O que é marketing de conteúdo?

Por DINO 8 de agosto de 2014
O que é marketing de conteúdo?

Estamos diante uma mudança de paradigmas quando o assunto é comunicação e marketing. De acordo com pesquisa realizada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), aproximadamente 50% dos brasileiros não confiam, ou tem pouca confiança, nas veiculações publicitárias realizadas na televisão e nos impressos. Com as mídias sociais, os consumidores se tornam mais exigentes e ativos, e não há mais como justificar um modelo pautado na impessoalidade e na verticalização das relações.

É dentro desse contexto que o marketing de conteúdo se torna uma das estratégias mais eficazes para difundir uma marca entre o consumidor. O modelo consiste na criação de conteúdo por meio de diferentes canais, como as mídias sociais, newsletters e os blogs, e tem como principal objetivo instruir o consumidor acerca da relevância dos serviços ou produtos da empresa, divulgando-os de forma indireta. Ao adotar esta estratégia, é possível estimular a ação do cliente, tendo como resultado uma maior aceitação da marca e receitas para a empresa.

Nesse post, vamos conferir as principais vantagens do marketing de conteúdo e seu impacto na geração de leads.

A pirâmide invertida

Para entendermos a relevância do marketing de conteúdo, é fundamental compreender o que significa gerar leads. Basicamente, a ideia parte do princípio de que as relações entre os clientes e as empresas, até o efetivo consumo, são sustentadas por um funil, em que, no topo, estão os leads, isto é, um novo contato ou relacionamento estabelecido entre a organização e o potencial consumidor, e na parte inferior estão as vendas propriamente ditas.

Ao adotar uma estratégia de marketing de conteúdo, o empreendedor estará fomentando a geração de leads, que poderão ser trabalhados para que, futuramente, ele veja a base da pirâmide, isto é, o consumo, aumentar.

Conteúdo de qualidade

Trabalhar com marketing de conteúdo é a possibilidade de atrair o consumidor oferecendo soluções uteis para o seu dia-a-dia. É preciso trabalhar bem o material para que seja despertado um interesse efetivo, criando um público fiel ao conteúdo divulgado. De acordo com pesquisa realizada pelo Viver de Blog, 90% dos consumidores acreditam que o conteúdo personalizado é útil e 65% deles se sentem mais confiantes a respeito de uma companhia após ler esse tipo de material em seu site ou blog.

Outros dados relevantes

A utilização do marketing de conteúdo já vem sendo bastante difundida entre as empresas, e sua eficácia já é comprovada. Atualmente, os empresários costumam gastar mais de 25% do seu orçamento em marketing nesse tipo de estratégia. Além disso, 77% das companhias B2C (Business to Consumer) e 41% das companhias B2B (Business to Business) já adquirem clientes dessa forma.

Vale lembrar, ainda, que atualmente 40% dos consumidores vêm através das ferramentas de busca, por isso, é muito importante disseminar um conteúdo de qualidade na web para ter boas referências quando houver quaisquer pesquisas acerca da sua empresa ou da área em que ela atua.

E você? Pensando em adotar uma estratégia sólida de marketing de conteúdo na sua empresa? Baixe grátis o ebook “Marketing de Conteúdo: Entenda o que é e como funciona” e comece a estruturar a sua agora mesmo!

Conteúdo Marketing