Critérios e Linha Editorial do DINO

Por DINO 19 de maio de 2021
Critérios e Linha Editorial do DINO

O que é notícia?

Notícia é um texto jornalístico a respeito de fatos, acontecimentos atuais e de interesse público que podem ser comprovados, por exemplo, por meio de dados de pesquisas e informações de mercado.

Como fatos sociais, econômicos, políticos, culturais e naturais que podem ser notícia desde que sejam de interesse público.

Nós, do DINO, preparamos este passo a passo completo para que o seu conteúdo se torne uma notícia com o potencial de informar, de forma rápida e simples, fatos relevantes para o público de nossos sites parceiros.

Características de uma notícia ideal do DINO

Os textos têm maior alcance quando atendem aos seguintes requisitos:

• É feito de forma informativa, sem emissão de opinião, que possua uma notícia de interesse público;

• Linguagem na 3° pessoa e imparcial;

• Possui de 5 a 8 parágrafos;

• Apresentam dados de mercado, resultados de pesquisa e outras informações que complementam a notícia produzida;

• Referencia todas as fontes citadas no texto, sem realizar denúncias, difamações, especulações ou mencionar terceiros sem autorização;

• Traz um porta-voz com relevância para comentar sobre o assunto;

• Imagens que condizem com a pauta.

 
dino divulgador de notícias

Os textos devem evitar:

• Nomes de empresas ou pessoas nos títulos para evitar caráter de release e teor publicitário;

• Informações institucionais, falar somente da empresa sem trazer fatos de interesse público (uma notícia vai além da uma informação específica sobre uma única organização);

• Imagens que apresentam logo de empresa ou retratos de pessoas fora do contexto;

• Assinatura ao final do texto;

• Saudações como: até logo, abraços etc.

Exemplo de uma notícia no Circuito Noticioso:

Passando a notícia a limpo:

Vamos estudar a notícia “Transtornos mentais em atletas de alto rendimento gera debate sobre saúde mental”, publicada em sites parceiros do DINO, como o Terra, no dia 13 de agosto de 2021.

Essa notícia atende aos requisitos citados anteriormente, em “Características de uma notícia ideal do DINO”.

1 – Título

Transtornos mentais em atletas de alto rendimento gera debate sobre saúde mental

Note que o redator escreve na terceira pessoa do singular, o que atende ao padrão jornalístico exigido pelo TERRA. Conforme o esperado, trazendo um tema abrangente e um elemento noticioso já no título.

Para evitar o caráter de release e ressaltar o de notícia, esta é uma estratégia a ser seguida, uma vez que nomes de empresas, produtos, ou terceiros devem ser deixados de fora de títulos jornalísticos.

2 – Resumo/introdução jornalística

A notícia está estruturada em quatorze parágrafos. Os dois primeiros parágrafos são chamados de “resumo/introdução jornalística”. Estes parágrafos, precisam responder algumas questões logo na abertura da notícia: Quem? O quê? Quando? Onde? Como? Por quê?

Situações recentes com esportistas de ponta, como a ginasta Simone Biles trazem a questão da depressão e da ansiedade para o centro da pauta; o psiquiatra indica alguns sinais e sintomas de alerta para procurar ajuda

Este é um dos recursos jornalísticos mais utilizados quando se trata de iniciar uma notícia e apresentar objetivamente os fatos mais relevantes. Além de facilitar a leitura, também agiliza o processo de escrita, conseguindo informar sem perder muito tempo.

3 – Desenvolvimento

Características gerais

A narrativa do texto deve ser feita em terceira pessoa, ou seja, o redator se “afasta” do fato e relata o que pôde observar, não se colocando como narrador participante. Por quê? Porque, como dito anteriormente, seu papel é informar o leitor por meio de relatos, sem expressar sua opinião a respeito – isso se tratando de notícias publicadas pelo DINO.

Observe que as informações são apresentadas seguidas da fonte, onde o redator evita o caráter opinativo e traz dados de terceiros.

Linguagem

Na notícia analisada, observamos que o redator escolheu utilizar uma linguagem coloquial com o fim de facilitar o entendimento para o maior número de pessoas possível. É assim que deve ser.

