4 formas de divulgar livros online
Empreendedorismo Marketing

As 4 formas mais potentes de divulgar livros online

No meio digital, o mercado literário foi um dos setores beneficiados em 2020. Segundo o Jornal do Comércio, os livros digitais (e-books) tiveram uma alta nas vendas de 60% em relação ao ano anterior. Apesar do cenário favorável, a concorrência é altíssima, como destaca matéria da Agência Brasil.

Escrever um livro, lançá-lo e promover as vendas não são tarefas fáceis, assim como conseguir ser lançado por uma editora. Por isso reunimos neste post dicas fundamentais para que você consiga lançar um livro online por autopublicação tendo o controle total da sua obra e alavancando vendas!

Passo 1: como publicar um livro online para venda

Com o seu e-book de qualidade finalizado e com uma capa atrativa, você pode publicá-lo em plataformas digitais ou criar a sua. Hotmart, Eduzz e Monetizze são bastante utilizadas para a segunda opção, e para potencializar as vendas você pode expandir os ganhos com vendedores afiliados.

Caso opte por utilizar plataformas prontas, que já são conhecidas e têm um público formado, as melhores que encontramos, após longas pesquisas, são:

• Kindle Direct Publishing (Amazon): nesta plataforma você publica seu e-book gratuitamente e paga comissão sobre as vendas para a Amazon. Mas fique tranquilo, pois o valor recebido é de 70% dos royalties por venda.
  • Clube de autores: o clube é parceiro de grandes livrarias do país e também permite a publicação online gratuitamente. Você escolhe quanto quer receber pelos direitos autorais. O site disponibiliza o livro para compra, imprime e entrega para o leitor.

Passo 2: como lançar um livro online

Com o livro pronto e publicado em uma plataforma de vendas é hora de divulgá-lo e atrair compradores!

Neste momento é importante ter uma página online dedicada à divulgação do livro, e ainda formar uma comunidade de leitores interessados na obra ou no gênero literário. Vale criar uma conta no Instagram, Facebook ou LinkedIn especificamente para isso e fazer publicações atrativas sobre o livro, com trechos que despertem a curiosidade, resenhas animadas, apresentação de personagens, entre outros.

Como engajar leitores

Para formar uma comunidade engajada você pode criar um grupo no Facebook ou Telegram, que é cada vez mais utilizado em estratégias digitais. Lembre-se de participar ativamente deste grupo, criar enquetes e estimular conversas com seus futuros leitores.

Pré e pós-lançamento do livro

Para divulgar o grande lançamento vale destinar uma verba para anúncios nas redes sociais como Facebook e Instagram. Você pode criar uma campanha para divulgar o evento de lançamento e outra para divulgar o link de compra do livro virtual.

Passado o lançamento, utilize estes mesmos canais de comunicação para incentivar os leitores a avaliarem o livro na plataforma onde ele está disponível, pois assim a obra ganhará destaque e será divulgada para mais pessoas.

Passo 3: como divulgar seu livro na imprensa

Você que é autor, tem o domínio da sua obra e pode escrever releases para jornalistas da imprensa na tentativa de emplacar pautas sobre seu livro. Neste texto reunimos as melhores dicas para te ajudar a escrever um release de sucesso.

Mas, se o trabalho com assessoria de imprensa é novo na sua vida, é bem provável que encontre dificuldades para atrair a atenção dos jornalistas e o DINO pode te ajudar a superar isso. DINO é uma Agência de Notícias Corporativas que publica seu texto jornalístico diretamente nos veículos contratados. Possui parceria com os maiores portais do país e de alta relevância. Clique para conhecer.

O uso do DINO a longo prazo auxilia ainda na indexação do seu livro no Google, o que faz ele aparecer na primeira página de busca e no topo das pesquisas. Este foi o caso do nosso cliente Walter Barreto Jr., autor do livro “Economia Compartilhada”, lançado pela plataforma da Amazon que citamos anteriormente.

Passo 4: como divulgar seu livro para o público fiel dos influenciadores

Influenciadores digitais são uma forte tendência no marketing e certamente podem ser úteis para a divulgação do seu livro. A primeira etapa do planejamento no marketing de influência é estudar alguns perfis e escolher os que se encaixam com o seu gênero literário.

Depois é hora de apresentar-se e fazer o “jabá” do seu livro. Dizer por que vê sinergia com este influenciador e conquistá-lo. A seguir, envie seu livro ou e-book para ele com um mimo, que pode ser um simples bilhete carinhoso.

No momento da negociação, alinhe se a forma de pagamento será em permuta (amplamente aceita por microinfluenciadores) ou cachê. Lembre-se que o influenciador irá apresentar sua obra ao público, mas isso não necessariamente irá converter em vendas. Outros fatores interferem na compra, como a distribuição do livro, valor, entre outros.

Conclusão

Lançar um livro por conta própria não é fácil, mas a autopublicação garante um controle maior sobre a obra, que vale a pena nos aspectos artístico e financeiro. Mostramos ainda as principais plataformas para venda de livros online e os melhores canais para divulgação em cada etapa do lançamento. Se você ficou com alguma dúvida basta entrar em contato pelo link abaixo. E claro, tenha um ótimo lançamento!

DINO é uma Agência de Notícias Corporativas que potencializa o lançamento de livros e e-books por meio da publicação de conteúdo jornalístico nos maiores portais do país. Clique para saber como podemos te ajudar.

Mais posts