Melhores táticas de marketing digital para instituições financeiras

Por DINO 30 de setembro de 2020
Melhores táticas de marketing digital para instituições financeiras

Mesmo em tempos de crise, o mercado financeiro permanece em alta no Brasil. De um lado, o número de pessoas físicas que investem na bolsa de valores brasileira (B3) bateu recorde no início de 2020 atingindo 2,24 milhões de investidores. Do outro lado, entre março e julho do mesmo ano, 236 mil paranaenses precisaram realizar algum tipo de empréstimo devido às dificuldades financeiras causadas pela pandemia. O que estes números, divulgados pela Valor Investe e Litorânea FM, respectivamente, mostram-nos é que o setor financeiro de fato está aquecido.

Ao mesmo tempo, o país possui uma das maiores concentrações bancárias do mundo e a concorrência é alta neste mercado. Então, quais as melhores táticas para gerar oportunidades e diferenciar-se neste ambiente competitivo, atraindo novos clientes? É sobre isso que falaremos neste post.

Como superar a concorrência no setor financeiro

O primeiro passo é entender o que faz um cliente escolher a sua empresa, e não qualquer outra. São as taxas de juros mais baixas? É a confiabilidade? É a praticidade para realizar investimentos de qualquer lugar? Quais são os elementos principais para focar em toda a comunicação e tornar sua instituição desejável?

Reputação no mercado financeiro

Quando pensamos no valor que a instituição financeira entrega para seus clientes não há como não falar sobre dinheiro. Seja por meio de empréstimo, investimento ou qualquer outro serviço. Dito isso, a necessidade de confiança é inerente à relação entre a instituição e seus clientes, e existe como uma via de mão dupla.

Ou seja, a imagem e a reputação da empresa precisam ser impecáveis para que o lead supere a barreira inicial da desconfiança e ao menos permita-se conhecê-la. As plataformas digitais Reclame Aqui e Google Business são amplamente utilizadas pelos clientes de qualquer segmento, inclusive instituições financeiras, para acessar opiniões de clientes e ocorrências.

Por isso, vale a pena marcar presença nestas plataformas, e acompanhar as novas avaliações, resolvendo reclamações o mais rápido possível.

Credibilidade, autoridade e relacionamento

Aqui ressaltamos as ações que podem contribuir para reforçar a confiança na imagem da instituição dentro de seu mercado, assim como estabelecer melhor relacionamento com futuros clientes.

Desenvolver projetos internos, criar um podcast sobre finanças, produzir um canal de vídeos didáticos sobre investimentos, trabalhar com assessoria de imprensa, promover feiras e eventos são alguns dos exemplos interessantes para construção de autoridade.

Marketing digital: indispensável para encontrar o público ideal

Como complemento às táticas citadas no decorrer do texto, o marketing digital – presente em todas elas, aparece como aliado fundamental, uma vez que, a título de conhecimento, 97% dos internautas realizam buscas online antes de comprar em lojas físicas, segundo pesquisa divulgada pelo E-Commerce Brasil.

Assim, investir em melhorias contínuas para SEO, manter o site atualizado, produzir conteúdos ricos e alimentar o blog com textos relevantes têm extrema importância para conquistar leads e, deste modo, ver sua base de contatos crescer para usá-la em campanhas futuras.

Conclusão

A captação de leads é uma das partes finais no processo comercial das instituições financeiras. Antes disso é preciso construir autoridade para ser vista como uma empresa confiável, estar presente na rotina do público-alvo e relacionar-se com ele. Deste modo, será possível superar a concorrência quando o lead chegar à etapa de decisão e escolher utilizar os seus serviços.

DINO é uma Agência de Notícias Corporativas com publicação de conteúdo em grandes portais como Terra, IG, Metrópoles e Mundo do Marketing. Clique e saiba como podemos ajudar sua empresa.

Empreendedorismo Marketing