4 Lições de O Gambito da Rainha para o marketing digital

Por DINO 14 de janeiro de 2021
4 Lições de O Gambito da Rainha para o marketing digital

Lançada em outubro de 2020 e com buzz imenso, O Gambito da Rainha é a minissérie mais popular da história da Netflix. Com a construção de personagens profunda e trama envolvente, a obra chamou a atenção da crítica e recebeu a avaliação 97% (de 100) no Rotten Tomatoes – site americano, agregador de críticas de cinema e televisão.

Apesar do sucesso na divulgação, não é sobre o marketing da minissérie que falarei hoje, mas sobre as lições que podemos aprender com a protagonista Beth Harmon (Anya Taylor‑Joy) para aplicar no marketing digital e na vida. Vamos lá!

Perfil curioso

Beth Harmon é uma órfã que descobre um talento incrível no xadrez enquanto luta contra dificuldades pessoais e mais tarde, o vício. Embora possua um perfil controverso, a personagem desenvolve habilidades e competências interessantes que a impulsionam na carreira de enxadrista, e que podem ser úteis para qualquer pessoa.

Assim que conheceu o universo do xadrez, ela se encantou com absolutamente tudo o que o envolvia. Essa paixão pelo jogo de intenso raciocínio lógico e estratégico, a fez curiosa. Assim, sempre que ouvia um termo desconhecido sobre o xadrez, sem hesitar, Beth questionava tudo e todos, especialmente os colegas que estavam há mais tempo no ramo. Ou seja, ela sempre buscou aprender o que não conhecia e se aproximar das pessoas certas.

dino divulgador de notícias

Ter um plano de ação claro

É evidente na minissérie que boa parte da vida de Beth é dedicada ao xadrez (talvez até um pouco mais do que o saudável). Fato é que seu sucesso profissional não ocorreu da noite para o dia, e muito menos por sorte. Ela sabia quais eram as possibilidades da profissão, onde existiam campeonatos de xadrez, calculava se a margem de lucro da vitória seria suficiente antes de se deslocar para uma competição em outra cidade. Enfim, pensava racionalmente antes de dar os próximos passos na trajetória profissional. Ou seja, conhecia o mercado e enfrentava os novos desafios para o crescimento profissional com um risco calculado, que reduz as chances de perdas.

Foco nos objetivos

Com raciocínio estratégico, Beth sempre teve seus objetivos muito claros e se esforçava todos os dias para chegar mais perto deles. Ela treinava sempre que podia, refazia as partidas em que foi vitoriosa e também aquelas em que foi derrotada. Fazia uma autoanálise de todas as suas jogadas e procurava os próprios pontos fracos para resolvê-los e se tornar mais forte. Ou seja, aqui temos um lembrete para mensurar os resultados do trabalho e sempre buscar melhorias.

Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho, mas executar não

Beth nunca se contentaria com a derrota ou com uma vitória fácil, vinda de um adversário que ela considera fraco. Ela sempre trabalhou e se esforçou para ser a melhor enxadrista do mundo. E esteve aberta a enfrentar os desafios ao nível do seu sonho. O que é totalmente diferente de alguém que sonha ser o melhor em algo, mas não se esforça para isso. Sonhar é fácil, a dificuldade está em realizar e, portanto, é neste lugar que deve estar o foco e o esforço. Assim evitam-se as frustrações com “sonhos” irrelevantes.

Conclusão

O Gambito da Rainha é uma obra de grande sucesso da Netflix, resultante de esforços mútuos desde a pré-produção até o recorde de audiência. Para além da ficção, a minissérie traz inspiração através da história da enxadrista Beth Harmon, que desenvolveu habilidades potentes e úteis para todas as pessoas.

DINO é a Agência de Notícias Corporativas que ajuda marcas a alcançarem seus objetivos de marketing e comunicação. Clique e saiba como podemos te ajudar.

Empreendedorismo Marketing