Qual a melhor métrica do Google Analytics para medir audiência de site de notícias? - by DINO
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Qual a melhor métrica do Google Analytics para medir audiência de site de notícias?

Se você administra um site ou portal que produz conteúdo noticioso, seja ele focado em uma região ou mesmo em um nicho, a pergunta sobre qual indicador adotar no Google Analytics provavelmente já foi feita em algum momento.

O fato é que, quando você abre o painel dessa ferramenta do Google, enxerga uma gama grande de indicadores. Se no passado a falta de dados sobre a audiência foi um problema, hoje é o excesso deles que causa certa angústia.

Não existe uma resposta única para a pergunta feita no título deste post. Andy Crestodina, fundador da Orbit Media, de Chicago, nos Estados Unidos, e palestrante habitual sobre analytics, indica o caminho das pedras. “Não existe um indicador melhor do que o outro. O que existe é uma escolha de indicadores certos para responder a uma pergunta”, explica ele.

Aliás, é justamente essa a diferença entre indicador e métrica. Segundo o livro “Métricas – Como Melhorar os Principais Resultados de Sua Empresa”, de Martin Klubeck, métrica é um conjunto de indicadores e informações que, juntos, respondem a uma pergunta-raiz.

Livro de Martin Klubeck sobre métricas - by DINO
Livro de Martin Klubeck

No caso deste post, a pergunta-raiz é justamente a que ilustra o título: “como medir a audiência de um site de notícias?”. O que vamos apresentar a seguir é, então, uma sugestão, e não uma fórmula inflexível. Isto significa que você pode discordar ou, melhor ainda, modificar e aprimorar a nossa recomendação, criando a sua própria versão.

A primeira resposta que parece relevante é a quantidade de pessoas que entraram no site em um determinado período.

Convém, antes de tudo, definir o período da análise no canto direito superior do Dashboard do Google Analytics. A escolha é livre, podendo ser um dia, dois dias, uma semana, um mês, um ano, dez anos.

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Em seguida, você deve entrar em “Público-alvo” no menu do lado esquerdo e clicar em “Visão geral”.

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Com isso, você vai puxar um painel que mostra a quantidade de pessoas que acessaram o seu site no período selecionado.

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Convém entender o que significa cada um desses indicadores:

  • Usuários são as pessoas que entraram no site pelo menos uma vez. Ok, pode ser que haja duplicidade, pois uma mesma pessoa talvez acesse o site pelo celular e pelo computador da empresa. Mas essa margem de erro vale para todos os sites. Portanto, é melhor simplesmente aceitar que ela existe, e ponto final.
  • Usuários novos são aqueles que nunca haviam entrado no site antes do intervalo escolhido. Este número tende a ser elevado em relação ao de usuários para sites que têm bom desempenho em SEO, pois são facilmente descobertos pelo Google.
  • Sessão é o nome dado à atividade que uma pessoa tem com o site. Por exemplo, quando ela entra no site, navega pela home, clica num post, vai para outro post e depois para outro e assim por diante: isto é uma sessão. Se ela sair do site e voltar logo em seguida (em menos de meia hora, por exemplo), continua contando como a mesma sessão. Mas se retornar no dia seguinte, daí já vale como uma nova sessão.
  • Número de sessões por usuário: se você entendeu os tópicos anteriores, é só uma questão de dividir um pelo outro.
  • Visualizações de página são diferentes de sessões, pois consideram quantas páginas individualmente foram visualizadas. Considere que um post, para o Google, é uma página comum. O Google não distingue post de página. Para ele, é tudo a mesma coisa.
  • Página por sessão: novamente, é só dividir.
  • Duração média da sessão: o nome é autoexplicativo.
  • Taxa de rejeição significa que a sessão teve uma só página. Ou seja, o usuário entrou na página e não clicou em mais nenhum link dentro dela. Taxa de rejeição alta é ruim? Não necessariamente. Se o seu intuito não for fazer o usuário navegar pelo site, ela pode ser alta sem problema. O próprio Google afirma isso em sua página de ajuda.

Agora, que você já entendeu os indicadores, vem a pergunta importante. Afinal, como administrador de um site de notícias, em quais indicadores focar?

Nossa recomendação é observar, por ordem de importância, estes dois indicadores:

  1. Usuários: afinal, você ainda quer saber quantas pessoas diferentes acessam seu site. É claro que outras análises mais aprofundadas, usando outras ferramentas e plataformas se aplicam aqui, para aferir se você tem o público certo em mãos em termos de nicho ou segmento. Sabemos que não necessariamente você precisa ter milhões de pessoas, especialmente se o seu site for nichado. Mas alguma quantidade de público sempre conta.
  2. Duração média da sessão: se o site for de conteúdo, este indicador conta também. Novamente, não é o caso de “quanto mais tempo, melhor”. Você precisa fazer uma análise lógica. Se os seus textos forem curtos, é de se esperar que o público talvez gaste 1 ou 2 minutos na página. Mas se forem textos longos, com vídeos ou podcasts incorporados, talvez você espere que eles despendam mais tempo na página. É portanto, uma questão de saber o que esperar do comportamento do público.

Cabe reforçar a ressalva já feita neste post: estes dois indicadores são meras recomendações, e não regras. Você pode — e deve — buscar a sua forma de analisar. Talvez ela seja exatamente igual ao que se propõe aqui. Ou talvez este post sirva como ponto de partida para uma reflexão, o que já terá sido suficientemente útil.

Dica extra

Para analisar o desempenho de cada conteúdo que você publicou, existe um recurso muito interessante no Google Analytics. Trata-se do item “Conteúdo do site”, localizado dentro da aba “Comportamento” no menu.

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Ao clicar ali, uma tabela se abre com os dados individuais de cada post e página, permitindo uma análise individualizada de cada conteúdo produzido.

Takeaways

Google Analytics fornecem uma grande quantidade de dados. Bons gestores de conteúdo selecionam os números mais relevantes e se concentram neles. Para quem administra sites de notícias, uma sugestão é concentrar-se em quantidade de usuários e tempo de permanência na página, embora muitas outras combinações sejam possíveis.

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