Porque a produção de releases é importante para o tráfego orgânico do seu site

Por DINO 28 de abril de 2014
Porque a produção de releases é importante para o tráfego orgânico do seu site

Um release, quando bem produzido e trabalhado de forma integrada a outras estratégias de comunicação, traz resultados que vão muito além da divulgação de uma informação. Os sites de buscas levam em consideração as palavras-chave, que resumem e identificam o conteúdo, levando também em conta a formatação da página, sua relevância, o número de sites falando à respeito e a força deles. Isto também pode ser agregado às técnicas de otimização de sites para garantir o melhor posicionamento da página da sua empresa nos mecanismos de busca como Google, Bing e Yahoo.

Dar uma atenção especial a essa ferramenta é muito importante, uma vez que pesquisas apontam que a busca orgânica chega a ser responsável por até 80% do tráfego de sites no Brasil pois o internauta sabe da qualidade daquele link, já que o posicionamento dessa busca não é manipulável. Para você ter ideia do quanto o tráfego gerado por meio da busca orgânica é essencial, o principal responsável pelas vendas dos e-commerces, com 26% da receita gerada, é o trabalho de SEO – mais até do que campanhas de links patrocinados (a busca paga / Adwords).
Também chamada de estrutural, natural ou não paga, a busca orgânica faz com que o seu site ou conteúdo apareça nas primeiras posições nos buscadores, o que não só facilita o acesso à sua página como demonstra que ela possui credibilidade e relevância.
Hoje mostraremos aqui no blog do DINO como você pode agregar à produção de releases às técnicas de SEO na hora de gerar tráfego ao seu site.

dino divulgador de notícias

Mais visibilidade

Trabalhar com o envio de releases não tem muito mistério. Após a produção do material, ele é disparado para os veículos de imprensa, jornalistas e blogueiros que têm interesse no seu negócio e poderão utilizar o conteúdo que você disseminou em uma pauta bacana. Se você conta com uma ferramenta de distribuição de releases, ele também será publicado em diversos sites que, sem dúvida, atingirão o público com quem você quer falar.

(já que a maioria das visitas a este conteúdo virão de pesquisas por palavras-chave relacionadas ao seu comunicado, ou seja, consultas realizadas por pessoas que tem interesse em seu assunto.)

No entanto, para que este processo tenha impacto no tráfego orgânico da sua página, o release deve contar com alguns elementos que facilitem sua procura nos mecanismos de busca:

• O título e o corpo do texto devem conter algumas palavras-chave;
  • O release também precisa ter o posicionamento correto de termos relevantes;
  • Links interessantes que levem para páginas que tratam do assunto abordado ou para sua própria página.

Tudo isso, junto à qualidade do conteúdo, fará com que o release seja melhor “visto” e facilitará a potenciais clientes acharem o site da sua empresa, maximizando a classificação orgânica nos mecanismos de busca.

Maior alcance
Uma vez que seu release é distribuído e discutido nos veículos de imprensa e em sites que são referência no segmento do seu negócio, ele se torna mais autêntico e relevante, tendo então um maior interesse por parte dos internautas, logo um maior alcance.

Um release, se bem produzido, pode gerar uma grande repercussão na mídia tendo um maior alcance e se tornando mais autêntico e relevante, passando maior credibilidade ao internauta. É sempre importante lembrar que ao trabalhar um release deve-se ter bem definidos a mensagem a ser passada, o público-alvo e o objetivo que deseja alcançar com a divulgação.
Viu por que é importante tratar seus releases não só como sugestões de pautas e conteúdo interessantes, mas também como um componente importante para as técnicas de SEO? Depois, é só acompanhar as métricas do site e a taxa de cliques para verificar os resultados.

Quer saber mais sobre como aumentar o tráfego orgânico de seu site e leva-lo ao topo dos resultados do Google? Baixe grátis o ebook “DINO & SEO”!

Assessoria de Imprensa SEO