Inside Sales: 11 conselhos de um vendedor

Por DINO 19 de maio de 2017
Inside Sales: 11 conselhos de um vendedor

Ao contrário do que muitos pensam, Inside Sales não é bicho de sete cabeças, e em bom português significa “vendas internas”. O sistema surgiu da impossibilidade ou da falta de necessidade do vendedor ir presencialmente vender o seu produto. Isso porque quando um vendedor se locomove, ele não somente perde dinheiro nessa locomoção, como também desperdiça seu tempo e energia física e psíquica.

Com o advento do telefone e da constante evolução tecnológica, as empresas entenderam que é possível ter um vendedor ou ainda todo um time de vendas atuando por telefone, e indo muito mais longe do que do velho modo “porta a porta”, que já foi “rei”.

Gostou do assunto? Confira agora dicas matadoras do Giovanni Rocha, integrante do time de vendas do DINO – Divulgador de Notícias Online:

1) Conhecer e entender as vantagens de método Inside Sales e o Processo comercial de ponta a ponta.

-Redução de custo

-Desempenho

-Eficácia

 
dino divulgador de notícias

2) Saber utilizar da melhor forma possível as ferramentas e suas integrações, otimizando tempo e produzindo sempre mais

Treinamento do pessoal para com os sistemas implementados

Não faz sentido ter uma máquina de tricô se a pessoa responsável não sabe tricotar

3) Alinhar-se com o marketing e saber quais materiais, conteúdos e estratégias o marketing está produzindo

Sem esse acompanhamento o vendedor é um cego num tiroteio e quem estiver ligado vai aproveitar as oportunidades certas no momento certo.

4) Definição de prioridades apurada. Qual lead precisa ser contatado agora?

Essa não é uma tarefa tão difícil quando se consegue perceber a diferença da “levantada de mão”.

5) Organização na agenda, CRM e Follow-up

Básico e essencial. Manter tudo atualizado e limpo aos olhos. Vendedor atrasado ou que falta em reunião não tem mais a confiança do lead e a venda fica mais distante.

Após uma reunião ou um bate papo, enviar um e-mail com tudo que foi falado para não correr o risco do seu lead perder a nota, post it ou qualquer outra coisa que ele usou pra anotar o que foi explicado. Você deve se antecipar e evitar que isto ocorra, até para não ter que explicar novamente o que já foi explicado. Sem retrabalhos.

6) Foco em ajudar as pessoas e paralelamente na meta diária, semanal e mensal.

Nem sempre todos seus telefonemas resultarão em vendas, pra quem vende, sabe que são poucas as vezes que isso acontece. O segredo está na generosidade, ajudar o outro de alguma forma e não só ver o lead como um cifrão. Caso perceba que não é o momento certo do lead assinar, tudo bem, finalize o contato com elegância sem transparecer que você só quer bater sua meta do dia. Quando chegar o momento, este lead lembrará de você e colherá os frutos da generosidade.

7) Reconhecer quando o lead não tem fit para ser cliente.

O lead que não tem fit com seu serviço ou produto não deve assinar, e o vendedor que permite isso não sabe que o buraco é bem mais fundo. O cliente que não tem fit não atinge o LTV mínimo para pagar o CAC e no final das contas, a empresa se prejudica.

8) Usar gatilhos mentais, perguntas abertas, fechadas e investigativas

Um bom vendedor escuta 80 e fala 20. E quando fala, pergunta algo relevante do lead. Ele só vai falar dele ou do serviço dele quando o lead perguntar. Essa dica é mais valiosa para a etapa de sondagem (primeiro e segundo contato).

9) Vendedor bom é especialista.

Já foi em um lugar e se sentiu tranquilo quando a pessoa se apresentou como especialista? Então, simples assim, você precisa ser o especialista no que faz para poder se vender como especialista e ganhar o lead, fazê-lo confiar em você e gostar de você, antes mesmo de gostar do seu serviço ou marca.

10) Acompanhar as métricas pessoais e da empresa

Com o uso do CRM você tem acesso à métricas pessoais, de negócios conquistados por dia, semana, mês, ano e alinha com a expectativa que a empresa tem de você. O vendedor que não acompanha suas métricas pessoais diariamente não está tão focado como deveria.

11) Resiliência e inteligência emocional

O autoconhecimento é essencial para vendas, você liga para um alguém que nunca te viu e nem te conhece, oferecendo ajuda e muitas vezes não tem o Sim que almeja. Alguns se frustram, outros fazem do “Não” um impulso para outra ligação.

Agora que já compartilhamos um pouco de nossa experiência com você, que tal conhecer mais materiais que podem ajudar na sua estratégia de vendas?

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