Como um novo conceito de release pode ajudar em minhas divulgações?

Por DINO 27 de julho de 2017
Como um novo conceito de release pode ajudar em minhas divulgações?

Falar que estamos no auge da era da informação é o mesmo que ignorar os constantes avanços tecnológicos, poderosos agentes de transformação que tornam o futuro cada vez mais imprevisível.

Como sabemos, hoje, estamos cercados por informações provenientes das mais variadas mídias e fontes, o que torna a capacidade para filtrá-las uma tarefa bastante difícil. Não são raros os casos em que notícias falsas são propagadas por meio das mídias sociais, por exemplo, mesmo quando soam absurdas.

Para as empresas, essas informações cruzadas difundidas por meio da web e até dos jornais impressos podem ser prejudiciais. Se não agir com velocidade, os danos à imagem e à marca da corporação podem se tornar irreversíveis. É nesse cenário que a produção de um novo conceito de release pode ter um impacto significativo na construção da reputação de uma empresa e na contenção de crises, além, é claro, de facilitar a divulgação dos seus produtos e serviços.

 
dino divulgador de notícias

O que é esse novo conceito de release?

Em termos gerais, podemos dizer que esse novo conceito é um texto institucional, cujo principal objetivo é a divulgação da empresa ou dos novos produtos e serviços lançados por ela no mercado.

Vale lembrar, ainda, que existe também a figura do press release, cuja finalidade é a repercussão em sites de cunho jornalístico, revistas e jornais.

É importante destacar que, diferentemente de outros tipos de textos institucionais, como os descritivos da empresa, normalmente disponibilizados no site, aqui deve prevalecer um certo grau de atualidade e, sempre que possível, de ineditismo. Isso porque a principal função do novo conceito de release é a sua repercussão, seja por meio das mídias sociais, ou sites e blogs.

Como esse novo conceito ajuda a colocar sua empresa no topo?

Seu uso é comum na contenção de crises, como quando informações indesejadas são propagadas por meio das mídias sociais ou pela imprensa, sejam elas falsas ou verdadeiras. É possível, ainda, se utilizar deste tipo de material para a divulgação de ações, produtos, eventos, serviços, dentre outros.

Vamos dividir as quatro utilizações no meio corporativo:

Divulgam sua marca e serviço

Essa é a aplicação mais comum no meio empresarial. Quaisquer referenciais positivas acerca do negócio serão bem vistas; por isso, é importante difundir as informações de forma ativa na web e na imprensa.

Os novos conceitos de releases facilitam a transmissão de informações desejáveis pela empresa. É uma oportunidade para que a própria organização tome as rédeas do conteúdo que é difundido, mostrando as ações e novidades promovidas.

Passam credibilidade para o seu cliente

Cada vez mais, as empresas têm que lidar com clientes mais ativos e exigentes. Com a multiplicidade de mídias disponíveis atualmente, é comum que o público realize pesquisas sobre as organizações, seja para descobrir a sua idoneidade, seja para se informar melhor a respeito dos serviços e produtos oferecidos. Por isso, nada melhor para os negócios que

possuir boas referências, principalmente quando estamos falando de matérias publicadas em sites, jornais e revistas de relevância nacional ou local.

Diferentemente dos meios tradicionais de divulgação, a utilização dos novos conceitos de release trabalha em cima da visibilidade e credibilidade das informações transmitidas. Quando a própria empresa é o interlocutor, as informações fornecidas têm um cunho meramente institucional; contudo, quando publicadas por terceiros, ganham relevância e autenticidade.

Dão um ‘’rosto’’ a sua empresa

Como mencionado anteriormente, o novo conceito de release faz uso de recursos jornalísticos, como as aspas, que são falas de porta-vozes da empresa durante o texto. Desta forma, é possível que o leitor se identifique mais com o conteúdo lido, já que há uma identificação subjetiva, ou seja, um “alguém” que está comunicando. Esse é outro fator, inclusive, que contribui para o aumento da credibilidade do conteúdo passado.

Quando as informações são divulgadas por meio das aspas, a sensação é de que há um comprometimento entre a pessoa que comunica e o leitor.

Dão visibilidade a promoções e outras estratégias da empresa

Por fim, e não menos importante, outro benefício do uso do novo conceito de release é a divulgação de promoções e estratégias da empresa. A cada ação realizada, um conjunto enorme de informações precisa ser divulgado. Para que não haja dispersão de informação ou, até mesmo, desinformação – caso em que a omissão ou a falta de detalhamento abre espaço para interpretações errôneas –, o empreendedor deve ter cuidado para esclarecer todos os detalhes das promoções ou estratégias adotadas.

Além disso, este tipo de material normalmente é bem recepcionado por diversos blogs e sites especializados. É preciso trabalhar bem o conteúdo para que as ações ganhem o devido destaque, mas sem desconsiderar, é claro, outros tipos de ação de marketing.

Em resumo, é importante destacar que o novo conceito de release assume um papel estratégico para a empresa, não só no campo da divulgação e contenção de crises, como também na própria organização interna.

Assessoria de Imprensa Jornalismo