Estrutura de uma notícia: começo, meio e fim

Por DINO 9 de março de 2017
Estrutura de uma notícia: começo, meio e fim

Entre os muitos estilos textuais, há aquele cujo compromisso com a informação se manifesta por meio do relato de fatos que acontecem na sociedade. A notícia se tornou um dos principais conteúdos produzidos por jornalistas mundo afora. Além de retratar textualmente um acontecimento, ela também adota a narrativa técnica que exige atenção e o máximo possível de imparcialidade para que fique a cargo dos leitores interpretarem um ocorrido como, objetivamente, ele se deu.

Como estruturar uma notícia: começo meio e fim

História

O texto noticioso ganhou maior evidência quando as redações estadunidenses adotaram o estilo “hard news” de produção de conteúdo e, para suprir a demanda constante, criaram o “lide” – uma sequência de perguntas que devem ser respondidas logo no primeiro parágrafo da notícia.

No âmbito dos veículos de comunicação contemporâneos, a intenção é proporcionar uma leitura pontual que permita ao público identificar do que se trata o assunto logo no início da matéria.

Pirâmide invertida

Outro elemento que deve ser citado é o conceito de “pirâmide invertida”. Trata-se de como é estruturada a notícia. Neste caso, o relato não é feito de forma cronológica – ou seja, seguindo uma linha temporal que vai desde o início até o final do ocorrido -, mas sim, evidenciando o desfecho do fato logo de começo.

Em outras palavras: traz a “base” do fato (aquela que contém as informações mais relevantes) para o topo e o “topo” (informações menos relevantes ligadas ao fato noticiado) para a base.

Para melhor compreender a estrutura da notícia e suas características, criamos um “template” com detalhes sobre este tipo de texto jornalístico e como determinadas temáticas podem ser abordadas.

Título

Item indispensável, cuja função é dar destaque para o principal elemento da notícia. Ou seja: aquilo que, de fato, deve ser relatado. Os títulos de notícia precisam:

• Ser objetivos e curtos;

• Conter ao menos um verbo;

• Evitar pontuações e adjetivos que comprometam a imparcialidade – por exemplo, pontos de exclamação e palavras como “maravilhoso”, “ótimo”, etc.

Exemplos

Uma empresa que atua com a locação de lanchas contratou os serviços do DINO:

Tema: O Setor de turismo náutico está super aquecido por conta da chegada do verão e retomada do turismo no pós-pandemia, além da flexibilização das medidas de distanciamento social

Fato mais importante: Aquecimento do turismo náutico

Título 1: Turismo náutico é impulsionado pelo verão e férias de fim de ano

Título 2: Retomada do turismo impacta positivamente nas modalidades náuticas

Título 3: Segundo dados, turismo náutico cresceu X% em 2021

Obs: toda afirmação feita no título deve ser, obrigatoriamente, comprovada por dados ao longo do texto

Linha fina ou resumo

A linha fina – ou resumo – tem como função trazer mais informação a respeito do fato noticiado.

Evidentemente que estas informações devem agregar mais sentido ao título, ampliando seu campo de significado. Seria, a grosso modo, um resumo do que o leitor irá conferir – e também o espaço para destacar outros pontos importantes do assunto em questão.

Exemplos

Tema principal: O Setor de turismo náutico está super aquecido por conta da chegada do verão e retomada do turismo no pós-pandemia além da flexibilização das medidas de distanciamento social

Título: Segundo dados, turismo náutico cresceu X% em 2021

Linha Fina: Fatores como a flexibilização do distanciamento social e chegada do verão contribuem para o aquecimento na busca de turistas sobre atrações náuticas em todo litoral brasileiro

Lide ou primeiro parágrafo

Esta é a etapa em que o conceito de pirâmide invertida é aplicado na realidade.

O lide (em inglês, “lead”) tem como principal função agrupar as informações mais relevantes logo no início da notícia.

Isso ocorre por meio das respostas às seguintes perguntas:

• Quem?

• O quê?

• Quando?

• Onde?

• Como?

• Por quê?

Obviamente, a ordem pode ser alterada de acordo com o que se deseja enfatizar, porém, a estrutura técnica pede para que tais questões sejam respondidas de modo objetivo.

Tópico frasal

Há também quem leve em consideração o “tópico frasal”, essencial para narrativas.

Trata-se de uma oração que define a ideia central do parágrafo. Escrita de modo afirmativo essa frase serve de “guia” para que tanto o redator quanto o leitor não percam a linha de raciocínio proposta no parágrafo.

O tópico frasal pode existir em todo o restante do texto, tornando a estrutura mais consistente e coerente.

