Divulgador de notícias: como funciona e qual o melhor para sua empresa
Assessoria de Imprensa Marketing

Divulgador de notícias: como funciona e qual o melhor para sua empresa

Na área de Assessoria de Imprensa é comum o envio de releases corporativos para jornalistas com o objetivo de enviar comunicados relevantes para mídia e promover marcas.

O que nem todos sabem é que existem plataformas no mercado para automatizar estes envios, podendo realizar disparos em massa para um mailing específico de jornalistas. No melhor dos casos, é possível ainda realizar o disparo de seu texto jornalístico com a publicação garantida em grandes portais através de divulgadores de notícias.

Diferentemente do que muitos profissionais da área possam pensar, o serviço de distribuição e publicação de notícias não substitui o trabalho das assessorias de imprensa. Pelo contrário, este tipo de estratégia surgiu justamente para superar uma dor real dos assessores: a de não garantia de verem suas pautas transformadas em notícias nos grandes portais e agências do país.

Por isso, resolvemos te ajudar a conhecer os principais divulgadores de notícia do Brasil para que você os analise e descubra qual é o melhor para sua empresa.

Como funciona um divulgador de notícias

O jornalista ou um responsável da empresa contratante escreve a notícia, ou em alguns casos, contrata a redação com a própria ferramenta de disparo. Alguns divulgadores prezam pela excelência dos conteúdos e, por isso, realizam revisões com curadoria dos textos antes de publicá-los em seus parceiros – como no caso do DINO.

Após a publicação, é possível visualizar a clipagem da notícia e ter acesso aos links onde foi publicada. Também é disponibilizado um relatório completo com dados de impressões da notícia, estados onde foi lida e outras informações.

Quando é indicado usar um divulgador de notícias?

A ferramenta é uma boa opção para as empresas que desejam ter presença na mídia, trabalhar visibilidade e ganhar autoridade. Ressaltando mais uma vez: o divulgador de notícias não substitui as assessorias de imprensa, mas sim complementa sua atuação.

Alguns casos interessantes para utilizar o divulgador de notícias:

• Assessoria de Startups que precisam anunciar o início de suas atividades e o desenvolvimento de seus negócios, demonstrando o que agregam de inovador no mercado;
  • Assessorias que trabalham com pequenas e médias empresas cujo foco é uma melhor identidade perante o público-alvo e expansão dos serviços para uma escala nacional;
  • Assessorias de artistas independentes (ou não) que precisam divulgar suas artes, sejam elas músicas, peças de teatro, pinturas, fotografias, etc.;
  • Comunicadores em geral que geram conteúdo relevante nas redes e podem trazer informações relevantes para os leitores de notícias.

Benefícios de usar um divulgador de notícias

Diferente do disparo de releases exclusivamente, onde não há a certeza da veiculação, o distribuidor de notícias oferece a publicação garantida, o que representa maior efetividade para a estratégia de assessoria de imprensa. Assim há uma entrega de resultados recorrentes para as marcas.

Alguns benefícios notados por quem utiliza divulgadores de notícias:

• Construção de autoridade online.
  • Melhora de ranqueamento em mecanismos de busca.
  • Expansão de visibilidade online.

Comparação de recursos e planos

Na tabela abaixo reunimos os dados dos principais divulgadores de notícias do Brasil para uma análise comparativa levando em conta seu custo-benefício, considerando os recursos de cada ferramenta.

* Valores coletados em 03/2020, a partir das respectivas empresas. Na dúvida consulte cada fornecedor para analisar condições especiais e recursos.

RecursosDINOPR NewswireJayPRO
Publicação garantida no Terra, Agência Globo, Agência Estado e Estadão Conteúdo✔️ ✖️✖️
Publicação garantida em mais de 30 portais ✔️ ✔️ ✖️
Clipagem✔️✔️
Mensuração de resultados✔️✔️ ✖️
Revisão de textos✔️✖️✔️
Oferece redação de textos✔️✔️
Envio para mailing de jornalistas✔️✔️✖️
Assinatura Anual (por nº de disparos)DINO
Plano Avançado
PR Newswire
Plano Brasil
JayPRO
Plano Sites
de Menor Porte
1 disparoR$ 355,82 / mêsR$ 710,00 / mêsR$ 120,00 / mês
2 disparosR$ 675,99 / mêsR$ 1420,00 / mêsR$ 240,00 / mês
5 disparosR$ 1636,57 / mêsR$ 2130,00 / mêsR$ 500,00 / mês

Conclusão

O divulgador de notícias é uma ferramenta indispensável para complementar a estratégia de assessoria de imprensa e melhorar o ranqueamento do seu site em mecanismos de busca. Existem algumas opções de divulgadores no Brasil e o DINO oferece um excelente custo-benefício em relação aos seus concorrentes.

Ainda está com dúvidas sobre divulgação de notícias corporativas? Clique aqui e saiba como podemos ajudar sua empresa.

Mais posts