ganhar seguidores

Ganhar seguidores no Facebook não vai alavancar a audiência do meu site

No início da década de 2010, houve uma espécie de corrida do ouro no Facebook. Empresas de todos os portes saíram desesperadamente atrás de curtidas para aumentar a legião de seguidores nessa rede social. O curioso é que ninguém sabia exatamente o motivo. Até porque era uma corrida do ouro em que não havia ouro.

Quase uma década depois, com o marketing digital mais amadurecido e esclarecido, gestores de site fazem perguntas bem mais conectadas à lógica de seus negócios. A questão que estampa o título deste post é uma delas: afinal, ganhar seguidores no Facebook impacta diretamente o tráfego do site?

A resposta objetiva é não.

É claro que você pode encontrar exceções no mercado, de empresas ou pessoas que conseguiram de fato um público tão fiel e extraordinário no Facebook que eles extrapolam para outros canais. Esses casos existem, sim. Mas são exceções. Neste post, vamos nos orientar pela regra.

E é justamente a regra que aponta para o seguinte: só porque o número de seguidores não impacta na audiência do site, isto não significa que o Facebook não seja capaz de gerar tráfego. Uma coisa não tem a ver com a outra.

As redes sociais continuam sendo uma importante forma de distribuição de conteúdo. Jay Baer, um importante autor de livros dos Estados Unidos, tem uma frase lapidar: “conteúdo é o fogo e redes sociais são a gasolina”.

Essa combinação é especialmente importante neste momento em que menos de 10% dos sites conseguem um lugar ao Sol nas buscas do Google. Embora técnicas de SEO estejam ao alcance de todos, um dado da Ahrefs impressiona: 90,88% das páginas da internet nunca recebem nenhum tráfego do Google.

ganhar seguidores

Conclusão: para quem não pode ser encontrado organicamente pelo Google, resta uma opção, que é pagar para o Facebook.

O Facebook não é de graça. Lembre-se sempre disso. Ele é pay for play. Se você não investir uma quantia em anúncios proporcional ao tamanho da sua audiência e da sua meta de alcance, você está automaticamente fora do jogo.

A vida das empresas é cada vez mais dura nessa rede social. Primeiro foi o alcance orgânico que despencou, em meados da década de 2010. Agora foi a vez da média de interação. Um levantamento do Buzzsumo mostrou que, de 2016 para 2017, o volume médio mensal de interações de pessoas com as postagens das marcas caiu drasticamente.

ganhar seguidores

Por isso, existem duas formas de você gerar tráfego do Facebook para o seu site:

• Publicar o post na fan page e promovê-lo. Ou seja, você paga para que ele seja visto por mais gente. Nesse anúncio, você cria um link para o seu post.
  • Criar um anúncio (ad), que permite que você escolha com mais precisão o público-alvo. Anúncios podem ser criados para diversas finalidades, como promover produtos, gerar cadastros e outras. Uma delas é gerar cliques em um link.

Se perguntado sobre qual das duas opções é melhor, um profissional de marketing digital mais experiente e sensato normalmente responderá que depende da empresa e de outras variáveis.

No entanto, uma blogueira americana chamada Susanne Rieker conseguiu sair de cima do muro ao fazer uma experiência. Ela promoveu o post abaixo, da empresa Yowunga, usando as duas modalidades mencionadas.

ganhar seguidores

Os resultados que ela observou foram estes:

Sua conclusão foi esta:

Meu teste mostra que impulsionar posts funciona melhor que um anúncio para gerar tráfego para o website. Eu certamente seguirei usando essa opção no futuro, embora vá usar os insights de público-alvo dos anúncios para selecionar os grupos a quem destinarei as publicações.

Bem, o que eu recomendaria, mais do que seguir o conselho dela, é adotar a boa prática dela: testar as duas opções e tirar a sua própria conclusão.

Takeaways

Ganhar seguidores no Facebook não tem correlação direta com gerar tráfego para o site a partir dessa rede social. A opção que costuma dar mais resultado é a compra de anúncios. Um teste feito pela blogueira americana Susanne Rieker sugere que impulsionar publicação funciona melhor que anúncio, embora a sensatez recomende que repetir o teste dela seja a saída mais inteligente.

Mais posts