Exemplo

Título: Segundo dados, turismo náutico cresceu X% em 2021Linha Fina:  Fatores como a flexibilização do distanciamento social e chegada do verão contribuem para o aquecimento na busca de turistas sobre atrações náuticas em todo litoral brasileiro

Lide e Tópico Frasal:

• Tópico frasal + Quem?: Turismo náutico se apresenta como uma das principais atrações do verão

• O quê? O fato de que o turismo está sendo reaquecido com o avanço da vacinação contra o coronavírus fez com que diversos departamentos do setor aproveitassem a oportunidade, como foi o caso do turismo náutico, o que envolve a embarcação como principal atração.

• Quando? […] a busca deve permanecer em alta durante todo o verão

• Onde? nas praias do Brasil

• Como? Com as fronteiras se abrindo novamente e chamando mais turistas

• Por quê? […] Por conta da reabertura das fronteiras e liberação de atrações turísticas, assim como a chegada do verão e férias de final de ano

Corpo da notícia

Nesta parte do processo, o texto começa a ganhar “corpo”.

Os parágrafos seguintes devem ser preenchidos com todos os dados, citações e todas as informações que ajudem a relatar precisamente o fato que está apresentado.

O “corpo” da notícia deve possuir algumas características típicas do estilo jornalístico que ajudam a deixar o material dentro dos padrões adotados pelos principais veículos de comunicação.

São elas:

Linguagem

Deve ser coloquial para conseguir dialogar com o maior número de pessoas possível. Isso não significa que as normas gramaticais possam ser desrespeitadas. Trata-se de usar vocabulário popular, cotidiano e inteligível, evitando – ou adaptando – termos técnicos demais.

Objetividade e imparcialidade

Evidentemente, é impossível alcançar 100% de isenção no texto, afinal, a própria construção do texto e o que será destacado depende, sim, das escolhas de quem escreve. Mas o alerta é pontual: opinião é o leitor que forma a partir do que você, jornalista, informa.

Narrativa em terceira pessoa

O redator se “afasta” do fato e relata o que pôde observar, não se colocando como narrador participante. Por quê? Como dito anteriormente, seu papel é informar o leitor por meio de relatos, sem expressar sua opinião a respeito.

Lembre-se que você deve, apenas, informar o leitor, e não convencê-lo de algo.

Tempo verbal

Preferencialmente no presente. Isso faz com que o relato se mostre mais preciso e recente. Entretanto, em casos de notícias pós-eventos ou resgate de assuntos abordados anteriormente, o tempo verbal deve ser coerente ao contexto, podendo se referir ao passado.

Dados de pesquisa

É a partir de um fato embasado por um dado que será possível embasar o que está sendo apontado e dar credibilidade à notícia. Seja no segundo ou terceiro parágrafo, estes elementos devem ter conexão com o tema abordado e, obviamente, os devidos créditos. Há muitas pesquisas divulgadas na web, então, basta procurar bem e alimentar ainda mais a notícia com informações relevantes.

Lembre-se, também, de sempre usar os números mais recentes sobre o tema que está sendo trabalhado.

Imagens

Desde que as imagens sigam o mesmo caminho dos dados de pesquisa. Devem ter conexão com o tema abordado e créditos remetidos ao fotógrafo.

Último parágrafo

Por fim, o último parágrafo deve encerrar de preferência com alguma informação adicional ou indicação de leitura complementar que possa ajudar a obter mais dados sobre o assunto.

Indicar outras matérias, fontes ou textos relacionados com a pauta ajudam a dar mais credibilidade à notícia. O importante é chegar até este último trecho com a certeza de que a coerência foi mantida ao longo dos parágrafos. A notícia não precisa, necessariamente, responder a uma questão sobre o fato relatado. Mas ela precisa sempre informar a respeito dele para que os leitores sejam capazes de buscar suas próprias respostas – e opiniões.

Dica: uma boa alternativa pode ser encerrar com as expectativas daquele mercado ou profissional para o próximo ano sobre o assunto.

Tema principal:  O Setor de turismo náutico está super aquecido por conta da chegada do verão e retomada do turismo no pós-pandemia além da flexibilização das medidas de distanciamento social

Conclusão: Após os dados apresentados, é possível que se espere um constante crescimento do setor para o verão de 2022, visto que, até lá, as medidas de distanciamento social estarão ainda mais flexíveis e as fronteiras voltarão a permanecer abertas para os turistas que desejam conhecer o litoral brasileiro e desfrutar das atrações náuticas.

Conclusão

Esta análise estrutural de uma notícia pode servir de “espinha dorsal” para quem precisa de bases no momento de escrever seu texto. Ainda assim, são vastas as possibilidades de conteúdos que podem se tornar notícia – basta citar o exemplo do DINO e as publicações de seus usuários.

Assessoria de Imprensa Jornalismo