Finanças para empreendedores: como começar?

Por DINO 2 de junho de 2021
Finanças para empreendedores: como começar?

Pensando em empreender? Hoje em dia, muitas pessoas têm essa vontade, mas são poucas as que colocam em prática suas ideias. 

E qual o motivo? Falta de coragem ou receio com finanças? A razão é que muitos acabam adiando seus sonhos pela insegurança de perder dinheiro em algo que não dará certo.  Além disso, empreender não é só “começar um negócio”, é botar a mão na massa, com organização, planejamento e ousadia.  

Fato é que para empreender é necessário um bom controle financeiro! Pensando nisso, daremos um passo a passo com dicas essenciais de finanças para empreendedores.

Nosso objetivo é fazer você trilhar esse caminho, de maneira leve, descomplicada, com foco e organização.

A importância do planejamento

Empreender é superar desafios diariamente. Não basta ter ideias inovadoras, esforço e dedicação em resolver as dores do seu público se não houver condições da empresa crescer e se sustentar financeiramente. Por isso que, um planejamento bem realizado é fator determinante para qualquer marca. 

Quando bem executado, o planejamento financeiro pode guiar o empreendedor a escolher os caminhos para atingir suas metas financeiras. Além disso, estratégias executadas com propósito servem como base para tomada de decisão no crescimento e bons resultados.  

Um planejamento financeiro realizado corretamente consiste na projeção de receitas e despesas de determinado período. Também podemos adicionar a análise do cenário projetado e determinação das metas futuras baseada nessas informações.

Caso essas projeções sejam usadas junto de uma boa análise de mercado, a experiência do seu cliente e, ainda, alinhado aos objetivos da empresa, o planejamento financeiro será uma das ferramentas fundamentais na estratégia do negócio.

 
dino divulgador de notícias

Separe finanças pessoais das empresariais

Infelizmente, muitos empreendedores não sabem como separar suas finanças pessoais das empresariais. E isso, além de ser prejudicial ao negócio, pode colocá-lo em risco. 

Por isso, daremos algumas dicas que facilitarão a saúde financeira da empresa:

  1. Organização: é a palavra-chave para manter o bom controle financeiro;
  2. Não pague despesas de cunho pessoal com dinheiro da sua empresa;
  3. Tenha o pro labore definido para você ou sócios: estipule um salário para você assim como seus colaboradores têm;
  4. Repetindo: separe suas finanças pessoais das empresariais;
  5. Aperfeiçoe o controle financeiro: se for possível, tenha um contador ou um profissional ligado à área financeira. Outra possibilidade é o uso de sistemas operacionais e aplicativos para organização;
  6. Tenha uma reserva pessoal;
  7. Tenha uma reserva financeira empresarial: lembre-se que cenários imprevisíveis podem ocorrer. Ter um fundo de emergência pode salvar a sua empresa.

Quando investir na sua empresa

Existem diversas situações em que é importante investir na empresa, podemos citar:

  • Obter maior influência no segmento;
  • Aumentar o market share;
  • Ajudar na sobrevivência no mercado cada vez mais competitivo;
  • Auxiliar a marca a consolidar seu plano de expansão.

É importante destacar que o plano de expansão do seu negócio, caso não seja feito no momento certo, pode afetar o crescimento nesse cenário cada vez mais disputado no mercado brasileiro. Por isso, você pode considerar a solicitação de um empréstimo.

Ainda que exista o receio da “dívida”, em termos de investimento, sua visão deve ser de empreendedor. Por isso, optar por uma linha de crédito pode fazer a diferença para o futuro do negócio. Confira como funciona.

Empréstimo com garantia de imóvel ou de veículo

Nesse caso o bem é usado como garantia de pagamento (pode ser um imóvel ou automóvel). A modalidade tem juros baixos porque o risco de inadimplência é baixo e o prazo costuma ser maior, dependendo do valor refinanciado.

Lembre-se que para fazer o empréstimo com garantia, o bem deve estar no seu nome e quitado.

Use a tecnologia como aliada

Controle financeiro é um dos fatores que ajudará no sucesso da empresa e você pode contratar um profissional especializado na área para auxiliá-lo. 

Infelizmente, nem sempre há condições de fazer esse investimento, então você pode considerar o uso da tecnologia a favor do dinheiro da sua empresa. 

Além das planilhas do Excel, existem programas que cumprem essa função, só que com um custo inferior. Afinal, a palavra-chave é organização, que anda lado a lado com a tecnologia desde sempre.

Conclusão

Para conseguir fazer a empresa ter êxito nas finanças, equilíbrio é a palavra para adotar no seu vocabulário. Paciência e organização são as duas características que você deve sempre incorporar na administração do negócio.

Empreendedorismo Marketing