Como usar o marketing digital a favor do seu site na Black Friday

Por DINO 10 de novembro de 2020
Como usar o marketing digital a favor do seu site na Black Friday

A Black Friday se popularizou no Brasil recentemente, mas já tem sido responsável por impulsionar a venda do comércio.

Os brasileiros, em busca de melhores valores, esperam esse período do ano para que possam fazer suas compras e isso pode ser percebido nos números. De acordo com a revista Veja, na edição de 2019 foram movimentados cerca de 3,2 bilhões, um aumento de 23,6% em relação ao ano anterior.

O grande volume ocorre nas vendas online, por isso é importante trabalhar o marketing digital na Black Friday a fim de atrair clientes e atingir metas. Conheça algumas estratégias que podem ser usadas.

Crie uma Landing Page

Antes mesmo da data específica é preciso começar a aguçar a curiosidade e interesse de seu público, para isso crie uma landing page da Black Friday com promoções exclusivas, dando uma prévia do que poderá vir ou dizendo que existe estoque limitado de determinado produto.

Essa estratégia despertará o interesse e fará com que as pessoas forneçam o e-mail para se manterem informadas ou receberem ofertas exclusivas.

dino divulgador de notícias

Essa é uma maneira de chamar a atenção dos consumidores e também de gerar leads que possivelmente serão convertidos.

Deixe seu site em HTTPS

Muitos consumidores ainda têm um certo receio de comprar online e se o site não passar segurança isso pode levar à perda das vendas.

Nesse caso é indicado que o site seja em HTTPS. Isso quer dizer que ele possui o certificado SSL/TLS que aumenta a segurança, principalmente em relação aos dados. Dessa forma o site terá o ícone de cadeado e as informações enviadas serão criptografadas, gerando assim mais segurança para quem compra.

Por exemplo, há pessoas que sentem receio de fazer a contratação de alguns serviços online. Um exemplo disso é a dúvida sobre a confiabilidade da cotação de um seguro de carro online, pois para isso deve-se informar dados completos do motorista e do veículo.

Imagine entrar em um site e receber o aviso de que ele pode não ser seguro. Se o site não transmitir segurança, o possível cliente jamais irá inserir seus dados para obter as informações. Já em um site HTTPS, a situação será bem diferente, pois ele possui um selo de segurança e com isso a taxa de desistência será bem menor.

Faça campanhas segmentadas de marketing digital na Black Friday

A personalização é algo fundamental, pois seu público precisa sentir que está falando com ele, usando uma linguagem adequada e os canais em que ele se encontra.

As campanhas precisam segmentar o público, já que nem sempre uma estratégia usada dará o mesmo resultado para todos eles. Busque classificar e entender o comportamento de cada um dos potenciais consumidores e personalize.

Faça vídeos de divulgação

Os vídeos são ótimos recursos para usar no marketing digital na Black Friday, e quando bem feitos, podem trazer excelentes resultados.

A verdade é que as pessoas gostam de vídeos e eles podem ser usados de diferentes maneiras. Podem falar diretamente da Black Friday e descontos que serão ofertados, apresentar produtos dizendo onde podem ser encontrados com bons preços, mostrar como a loja funcionará nesse período de ofertas e outros.

O importante é que chame a atenção e consiga transmitir confiança para que seu público tenha a sua loja como uma opção de compra.

Garanta as vendas no futuro

As ações de marketing digital na Black Friday também visam fidelizar os clientes e garantir que eles continuem comprando em períodos onde não ocorre a promoção.

Para isso, ofereça cupons e descontos para compras futuras. Por exemplo, “Compre na Black Friday e garanta um desconto de 10% nas compras de dezembro”.

Planeje os canais de comunicação

É claro que as ações de marketing na Black Friday não podem ser feitas de forma aleatória, elas precisam de estudos e planejamento.

Monte um cronograma com as ações e quais canais serão usados como as redes sociais, e-mail, mídias pagas e outros. Esse deve direcionar aos poucos os clientes para gerar leads e finalizar as compras.

Lembre-se de como o seu público está segmentado e, então, um mesmo canal poderá adotar diferentes estratégias. No caso de serviços, por exemplo, poderá oferecer descontos exclusivos para novos clientes e benefícios distintos para o upgrade dos atuais.

Conclusão

Estratégias inovadoras de marketing digital na Black Friday podem ser o seu grande diferencial para sair na frente da concorrência, porém, elas não devem ser usadas apenas na data do evento, mas sim planejadas com antecedência.

Esse artigo foi escrito por Jeniffer Elaina, Gestora de Conteúdo e SEO na Smartia Seguros.

Empreendedorismo Marketing