As melhores estratégias de marketing para superar a crise

Por DINO 22 de setembro de 2020
As melhores estratégias de marketing para superar a crise

Muitas empresas encararam de perto a crise econômica gerada pela pandemia da Covid-19, que causou a maior turbulência econômica desde 1870, segundo estudo divulgado pelo iG. A DINO – Agência de Notícias Corporativas, assim como outras, enfrentou um momento de incerteza e sofreu alguns cancelamentos de assinaturas no início da pandemia. Mas por meio do marketing digital e de uma revisão estratégica a empresa superou a crise e trouxemos alguns insights para servir de inspiração a empresas como a sua.

Sempre entendemos a importância dos investimentos em marketing digital, construção de autoridade e em manter a comunicação ativa com os clientes, especialmente em tempos de incerteza econômica. O que nos leva ao primeiro insight.

1 – Tenha transparência sobre o posicionamento da sua empresa no mercado

A comunicação é essencial nos momentos de crise. Na DINO a primeira ação tomada foi informar pelas redes sociais, site e e-mail as mudanças da empresa durante o período e explicamos a todos como seria nosso atendimento e operação (em regime de home office), que se manteve com a mesma rapidez, qualidade e a segurança de toda a equipe.

Como ações valem mais do que palavras, vendo que poderíamos fazer a diferença e ajudar muitas pessoas com informações de qualidade, lançamos a campanha “Divulgando Saúde”, onde disponibilizamos gratuitamente 1 envio de notícia sobre a conscientização da Covid-19 para hospitais e clínicas de todo o Brasil.

 
dino divulgador de notícias

A campanha recebeu a inscrição de dezenas de instituições de saúde, que contribuiram com a informação e a saúde dos brasileiros.

2 – Estabeleça um plano vivo para retenção de clientes

Em tempos de cancelamentos, manter os clientes satisfeitos é palavra de ordem. Para reverter as perdas, criamos estratégias personalizadas para cada assinante até o congelamento de contrato por alguns meses.

Ao ver que as empresas estavam diminuindo sua exposição na mídia, enviamos comunicados aos clientes estimulando sua retomada na produção de notícias, com sugestões de pautas de acordo com cada segmento.

Além disso, ao ver que alguns de nossos clientes não estavam conseguindo produzir conteúdo, oferecemos apoio na criação de pautas e acesso a estudos de mercado.

3 – Desenvolva novas ideias para gerar vendas

Durante a pandemia, muitos negócios foram prejudicados e outros beneficiados. Tendo em vista este contexto, a dica é aproveitar o momento para direcionar anúncios aos segmentos que se beneficiaram como a indústria farmacêutica, delivery e supermercados, desde que tenha sinergia com o cliente ideal da sua empresa.

Em conjunto a isso, outra forma que encontramos para manter o faturamento estável foi a antecipação da Black Friday, onde realizamos uma campanha comercial com descontos expressivos para incentivar vendas, e que funcionou muito bem.

Por fim, realizamos um webinar didático explicando a funcionalidade do nosso serviço, que ainda gera muitas dúvidas aos profissionais de comunicação. O evento online com custo quase zero acabou trazendo diversas oportunidades ao time comercial.

4 – Revise o portfólio e atualize o site da empresa

Os seus produtos e serviços ainda fazem sentido no cenário atual? Essa é a hora de analisar cuidadosamente quais linhas de produto e modalidades de assinatura estão tendo demanda e gerando lucros. Faça um estudo do mercado e entenda as prioridades e dores do seu público agora e nos próximos meses. Adapte seu produto/serviço para condizer com isso.

Na DINO, tivemos as novas parcerias com os veículos de comunicação Metrópoles, IG e Climatempo, que trouxeram a necessidade da criação de um novo plano que atendesse a demanda gerada por eles.

5 – Conteúdo de valor cai bem em qualquer situação

Durante uma pandemia as pessoas consomem mais notícias. De acordo com pesquisa divulgada pela Agência Brasil, no mês de abril, sete a cada 10 pessoas passaram a consumir notícias diariamente.

E o que a DINO tem a ver com isso? Tudo. Como agência de notícias corporativas, nosso dever é fornecer informações de qualidade direto da fonte. Para isso, produzimos uma série de posts nas redes sociais indicando fontes confiáveis para buscar informações sobre a Covid-19. Além disso, publicamos um texto em nosso blog indicando ações para agências de comunicação superarem a crise, outro informando os serviços gratuitos de educação e cultura durante a pandemia e outro indicando as melhores ferramentas para o trabalho em home office.

Realizamos ainda um segundo evento online em parceria com o Grupo Comunique-se, no qual foi divulgado o resultado da pesquisa sobre os impactos da Covid-19 no setor de comunicação.

A soma destas ações gerou diversas oportunidades comerciais, autoridade online e consciência de marca. O que as ações têm em comum? Ajudam nosso público com suas dores reais, problemas atuais e fornecem opções que fazem a diferença no dia a dia para impulsionar ou entender melhor seu negócio.

Paralelo a isso tudo, entendemos o momento como ideal para anunciar nosso novo posicionamento, agora como agência de notícias corporativas. Clique para saber mais sobre o assunto.

Conclusão

Apesar do cenário difícil enfrentado por muitos neste ano, nós não nos deixamos abater pelas dificuldades. Através da nossa expertise em marketing digital e construção de autoridade permanecemos produzindo conteúdos, otimizando anúncios e gerando oportunidades comerciais através de ambos. Esperamos que nossa história de superação da crise sirva como aprendizado e inspiração para sua empresa.

DINO é uma Agência de Notícias Corporativas com publicação de conteúdos em grandes portais como Terra, IG, Metrópoles, Agência O Globo e Agência Estado. Clique e saiba como podemos ajudar sua empresa.

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