Como emplacar pautas
Assessoria de Imprensa Jornalismo

Como emplacar pautas com um texto de sucesso

Os jornalistas comumente recebem um grande volume de pautas todos os dias. Ao se deparar com esta realidade, pode-se perguntar: “quais as chances do meu texto ser lido ou publicado por estes profissionais?” Realmente são poucas, porém os conteúdos que chamam a atenção dos jornalistas possuem alguns elementos em comum, e é sobre isso que falaremos hoje, em parceria com a Karol Oliveira, Redatora da Base ID – plataforma de inteligência imobiliária, e cliente do DINO.

Confira a seguir os elementos de um texto bem escrito e noticiável.

1. Defina os pontos de dor

É um jeito inteligente de organizar o texto e direcioná-lo para o público certo, evitando conteúdo publicitário.

Escolha uma abordagem para atrair a atenção do seu público-alvo de maneira indireta. Faça com que ele enxergue a dor e a solução para o dilema dele através do seu texto.

2. Lembre-se: você está escrevendo para jornalistas

Por isso, responda algumas perguntas “jornalísticas” no seu texto, seguindo a dinâmica da “pirâmide invertida.”

  • O quê? Fale o que aconteceu. Comece pelo fato e não enrole. Qual é o problema?
  • Quem? Cite alguém ou algo específico que pode ser beneficiado com a solução.
  • Como? Apresente aos poucos as opções de resolução que a sua empresa oferece.
  • Por quê? Sempre tem um motivo. Você pode citar os motivos na manchete, exemplo: “Evento imobiliário traz transformação digital em meio ao cenário atual”.
  • Quando? Caso já tenha acontecido, informe. Se não aconteceu, esclareça quando ocorrerá.
  • Onde? Se houver um espaço físico ou digital, informe.

3. Defina seu estilo, mas fique de olho

Sempre tenha em mente qual a imagem que você quer passar e qual público deseja atingir para definir o estilo de comunicação que irá usar.

Definiu seu estilo textual e as dores que seu produto/serviço resolve? Agora é hora de colocar a mão na massa e começar a escrever o seu texto. Lembre-se: escreva uma notícia que você também leria.

Informe ao leitor que sua empresa tem conteúdo suficiente para ajudá-lo. Quando você escreve conteúdo relevante, sua credibilidade aumenta.

É interessante buscar autoridades no tema, entrevistar um especialista ou pessoas que de alguma forma se beneficiaram com a sua iniciativa.

4. Escreva uma notícia, não um release

  1. Seja criativo: use dados de mercado e traga informações relevantes sobre o nicho em que atua. Sempre utilize fontes confiáveis.
  2. Não fale diretamente com o leitor: é importante que o texto seja escrito em 3ª pessoa. Se quiser falar algo em 1ª ou 2ª, utilize aspas.
  3. Um pouco de suspense vai bem: coloque o nome da sua empresa apenas no resumo do texto. Deixá-lo no título faz com que menos pessoas se interessem por ele.
  4. Cuidado com a foto: selfie e notícia não combinam. Utilize fotos que tenham um contexto e evite logos.

5. Não venda, entregue valor

Mais importante do que falar sobre o seu produto é fazer as pessoas se identificarem com o que você resolve.

Quando sua matéria é publicada, milhões de leitores podem ter acesso àquele conteúdo. E a forma como você aborda é que vai gerar o interesse desse público. Coloque-se no lugar do leitor. Você está navegando no Terra, por exemplo.

Em qual das duas chamadas você clicaria?

a) “AGV lança novo modelo de capacete no Brasil”.
b) “Novo modelo de capacete italiano promete proteger 30% mais que os modelos anteriores”.

Com certeza a segunda chamada gera um interesse maior no público, mesmo não sendo publicitária.

6. Formule um texto noticiável

Obedecendo ao critério de noticiabilidade, o jornalista /editor fará um check in criterioso antes de publicar a sua notícia. Olha só:

  1. Clareza: existe evidências, referências que comprovem o fato?
  2. Utilidade: o dado é útil ou relevante para a sociedade?
  3. Surpresa: o texto apresenta algo notável como o “dono” que morde o “cão”?
  4. Impacto: qual o impacto que o assunto causa na sociedade?
  5. Conflito pessoal: apresenta uma situação de conflito, uma revelação ou algo que mudará a vida de pessoas?
  6. Novidade: o fato apresenta uma novidade, como um evento sobre transformação digital em tempos de crise?

7. Encerramento

Sugestão de pontos importantes para a conclusão do seu texto:

  • Marcos: o que foi alcançado e o que está por vir?
  • Depoimentos: quem apoia a ideia (ou não)?
  • O que vem por aí? Como o público pode interagir ou saber mais?

Bons exemplos para seguir

Conclusão

A concorrência pela atenção dos jornalistas é alta. Cada vez mais é necessário apostar em textos de qualidade e que atendem aos critérios de noticiabilidade para emplacar pautas. Estruturar seu conteúdo com elementos habituais de textos jornalísticos é a ponte para maximizar a visibilidade.

O DINO é um divulgador de notícias online com publicação de conteúdos corporativos em grandes portais como Terra, IG, Metrópoles e Mundo do Marketing. Clique e saiba como podemos ajudar sua empresa.

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