Endomarketing vantagens dessa estratégia
Marketing

Endomarketing: quais as vantagens dessa estratégia

Hoje em dia, o comprometimento e motivação dos colaboradores de uma empresa são essenciais. Não se pode subestimar a satisfação dos funcionários, afinal, isso é o que irá influenciar diretamente nos resultados dos processos internos e até mesmo no alcance e fidelização de novos clientes.

Por isso, o endomarketing surgiu como meio para que as empresas criassem estratégias para satisfazer as necessidades dos profissionais, além de construir uma imagem fortalecida e ganhar vantagens competitivas frente à concorrência.

Há uma gama de estratégias feitas para o público interno, como a remodelagem das divisórias para escritório, buscando mais conforto para os funcionários, ou a implementação de benefícios, aumento de salário, organização de campanhas, entre outros.

Pensando nisso, neste post nós iremos explicar sobre todos os benefícios e vantagens do endomarketing. Quer saber mais sobre tudo isso? Então continue nos acompanhando. Vamos lá?

Motivação

O endomarketing influencia essencialmente na motivação dos funcionários. Pois o colaborador sente mais liberdade para a tomada de decisões, além da abertura para ideias e melhorias que eles possam oferecer.

Satisfaz os funcionários

Com campanhas bem elaboradas, os funcionários irão se sentir totalmente satisfeitos e vestir fielmente a camiseta da empresa, tornando o trabalho em equipe mais harmonioso.

O endomarketing tem como principal função solucionar as necessidades dos funcionários. Se eles sentem carência na segurança dentro da empresa, por exemplo, a partir do descobrimento dessa necessidade, a mesma pode incluir novas formas de segurança, como alarmes, controle de acesso biométrico, câmeras de segurança, etc.

Tudo que busca a maior satisfação dos colaboradores e o aumento da motivação é uma ação de endomarketing.

Produtividade

A motivação está diretamente alinhada com a produtividade. Quando os funcionários se sentem mais motivados, automaticamente a produtividade e o desempenho aumentam, garantindo melhores resultados para o seu negócio.

Um estudo realizado pelo especialista Andrew Oswald, da universidade de Warwick, afirmou que empregados felizes são 12% mais produtivos.

Imagine que o analista responsável pela otimização de campanhas patrocinadas não esteja produzindo tão bem como antes. Isso impactará em gastos desnecessários para a empresa.

Baixo índice de turnover

Quando o colaborador fica satisfeito com o seu trabalho, certamente ele não vai sair da empresa. Ao perceber que estão inseridos em um ambiente que reconhece seu trabalho e que alguém preza pelo seu bem-estar, poucos mostram vontade de deixar a empresa.

Assim, a rotatividade de funcionários diminui, resultando em colaboradores mais experientes e engajados com o negócio.

Ambiente mais saudável e agradável

Por fim, mais uma das vantagens do endomarketing é que, quando a organização se preocupa com a qualidade de trabalho e o bem-estar de seus funcionários, o nível de atividades se ajusta e os processos passam a ser efetuados com mais eficácia.

Além disso, o endomarketing também promove o trabalho em equipe entre os funcionários e gera um clima organizacional muito mais positivo.

Agora que você já entendeu quais são as principais vantagens e benefícios do endomarketing, o que está esperando para aplicar essa estratégia em seu negócio e obter sucesso?

Gostou do nosso conteúdo? Conta pra gente! Nós queremos saber a sua opinião.

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Mais posts