Geração de leads em franquias: como aumentar a conversão

Por DINO 5 de novembro de 2020
Geração de leads em franquias: como aumentar a conversão

Gerar oportunidades é o que todo negócio busca. Atrair clientes, fechar novas parcerias e expandir suas operações é o que todo empreendedor de sucesso deseja.

No mercado de franquias não é diferente. O franchising é caracterizado pela concessão do direito de uso da marca de uma franqueadora para investidores que irão gerir uma franquia da rede em outro local. Com isso, a expansão por meio da atração de investidores é um dos principais objetivos deste modelo de negócio.

É neste contexto que podemos analisar como a geração de leads é importante para marcas que desejam aumentar sua conversão e suas vendas. Por isso, se você busca saber como pode aumentar a geração de leads em sua franquia, confira este conteúdo e conheça algumas dicas efetivas para melhorar sua taxa de conversão.

Como gerar leads para franquia

1 – Defina o seu público

Para que as estratégias de geração de leads sejam assertivas, é preciso conhecer o público que você deseja atingir. Se não houver um perfil de pessoas que você busca atrair, suas estratégias ficam generalizadas e pouco efetivas.

Uma forma de especificar o público-alvo é por meio da criação de personas para sua rede. Uma persona é a especificação do cliente ou franqueado ideal que você busca. Essa definição é feita com base nas características que você procura para investidores da rede.

Sendo assim, é preciso detalhar características financeiras, demográficas, até gostos pessoais etc., de forma que, quanto mais informações, mais certeira será a estratégia para gerar leads.

2 – Gere valor ao seu público

A estratégia de geração de leads para sua franquia não pode estar apenas limitada a um formulário no site. A probabilidade de o público chegar até sua marca sem que você tenha construído uma imagem no mercado é muito pequena.

Por isso, construir autoridade no mercado é importante. Isso pode ser feito através da geração de valor por meio de conteúdos que sua marca produz. Esses conteúdos podem ser educativos, informativos e até otimizados para gerar leads.

O marketing digital tem se destacado como principal ferramenta para geração de valor através de conteúdo e captação de leads. No marketing digital estão inclusas as redes sociais, o marketing de conteúdo com blogs, e-books e materiais ricos, e-mail marketing, distribuição de notícias, entre outros.

Ao gerar valor por meio destas ferramentas de Inbound Marketing, você deve otimizar os espaços de geração de leads. Ao atrair o público, o próximo passo é convertê-lo em um lead e para isso podem ser utilizados formulários, pop-ups, entre outros recursos.

3 – Invista nos canais certos

Quando falamos de franquias, devemos analisar o tipo de público que consome conteúdos sobre o assunto e em quais canais buscam oportunidades de negócio. Assim, com sua persona e o canal definidos, é possível aplicar a estratégia de atração de investidores.

Apesar do marketing digital ter dado destaque às redes sociais, blog e plataformas de streaming, os meios de comunicação tradicionais ainda possuem relevância, inclusive os online. Sendo assim, investir em assessoria de imprensa ainda é uma ótima forma de ganhar visibilidade e atrair público empreendedor.

Um portal de franquias está entre os principais exemplos de canais qualificados para geração de leads para franqueadoras. Esses portais exibem informações de investimento e institucionais das marcas, imagens e formulários para captação dos leads. Isso os torna canais otimizados, além de alcançarem um público qualificado que busca por oportunidades de negócio.

4 – Aumente o alcance dos seus canais

É preciso otimizar o alcance para que seu conteúdo atinja o público e, por meio de outras estratégias, converta esses visitantes em leads. Dentre as principais formas de otimizar o alcance dos canais e, consequentemente, da marca, está o trabalho de SEO. Search Engine Optimization é uma estratégia utilizada para entender o funcionamento dos mecanismos de pesquisa, como Google, Bing, Yahoo! etc.

O SEO contempla diversas técnicas que fazem com que as páginas obtenham uma boa posição no ranking de pesquisa para determinadas palavras-chave. Sendo assim, para alcançar esses bons posicionamentos, é preciso implementar uma estrutura dentro dos seus canais online e aplicar boas práticas.

Com essa estratégia, você consegue aumentar o seu alcance por meio de tráfego orgânico, ou seja, sem precisar pagar por alcance. Assim, o seu público consulta pelas palavras-chave que são valiosas para o seu negócio e chega até seus canais.

A partir desse tráfego nos seus canais, você consegue otimizar outras estratégias que visem converter leads e fidelizar o público. Portanto, ao aumentar a visibilidade da marca otimizando seu alcance, a probabilidade de expandir a geração de leads em sua rede é maior.

5 – Crie espaços otimizados para conversão

A partir do momento que sua rede definiu o público, criou estratégias para gerar valor, instituiu seus canais e investiu para aumentar o alcance, agora é preciso otimizar sua captação. Para isso, é necessário ter espaços específicos para geração de leads.

As Landing Pages, inclusive, têm papel fundamental. Essas páginas são espaços com uma comunicação persuasiva e focada em converter o visitante.

Por meio de algumas técnicas como storytelling e a escrita persuasiva, é possível expor o que sua marca tem a oferecer, seus diferenciais, vantagens e etc. Assim, aliado a boas Call to Actions (CTAs) sua rede consegue transformar os visitantes em leads.

Busque investir nesse tipo de estratégia. Crie esses espaços e os promova por meio dos seus conteúdos, redes sociais, site e etc. Sua comunicação precisa impactar a persona para que ela se sinta impulsionada a se tornar um lead e disponibilizar suas informações.

Conclusão

Aliando essas estratégias citadas com bons profissionais de marketing e vendas em sua rede, promover a geração de leads de maneira simplificada se torna possível e traz melhores resultados. O retorno da aplicação dessas estratégias poderá ser visto por maiores oportunidades de negócio para sua franquia e um aumento nas suas vendas.

Esse artigo foi escrito por Filipe Pacheco, SEO Copywriter na Central do Franqueado.

DINO é uma Agência de Notícias Corporativas com publicação de conteúdo em grandes portais como Terra, IG, Metrópoles e Mundo do Marketing. Clique e saiba como podemos ajudar sua empresa.

Empreendedorismo Marketing