Isso não significa que as normas gramaticais possam ser desrespeitadas. Trata-se de usar vocabulário popular, cotidiano e inteligível, evitando – ou adaptando – termos técnicos demais; assim sendo, dependendo da atividade da sua empresa ou da natureza do seu produto, será necessário encontrar o vocabulário adequado para escrever a notícia.

Imparcialidade

O redator deve “traduzir” o fato de modo objetivo e o mais imparcial possível. Evidentemente, é impossível alcançar 100% de isenção no texto, afinal, a própria construção do texto e o que será destacado depende, sim, das escolhas de quem escreve. Mas o alerta é pontual: opinião é o leitor que forma a partir do que você, jornalista, informa.

Assim sendo, não são aceitáveis adjetivações ou frases com juízo de valor, do tipo “a empresa X é a melhor”, ou “o produto da empresa X é o melhor”. Frases desse tipo não são compatíveis com o padrão jornalístico, e além de não serem aceitas em veículos do Plano Profissional, demonstram por si só ao leitor que ele não está diante de uma notícia imparcial, mas de um conteúdo institucional com fins publicitários. Você não vai querer perder a credibilidade da sua notícia, não é?

Dados de pesquisa e/ou informações de mercado

Dados de pesquisa são fundamentais para embasar o que está sendo apontado e dar credibilidade à notícia. Seja no segundo ou terceiro parágrafo, estes elementos devem ter conexão com o tema abordado e, obviamente, os devidos créditos. Há muitas pesquisas divulgadas na web, então, basta procurar bem e alimentar ainda mais a notícia com informações relevantes.

Na notícia em estudo, são utilizados diversos dados de pesquisa e especialistas. Isto é importante para fundamentar o seu texto e dar credibilidade à notícia. Um conteúdo sem dados e referências corre o risco de ser taxado como um texto institucional ou publicitário, ou seja, fora do padrão esperado pelos sites parceiros do DINO. Além disso, o leitor sabe reconhecer quando o texto se trata de uma notícia, e tende a ter mais confiança nesse conteúdo do que em um texto explicitamente institucional/publicitário.

“Para o especialista, quanto mais precoce for o diagnóstico e o início do tratamento com acompanhamento profissional, maiores são as chances de recuperação para casos de depressão e ansiedade. Masci destaca a necessidade de um conhecimento mínimo sobre os principais sinais e sintomas dos transtornos, destacando alguns indícios que podem indicar tais situações.”

Essa estratégia irá se repetir em outro trecho, adiante: “Estudo publicado em 2016 no periódico Frontiers in Psychology aponta que a prevalência de depressão costuma ser maior em atletas que praticam esportes individuais do que naqueles que disputam competições em equipe. Outra análise, publicada em 2018 pelo European Journal of Sport Science, após acompanhamento pelo período de um ano de atletas de elite, indicou que transtornos de saúde mental ocorreram em 5% a 35% destes esportistas.” (Fonte).

Citações

“Às vezes, convivemos com outras pessoas que também estão passando por momentos de dificuldade emocional e pensamos ‘a vida é assim mesmo’. Mas não é”, diz ‘nome do psiquiatra’.

O trecho em destaque é de uma das citações presentes da notícia que estamos analisando. Ferramenta muito útil para registrar a opinião de fontes e especialistas, este pode ser o espaço ideal para dar voz a uma fonte da sua empresa/produto.

Tempo verbal do texto

De preferência, o tempo verbal deve ser, sempre, presente. Isso faz com que o relato se mostre mais preciso e recente. Entretanto, em casos de notícias pós-eventos ou resgate de assuntos abordados anteriormente, o tempo verbal deve ser coerente ao contexto, podendo se referir ao passado.

Imagens

Na notícia analisada, a imagem escolhida para ilustrar a matéria está dentro do padrão aceito pelo DINO. Observe que se trata de uma imagem genérica, e que remete diretamente ao tema abordado na pauta.

É assim que deve ser. São aceitas imagens que condizem com a pauta em questão, não apresentem logo de empresa, produtos com o nome ou logo das marcas, ou retratos de pessoas fora do contexto da notícia; Fotos também são bem-vindas, desde que sigam o mesmo caminho dos dados de pesquisa. Devem ter conexão com o tema abordado e créditos remetidos ao fotógrafo.

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