Release serve para quê?

Por Jaqueline Sobreira 25 de julho de 2022
Release serve para quê?

Releases, ou press-releases, como também são conhecidos, tem a finalidade de comunicar jornalistas e à imprensa sobre um evento, lançamento ou qualquer fato. São muito utilizados por assessores de imprensa para comunicar a mídia.

Alguns profissionais já se perguntaram para que um release serve. Por isso, esse artigo tem o objetivo de explicar, de forma descomplicada, o uso desse documento.

Para que serve um release?

O comunicado de imprensa ou release é um instrumento poderoso. Por ele é possível tornar pública e conhecida uma notícia, fato ou acontecimento através da distribuição e disseminação em diversas fontes. Esse é o objetivo de divulgar um release, tornar seu negócio conhecido e ser achado com mais facilidade pelo seu público alvo e/ou pela imprensa.

Ou seja, o comunicado de imprensa é um texto em linguagem jornalística que geralmente é utilizado como apoio ou pauta por profissionais de jornalismo. Nas redações, constantemente é procurado entre releases conteúdo interessante e novo para ser publicado nos mais diversos veículos.

Todavia, para ter chances de divulgação do release, é preciso ter estratégia. Não são permitidos propagandas diretas. O documento deve sempre relatar um fato ou assunto interessante no qual a marca está inserido, não sendo o “ator” principal.

Os benefícios do release bem estruturado

Um release pode ser usado para criar reconhecimento de marca, gerar tráfego para o seu site, criar exposição e visibilidade para o negócio. Pode ser um elemento chave para a construção da credibilidade do negócio/marca, pela exposição que ele gera para o conteúdo divulgado.

Estudos de mercado podem dizer a melhor forma de se comunicar com o seu público alvo e como alcançá-lo. Em suma, o conteúdo deve ser bem escrito e produzido, de forma clara, coerente e bem elaborada.

Jornalistas recebem milhares de releases por dia. Por isso, complemente o documento com fotos ou vídeos que atribuam valor ao release. O Dino possui um guia prático de como escrever um bom material aqui.

Concluindo…

O release é um material enviado para portais noticiosos e jornalistas que pode ajudar uma marca, artista ou empresa para emplacar pautas na mídia. O envio estratégico do mesmo faz com que o negócio possa conquistar visibilidade, credibilidade e autoridade de marca.

*Este texto foi postado em 3 de outubro de 2013 e vêm sendo atualizado desde então.