Qual o melhor livro para aprender a escrever corretamente?

Por DINO 15 de agosto de 2019
Qual o melhor livro para aprender a escrever corretamente?

Existem muitos livros que tratam de redação. Se você fizer uma busca no Google, encontrará títulos especialmente voltados para redação do Enem. Eles podem ser úteis, uma vez que apresentam o bê-á-bá da escrita, mas talvez não sejam suficientemente amplos para quem pretende escrever posts e artigos para empresas.

Por isso, selecionamos quatro livros para quem busca aprender a escrever corretamente. Todos têm link para compra na Amazon, mas podem ser encontrados em outras livrarias virtuais — e possivelmente em lojas físicas também.

Qual o melhor livro para aprender a escrever corretamente?

1. Redação na prática

A primeira recomendação é o “Redação na prática: Um guia que faz a diferença na hora de escrever bem”, de Sandra Helena Terciotti e Eleomar Rosetti Ricino.

Trata-se de um livro que se concentra nos aspectos básicos — e críticos — da redação, como objetividade, clareza, coerência e coesão. Aborda também os principais elementos da gramática, como concordância, regência, regras ortográficas, acentuação, pontuação e outros itens que frequentemente geram dúvidas entre redatores.

2. Redação descomplicada

A segunda recomendação é o livro “Redação Descomplicada”, de Carlos Pimentel, que defende a ideia de que escrever não é uma questão de talento. Escrever se aprende, segundo ele.

O livro aborda a produção de diferentes tipos de textos, como relatórios, emails, cartas ou mesmo gêneros literários. Há, ainda, exercícios no final de cada capítulo.

OBS: As duas recomendações finais são complementares aos livros básicos. Ambas são estrangeiras e não têm tradução. Precisam ser lidas em inglês — e isso pode ser uma barreira.

 
dino divulgador de notícias

3. The Elements of Style

The Elements of Style” foi escrito por William Strunk Jr. em 1918 e revisado em 1935. A obra apresenta pelo menos dez regras da boa redação, como expressar uma ideia em cada parágrafo, preferir a voz ativa à passiva e evitar frases longas, entre outras.

4. Everybody Writes

Everybody Writes”, de Ann Handley, ensina o passo a passo de uma produção consistente de texto, a partir da organização e simplificação das ideias. Embora uma parte do livro diga respeito a regras gramaticais da língua inglesa, a maioria dos capítulos aborda a estrutura de redação. Portanto, os conceitos são aplicáveis ao português.

Os livros mais relevantes

Um alerta importante: não são exatamente os livros focados em redação que ensinam a escrever, mas a leitura diária de variados estilos. Procure ler de tudo: romances, biografias, notícias, revistas, histórias em quadrinhos e o que mais lhe for útil ou prazeroso.

Durante a leitura, procure observar a forma como o redator usou as palavras para empregar determinadas artimanhas em seu texto. É desse exercício contínuo que vem o aprimoramento de sua redação.

Conclusão

Livros nacionais como “Redação na Prática” e “Redação Descomplicada” são boas opções para se aprender o básico da redação. Opções estrangeiras, como “The Elements of Style” e “Everybody Writes” complementam bem esses dois livros. Um bom redator, porém, cria o hábito de ler um pouco de tudo em sua vida — e de observar os estilos.

Conteúdo