Monetização: como ganhar dinheiro com site
Conteúdo Empreendedorismo Jornalismo

Monetização: como ganhar dinheiro com seu site

Segundo pesquisa divulgada pela Agência Brasil, 3 em cada 4 brasileiros têm acesso à internet. Isso significa um mar de oportunidades para a publicidade online, que é uma das principais formas de monetização de sites.

Ganhar dinheiro com o seu site pode ser mais simples do que você imagina, mas requer planejamento. Em primeiro lugar, é preciso definir sua estratégia e verificar qual forma de monetização tem mais chances de gerar resultados para o seu portal. Com tantas opções e diversos nichos de mercado, uma alternativa pode ser melhor para uma empresa do que para a outra.

Dois pontos importantes para avaliar antes de aderir uma forma de monetização: ela combina com o perfil da sua empresa? Você tem capital (humano e dinheiro) para adotar a estratégia?

Se as respostas forem sim, é hora de começar! Confira as opções para capitalizar seu site listadas abaixo.

4 formas de ganhar dinheiro com seu site

Ter anúncios do Google AdSense

Uma opção interessante para monetização de sites são os anúncios “Pay Per Click”. Ou seja, “pago por clique”. Eles são feitos através do Google AdSense, que é a maior rede de anúncios online, administrado pelo Google.

Para utilizá-lo, basta inscrever seu site. Então, o Google vai passar a exibir anúncios personalizados ao layout automaticamente. São anúncios de empresas diversas e geram pagamentos ao seu site de acordo com a quantidade de vezes que alguém clicar nele.

O Google Adsense vale a pena financeiramente para portais com um alto volume de acessos, e que tratam de assuntos gerais, como notícias. O pagamento é feito a cada mil visitantes e, após cadastrar o seu site, toda a configuração é feita automaticamente pelo Google.

Gerar leads

Muitas pessoas acessam o seu site para conhecer a empresa antes de comprar. Ou ainda, acessam em busca de algum conteúdo rico que você produziu. Textos sobre nichos de atuação podem aparecer no Google e chamar a atenção para o seu portal.

É importante saber o que fazer com esses usuários. Ao invés de apenas serem visitantes, eles podem se tornar leads. Ou seja, pessoas que você poderá entrar em contato depois e oferecer serviços e produtos.

Para isso, disponibilize no site um formulário de cadastro. Assim, você terá o contato do usuário registrado.

A geração de leads pode ser “indireta” (como a inscrição na newsletter) ou mais direta (um usuário que solicita a cotação de um produto). Algumas seguradoras de carro e corretoras que vendem seguro auto, por exemplo, aderem a essa segunda opção.

A geração de leads é uma estratégia compatível com sites voltados a nichos do mercado e blogs empresariais.

Vender espaço para anúncios

Outra forma de ganhar dinheiro com seu site é vender espaços publicitários para empresas que desejam anunciar, a exemplo do Portal Comunique-se que disponibiliza um mídia kit apresentando os locais disponíveis para esta finalidade.

Você com certeza já viu isso em outros sites. Os portais geralmente têm banners de empresas anunciando produtos e serviços que podem interessar ao consumidor.

Até mesmo sites de jornais e revistas renomados fazem isso, como o Estadão.

Este modelo de monetização é compatível com todos os sites e você só precisa estabelecer os preços para veiculação da publicidade, oferecer esta mídia para as empresas de forma atrativa e comprometer-se em cumprir com o que for acordado.

Criar cursos online

Sua empresa tem a possibilidade de educar o mercado oferecendo produtos de conhecimento? Então aproveite! Você pode fazer a monetização do seu site criando cursos de capacitação, aulas online ou entregando materiais ricos.

Mas atenção: você precisa preparar um curso realmente relevante. É importante transmitir conhecimento ao usuário, ou ele simplesmente vai se sentir “enganado”. Se isso acontecer, ele pode afastar toda e qualquer possibilidade de fazer negócios com você.

Normalmente, cursos online são disponibilizados em vídeo e em material escrito. Mas sua empresa pode inovar e optar, por exemplo, por áudio e outros materiais.

Conclusão

Pronto! Agora você já conhece algumas formas de como ganhar dinheiro com seu site. Continue estudando e planeje sua estratégia de monetização de acordo com a linha editorial e a finalidade do portal, para alcançar os melhores resultados sem prejudicar a experiência dos visitantes. Afinal, eles são a razão da existência do seu conteúdo.

Esse artigo foi escrito por Jeniffer Elaina, Gestora de Conteúdo e SEO na Smartia Seguros.

DINO é uma Agência de Notícias Corporativas com publicação em portais como Terra, IG, Metrópoles e Mundo do Marketing. Clique para conhecer nosso programa de parcerias.

Mais posts