Exemplos de notícias para cada estágio do funil de marketing

Por DINO 18 de abril de 2017
Exemplos de notícias para cada estágio do funil de marketing

Aqui no Blog já abordamos diversas faces da notícia. Já descobrimos o que não é notícia, já ensinamos a estruturar uma notícia (do começo ao fim) e até explicamos como utilizar a notícia como ferramenta de marketing.

Agora que você já sabe como construir sua notícia, chegou o momento de descobrir o que fazer com ela. São muitas possibilidades, e uma delas é a que iremos tratar neste post: o funil de marketing.

A origem do funil – o processo de compra

Toda compra, por menor que seja, segue um fluxo chamado de: processo de compra. Tudo o que você já comprou em sua vida passou por esse processo que é dividido em 5 etapas:

1. Reconhecimento do problema
  2. Busca de informações
  3. Avaliação de alternativas
  4. Decisão de compra
  5. Avaliação pós-compra

Cada etapa representa exatamente o que acontece antes, durante e depois de qualquer compra. Vamos exemplificar: preciso escrever uma carta para um amigo e só tenho uma folha de papel.

• Reconhecimento do problema

Eu quero escrever uma carta, mas não tenho como escrever, só o papel.

• Busca de informações

Como posso encontrar alguma coisa para escrever no papel? Procuro no Google, pergunto a alguns amigos, vou atrás de uma solução e encontro algumas alternativas: lápis e caneta.

• Avaliação de alternativas

Nesta etapa, preciso avaliar qual é a melhor alternativa para solucionar meu problema. Li alguns posts de blog, ouvi alguns amigos e me interessei por comprar o lápis.

• Decisão de compra

O lápis me pareceu a melhor alternativa, pois posso escrever e se não gostar, posso apagar e escrever novamente. Decidi e compro o lápis para escrever a minha carta.

• Avaliação pós-compra

Depois de comprar o lápis, usei ele para escrever a carta e me agradou porque mesmo errando, consegui apagar e corrigir o que precisei, a carta ficou do jeito que queria.

Com o entendimento do que era o processo de compra, os profissionais de marketing criaram o funil para ilustrar as etapas deste processo e visualizar melhor como era a jornada de cada cliente: o funil de vendas.

O funil de vendas que se tornou o funil de marketing

Antes, o papel do marketing nesse funil ficava restrito às duas primeiras etapas, enquanto a área de vendas era a responsável por percorrer com o cliente as demais. Com a chegada do marketing digital, do inbound, do marketing de conteúdo o papel do marketing evoluiu e, hoje, engloba praticamente todo o funil, mudando o nome de funil de vendas para funil de marketing.

A figura abaixo explica bem como era o funil antes e depois dos avanços da área de marketing.

O marketing entrou para ajudar a área de vendas e entregar para eles um cliente mais “pronto” para comprar. Para isso, todas as ferramentas que puderem auxiliar no processo de qualificação do Lead (cliente em potencial) são importantes.

Notícia para cada etapa do funil de marketing

Já explicamos como a notícia pode ser utilizada como ferramenta de marketing. Agora chegou a hora de entender como, dentro do funil, podemos fazer uso adequado de temas e títulos para focar em cada etapa.

Para simplificar, podemos resumir o funil em três etapas: topo, meio e fundo. Cada uma pede uma abordagem específica, vamos exemplificar abaixo e sugerir alguns temas para te ajudar.

1. Topo de funil

Também conhecido como aprendizado e descoberta, nesta parte, o Lead ainda desconhece o seu produto e normalmente não sabe nem o problema que sua empresa vai resolver. Para esta etapa, foque em conteúdos que mostrem o mercado como um todo e comece a explorar o problema que seu produto resolve, evitando mencioná-lo, o destaque aqui deve ser para o mercado e não para seu produto.

Exemplo de notícia:

Segundo relatório, mercado on-line de artes tem crescimento anual de 24% e deverá atingir 9,58 bilhões de dólares em 2020 – http://exame.abril.com.br/negocios/dino/segundo-relatorio-mercado-on-line-de-artes-tem-crescimento-anual-de-24-e-devera-atingir-958-bilhoes-de-dolares-em-2020-shtml/

2. Meio de funil

Nesta etapa seus leads começam a reconhecer o problema e posteriormente consideram a solução. Aqui, foque em mostrar o problema que o mercado desenvolveu e como o seu produto pode resolver.

Exemplo de notícia:

Farmacêutica lidera empresa que deve crescer 50% em 2017 – http://exame.abril.com.br/negocios/dino/farmaceutica-lidera-empresa-que-deve-crescer-50-em-2017-shtml/

3. Fundo de funil

No fundo do funil, o foco está em ajudar o cliente a decidir comprar seu produto. Ajude-o a decidir por sua empresa contando histórias de sucesso de outros clientes. Traga resultados em economia gerada, em ganho de tempo, mostre que sua solução está mudando o mercado.

Exemplo de notícia:

Mais de 192 mil pessoas deixam planos de saúde em janeiro: app é alternativa – http://exame.abril.com.br/negocios/dino/mais-de-192-mil-pessoas-deixam-planos-de-saude-em-janeiro-app-e-alternativa-shtml/

Se quiser descobrir o que o Jornalista espera como notícia da sua empresa, baixe grátis o ebook que fizemos contando esses “segredos” clicando aqui.