filmes sobre assessoria de imprensa
Assessoria de Imprensa

5 Filmes sobre assessoria de imprensa e publicidade

A comunicação e suas vertentes (assessoria de imprensa, publicidade, jornalismo, marketing, relações públicas etc.) coabitam um universo próprio, que esporadicamente é representado em obras de ficção nas telas do cinema e no streaming. Estas obras audiovisuais, mesmo que não representem fielmente a realidade, pois abordam a profissão pela ótica ficcional, servem como inspiração para todos, especialmente os iniciantes, que sentem um “gostinho” do que poderão viver.

Filmes sobre assessoria de imprensa e publicidade

1. No

“No” é uma história sobre o Chile em 1988 que mostra a importância da imprensa para a formação da opinião pública. Nela, vemos o movimento da comunicação, mesmo com poucos recursos e sob a constante observação dos agentes do governo, onde cria-se uma campanha consistente que ajuda o país a se ver livre da opressão governamental.

2. Spotlight

“Segredos Revelados” (título adaptado para o português) é uma trama que mostra a dinâmica do jornalismo investigativo, checagem de fatos e a procura por provas. O filme mostra as dificuldades da profissão, além de enaltecer o jornalista como instrumento na busca pela verdade.

3. O Diabo Veste Prada

O filme mostra a rotina de trabalho de Andrea – jornalista recém-formada – em uma revista de moda, como assistente da renomada editora Miranda Priestly. No decorrer da história, a partir da ótica do universo da moda, vemos como as marcas ditam, lançam tendências e influenciam o comportamento do consumidor.

4. Creizipipol

“Muito Loucos” é uma comédia romântica sobre a vida do publicitário que decide lançar uma série de anúncios dizendo somente a verdade. Seu chefe o afasta do trabalho para que realize um tratamento psiquiátrico, mas a campanha se torna um sucesso. O filme é interessante porque levanta uma discussão antiga sobre a ética no campo da propaganda e o limite para a persuasão do público.

5. Do que as Mulheres Gostam

O filme é protagonizado pelo ator Mel Gibson, cujo personagem é um publicitário que passa a ouvir os pensamentos das mulheres após um acidente. Neste momento ele está criando uma campanha publicitária para uma linha de cosméticos e se aproveita deste “poder” para ser bem-sucedido em suas ideias.

O filme nos mostra a importância de se colocar no lugar do público-alvo para descobrir como atrair sua atenção, sem ser clichê, preconceituoso ou superficial.

Conclusão

Seja para quem quer ter um spoiler da profissão ou simplesmente para rir um pouco, o cinema tem produzido obras muito interessantes sobre a vida de quem trabalha com comunicação. Neste texto reunimos alguns filmes que retratam este universo.

Mais posts