Design de performance redes sociais engajar seguidores
Marketing

Design de performance para redes sociais: como engajar seguidores

Páginas comerciais em redes sociais são uma fonte importante para tráfego, oferecer suporte, relacionar-se com o público-alvo e fazer campanhas publicitárias. Algumas empresas lidam bem com essa tarefa, mas outras, com milhares de seguidores, conseguem apenas meia dúzia de curtidas por post.

Este problema pode estar ligado a vários fatores, como o conteúdo, frequência de postagens, ausência de autoridade e branding despadronizado. Neste post vamos nos concentrar no último item, com foco especial ao design da página.

Em parceria com a Anna Kuznetsova da Logaster – serviço online para criação de marcas, vamos falar sobre como criar ou aperfeiçoar uma página comercial com design que engaja.

Elementos visuais para criar uma página de empresa eficaz

Manual de marca

Cada elemento do perfil corresponde a um elemento do manual de marca. O conjunto de design para uma página comercial deve conter: logo nas versões colorida e monocromática (ou mais), cores corporativas definidas, fonte e padrão gráfico da marca.

Foto de perfil e capa

É comum usar o logo da marca na foto de perfil (versão simplificada, sem letras e slogans) e em detalhes específicos da imagem de capa. O logo deve transmitir (talvez com a ajuda de um texto) as informações sobre o tipo de página, o que ela apresenta e o que as pessoas podem obter nela.

Estilo de conteúdo

Espaços em branco para opções de design das postagens. Estilo de conteúdo consistente é a base do branding. O serviço do Logaster é capaz de gerar um logo para a sua marca gratuitamente e, além disso, oferece opções para capas, fotos de perfil, marcas d’água, modelos de postagem nos tamanhos e no estilo ideal para cada rede social.

Tamanho das imagens

O tamanho das imagens deve corresponder aos requisitos de cada rede social. Para cada plataforma, será preciso de um conjunto específico de materiais gráficos e formatos. A seguir daremos dicas de design para algumas das maiores redes sociais do mundo.

4 Princípios de design moderno para páginas de empresas em mídias sociais

1. Conteúdo para o público

A análise do público-alvo vem em primeiro lugar. Somente depois é possível fazer o branding do seu perfil e preparar um plano de conteúdo. Quem é o seu público? Em que local e nichos de mercado está localizado? O que deixa as pessoas interessadas? O que é único na sua página? A lista de perguntas pode e deve ser continuada. Quanto maior forem os detalhes nas respostas, maior serão as oportunidades para avaliar seu público-alvo e escolher a opção certa para o design e o conteúdo.

2. Tudo deve estar de acordo com o plano

Você deve ter um plano de conteúdo estratégico para os próximos 6 meses. O plano deve ter um lugar para as novidades da empresa, informações sobre o produto/serviço e suas vantagens, dados úteis, pesquisas, além de outras interações com o público. Quanto mais dinâmicas forem as postagens, mais chances você tem de engajar os seguidores.

3. Qualidade e somente qualidade

A cada minuto, cerca de 200 mil novas publicações aparecem nas principais redes sociais. O público tem bastante coisa para escolher. É fato: se o post não atrair as pessoas e não às provocar, elas simplesmente vão ignorar.

4. Sem contradições

As páginas precisam ser perfeitas em termos de conteúdo visual e semântico. A imagem do perfil deve estar em harmonia com o cabeçalho, bem como, com as imagens no feed. Não copie postagens de outras páginas e nem replique publicações de outras redes sociais. Os padrões diferentes de dimensão exigida podem distorcer as imagens.

Dica Extra – Design de performance no Instagram

Padronização do feed

Uma página profissional no Instagram ficará com um visual bacana se você postar de maneira consistente. Existem várias opções eficazes, entre elas:

  • xadrez – alterar os tipos de publicações para criar uma ilusão de tabuleiro de xadrez quando o feed é visualizado por inteiro. Você pode alternar entre fotografias em preto & branco e coloridas, ou fotografias e citações, etc.;
  • linha vertical ou horizontal – cada linha do feed é feita em um estilo de cor única, dedicado a um tópico ou um tipo de conteúdo;
padronização feed instagram

Estilo

estilo imagem feed instagram

Escolha alguns ângulos reconhecíveis que você usará regularmente para preparar as suas postagens. Um elemento de repetição é necessário para aumentar o reconhecimento do perfil. Se a direção da empresa (e o orçamento) permitir, você pode criar conteúdo com um determinado estilo. Por exemplo, todas as postagens terão figuras de pop art.

Conclusão

Como criar uma página para a sua empresa? Dedique-se à implementação dela da mesma maneira que estrutura a organização de campanhas publicitárias ou o desenvolvimento da marca. Planejamento, preparação de soluções visuais, criação profissional e foco no cliente são os componentes de uma estratégia bem-sucedida de engajamento de contas comerciais.

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