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Assessoria de Imprensa Marketing

Divulgador de notícias: principais dúvidas e como usar para SEO

O divulgador de notícias (newswire) é um serviço de disseminação de informações corporativas no formato de matérias jornalísticas, frequentemente utilizado por empresas e agências de comunicação. Sua principal característica é a garantia de publicação dos conteúdos em redes de veículos e mídias pré-estabelecidos.

Os principais benefícios deste serviço, a longo prazo, são a construção de autoridade online, melhorias no SEO e aumento de tráfego orgânico. Por isso, assessorias de imprensa e outros profissionais da comunicação passaram a ofertar esta estratégia aos seus clientes.

Saiba mais sobre a história do newswire neste artigo.

Ao mesmo tempo em que a divulgação de notícias se popularizou no Brasil, muitas dúvidas surgiram quanto ao funcionamento das plataformas e as expectativas de uso. Sendo assim, respondemos neste post as maiores dúvidas sobre newswire. Confira!

Vale lembrar que as respostas se baseiam nos processos e conhecimento da operação do DINO, e outras empresas que oferecem serviços semelhantes podem ter processos diferentes.

Como funciona o divulgador de notícias?

O funcionamento consiste no envio de conteúdo pelo profissional de comunicação (cliente), e a revisão (gramatical e do teor jornalístico do tema e da pauta em si) é feita pela equipe de jornalistas que, após aprovar o conteúdo, realiza a publicação nos veículos contratados.

Onde os conteúdos são publicados?

Cada empresa de newswire tem parceria com determinados sites e portais e isso também dependerá do plano contratado – que pode variar em número e tipo de veículos incluídos na rede de distribuição. No caso do DINO, temos parceria com 180 sites, entre eles Terra, IG, Metrópoles, Climatempo, Agência O Globo, Agência Estado e Mundo do Marketing.

Divulgador de notícias e assessoria de imprensa são a mesma coisa?

Não, os serviços são complementares. A assessoria de imprensa volta seu trabalho principalmente para o follow up com jornalistas e mídias espontâneas. Enquanto o divulgador de notícias atua na construção de autoridade da marca, alcance por meio de divulgação em grandes veículos e visibilidade. Inclusive, temos assessorias de imprensa que contratam o DINO para potencializar suas estratégias. Já o divulgador recebe das assessorias conteúdos relevantes, conectados com os principais fatos da atualidade e cujo caráter jornalístico agrega valor à rede de veículos de comunicação que receberão suas matérias.

Como é feita a revisão dos conteúdos? Existe checagem de fatos?

No DINO a revisão consiste em 2 pilares:

  • Fundamentos Editoriais: os jornalistas revisam elementos básicos da língua portuguesa como ortografia, gramática, pontuação e formatação;
  • Insights Editoriais: os jornalistas sugerem, com base em sua ampla experiência, dicas de ajustes para que o texto tenha o melhor resultado possível.

Os jornalistas não realizam a checagem minuciosa de fatos, porém se baseiam nos critérios e linhas editoriais aceitas pelos veículos parceiros para aprovar um conteúdo.

A curadoria dos conteúdos garante a inclusão de links? Pensando em uma estratégia de construção de backlinks

Sim, desde que o site de destino se enquadre nos critérios e linhas editoriais citados acima.

Por exemplo, não pode ser um site de apostas, sex shop, entre outros.

No caso de uma errata, como fazer?

Uma vez que o texto foi publicado, não é possível retirá-lo do ar. Então é preciso realizar uma nova publicação com a informação corrigida.

Se a empresa tem um blog, por que deveria usar o DINO ao invés de patrocinar o seu próprio conteúdo?

Essas duas ações são coisas diferentes e que se complementam. Patrocinar o conteúdo do seu blog fará com que ele ganhe tráfego rapidamente. Enquanto disparar uma notícia pelo DINO, além de atrair tráfego, a longo prazo irá contribuir para a autoridade da marca, uma vez que terá seu nome vinculado a portais de alta credibilidade.

Como o Google encara a indexação do mesmo conteúdo em vários canais? Qual ele privilegia?

O DINO inclui 4 tipos de tags nos conteúdos – Follow e Nofollow para os links inseridos dentro do texto, e Index e NoIndex para o link da matéria em questão.

Para que o Google não penalize o conteúdo depois de publicado, nós utilizamos as tags Follow e Index para os principais portais parceiros, e Nofollow e NoIndex para os blogs e demais sites da rede de parceiros.

Como é feita a curadoria dos blogs e sites parceiros?

Ao se candidatar para ser parceiro do DINO, o veículo passa por um processo de curadoria onde avaliamos seu alcance, credibilidade e se atende a critérios como:

  • Não pode conter excesso de publicidade;
  • Não pode ter conteúdo sexual/erótico/pornográfico, discriminatório etc.
  • Não pode promover conteúdo sensacionalista ou fake news;
  • Não deve conter conteúdo opinativo, parcial ou político-partidário.

Quanto custa para publicar textos?

O valor depende do tipo de contratação, que pode ser avulsa ou por contrato.

Clique aqui para acessar os valores e veja o que está incluso em cada plano.

Conclusão

O divulgador de notícias (newswire) é um complemento de peso para as estratégias de assessoria de imprensa e marketing digital, visando colher frutos a longo prazo como, por exemplo, a construção de autoridade na mídia. Neste post, respondemos os principais questionamentos sobre o tema, e se você ainda ficou com alguma dúvida é só enviar um e-mail para marketing@dino.com.br que retornaremos assim que possível.

O DINO é um divulgador de notícias online com publicação de conteúdos corporativos em grandes portais como Terra, IG, Metrópoles, Agência O Globo e Agência Estado. Clique e saiba como podemos ajudar sua empresa.

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