Conheça as 4 maiores tendências de marketing digital para 2021

Por DINO 10 de dezembro de 2020
Conheça as 4 maiores tendências de marketing digital para 2021

Entra ano, sai ano e as perguntas são as mesmas! Qual é a nova tendência do marketing digital? Qual é o grande segredo que ainda não sei? Como posso sair na frente do meu concorrente com os recursos que ele ainda não tem?

Se alguém no mundo ainda duvidava do poder do marketing digital, ficou de queixo caído este ano. Com a digitalização forçada e imediata de milhares de negócios, esta foi a solução para continuar faturando mesmo de portas fechadas.

Como consequência, a carreira digital colhe os lucros. De acordo com a HSM University, os profissionais que atuam no marketing digital continuarão altamente requisitados no próximo ano.

Agora que já ilustrei este lindo cenário, vamos voltar para a realidade e aprender as tendências mais relevantes de 2021.

 
dino divulgador de notícias

Para produzir este texto investiguei diversas fontes que são referências no mercado, e como complemento, uma pesquisa popular realizada pela Deloitte.

1 – Confiança acima de tudo

Segundo pesquisa realizada pela Deloitte, 25% dos respondentes deixaram de comprar de empresas que agiram em favor próprio durante a pandemia. Aqui podemos citar 2 exemplos simples; falta de cumprimento de prazos e pedidos incorretos. Situações “banais” que causam frustração ao cliente e demonstram descaso ou, no mínimo, um erro logístico da empresa.

A questão é: em um cenário com concorrência quase infinita, quais as chances do consumidor arriscar a segunda compra após uma experiência negativa? Mínimas. Por isso, as empresas não podem mais errar na entrega do mínimo esperado.

2 – Chatbot e a revolução na comunicação

Os chatbots já provaram seu valor e utilidade em 2020. Com conversas cada vez mais naturais e robôs que aprendem a cada interação com humanos, o recurso é um grande trunfo para as empresas e contribui para:

  • Resolver questões simples, poupando a equipe de atendimento ao cliente;
  • Gerar leads de qualidade com uma experiência agradável;
  • Coletar dados valiosos de usuários que podem ser analisados em favor do negócio;
  • Aumentar a eficiência da empresa, uma vez que funcionam 24h por dia, sem necessidade de intervenção humana;
  • Economia de custos a longo prazo.

3 – Marketing dentro de casa

Pelo custo, qualidade, agilidade e outros fatores, a decisão de ter a equipe de marketing dedicada dentro da empresa caminha para a unanimidade. Isso porque antigamente as agências eram conhecidas por ter grandes profissionais criativos e especialistas, porém hoje estas carreiras já existem dentro das empresas.

Outros fatores importantes para essa mudança de mentalidade foram a própria crise deste ano, que forçou a redução de custos, o acesso facilitado a conhecimentos que antes chegavam apenas a alguns profissionais, e as melhorias no setor de pessoas, que transformam empresas consolidadas em locais agradáveis de se trabalhar, o que atrai os grandes talentos.

Mas claro, isso não significa o fim das agências, e sim a necessidade de especialização. Quanto mais autoridade a agência tiver em determinado nicho, mais importante e requisitada ela se tornará no mercado.

4 – O poder das mídias sociais para vendas

Os grandes players como o Facebook , Instagram e Pinterest já não são apenas mídias sociais há algum tempo. Entre tantas coisas, eles também são importantes canais de vendas on-line. A novidade aqui é o investimento destas plataformas previsto para aperfeiçoar os recursos de social commerce no futuro.

Esse movimento abre portas para o estudo das plataformas a partir de um novo ponto de vista. Vale a pena buscar mais conhecimento a respeito!

Conclusão

A atualização contínua faz parte da natureza do marketing digital e de seus profissionais, uma vez que é preciso seguir o reflexo dos avanços tecnológicos e comportamento dos usuários. Seguir as novas tendências faz parte deste processo. Espero que este texto tenha contribuído para o seu planejamento de 2021 e que seja um ano melhor!

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