Como construir reputação de marca e fortalecer a imagem da empresa

Por DINO 9 de abril de 2021
Como construir reputação de marca e fortalecer a imagem da empresa

Nunca foi tão importante manter uma boa reputação e conquistar a confiança do público. No mundo das marcas isso é bastante visível. A classe C, que representa a maioria da população brasileira (100 milhões) com rendas per capita que variam entre R$ 500 e R$ 2.000, foi alvo de um estudo do Ibope Inteligência sobre sua relação de consumo.

Um dos insights do estudo é o fato de que os consumidores da classe C analisados, mesmo com menor poder aquisitivo, priorizam marcas nas quais confiam, até mais do que o custo do produto/serviço, evitando assim o risco de errar na compra e sofrer com o desperdício da verba.

dino divulgador de notícias

Essa informação também é interessante de observar quando associamos aos tempos difíceis que muitas empresas enfrentam devido à pandemia da Covid-19, em que o modo “sobrevivência” é ativado. Ou seja, se os consumidores estão priorizando o consumo de marcas confiáveis, esta é uma grande oportunidade para trabalhar a reputação da sua empresa e tudo o que está envolvido nisso.

Como sua marca pode construir reputação e confiança

Segundo estudo divulgado pela Reputation X, 74% dos consumidores têm maior confiança em uma empresa quando leem críticas positivas sobre ela e 60% dos compradores desistem da compra ao ver críticas negativas. Logo, a primeira sugestão é monitorar de perto os canais de avaliação, solicitações e reclamações que sua empresa recebe. Desde os canais de contato próprios, até as plataformas como Reclame Aqui e Google Business. Sempre responda todas as interações e resolva os problemas o mais rápido possível para evitar incômodos ao seu cliente.

As mídias sociais são igualmente importantes para construir a reputação da marca, uma vez que um potencial comprador tem fácil acesso aos posts e comentários sobre a marca na internet. Assim, estar presente nas discussões é a maior chance que a sua marca tem de falar por si mesma, acabar com fake news ainda no início e educar detratores para que conheçam a realidade da empresa.

Lembre-se: todos os pontos de contato da sua marca estão suscetíveis à crise de reputação em algum momento: seja atendimento, vendas, operação, logística, etc. Apesar de ser importante ter um plano de contenção de crises, mais importante ainda é agir rapidamente diante delas para minimizar seu impacto no negócio.

Com as questões internas resolvidas, é hora de expor sua marca para o mundo. A melhor forma de fazer isso é tornar-se referência na área de atuação, conquistando a confiança do público. Um meio muito interessante para fazer isso é a publicação de notícias em veículos relevantes. Clique para saber como funciona.

Conclusão

Para sobreviver aos tempos difíceis e gerar vendas em qualquer segmento é necessário ter uma marca forte e reputação impecáveis. Lembre-se sempre de que pessoas (B2B) e empresas (B2B) estão cada vez mais criteriosas para destinar sua verba à aquisição de algo novo. Logo, provar o seu valor e construir confiança são alicerces de extrema importância neste momento e daqui em diante.

Assessoria de Imprensa Empreendedorismo Marketing