência de notícias que é: conteúdo de qualidade, com credibilidade e que tenha um ótimo alcance para gerar retorno. “

Segundo Rodrigo, o missão da DINO é tratar as notícias do mundo dos negócios com profissionalismo, utilizando conteúdos direto da fonte, para que tenham ótima qualidade e assim, promovam visibilidade às marcas.

Nathália Cremoneze, Head da DINO, complementou ao falar sobre o momento de virada do novo posicionamento para a equipe:

“Todo o time já tinha muito claro qual era nosso papel, por isso quando resolvemos virar essa chave e decidimos nos posicionar como agência de notícias e não mais um divulgador, somente, o time todo virou junto!”

Conheça as áreas da DINO

• Sucesso do cliente: aqui ocorre o processo de onboarding (integração com a ferramenta), acompanhamento dos clientes no dia a dia, sugestão de pautas e priorização de publicações;
  • Produção de notícias corporativas: após receber o briefing do cliente, nossa equipe de jornalistas utiliza toda a sua expertise para produzir notícias de altíssima qualidade, que são publicadas nos maiores portais do Brasil e alcançam imensa visibilidade, como este exemplo, onde o economista Ricardo Amorim divulgou um texto escrito por nós;
  • Insights Editoriais: é a área responsável pela revisão de todos os textos, antes de serem publicados em nossos parceiros. Nossa equipe de jornalistas revisa os elementos básicos da língua portuguesa como ortografia, gramática, pontuação e formatação. Além de sugerir, com base em sua ampla experiência, dicas de ajustes para que o texto tenha o melhor resultado possível;
  • Tecnologia: esta área é responsável pelo funcionamento da plataforma onde recebemos conteúdos para publicação, desenvolvimento de integrações com nossos veículos parceiros, e geração de relatórios de distribuição das notícias.

Conclusão

A DINO passa por um momento de mudança em seu posicionamento institucional ao desvincular a imagem que lhe reduzia apenas a um divulgador de notícias. Agora, assume a postura de Agência de Notícias – o que facilita aos veículos de comunicação, empresas e população como um todo entenderem a amplitude dos serviços oferecidos.

A alteração se deve à observação do DNA da empresa, que sempre teve grande sinergia com as características de uma agência de notícias, incluindo a produção, revisão e distribuição de conteúdo de qualidade, com credibilidade e ótimo alcance gerador de retorno.

DINO é uma Agência de Notícias Corporativas com publicação de conteúdos em grandes portais como Terra, IG, Metrópoles, Agência O Globo e Agência Estado. Clique e saiba como podemos ajudar sua empresa.

Mais posts