Geral

Cinema: 30 filmes que todo jornalista deve assistir

No site “Filmow” é possível encontrar uma lista com clássicos da Sétima Arte que abordam a realidade e os diversos dilemas do meio jornalístico 

O jornalismo é uma prática essencialmente multifacetada. Por lidar com diversas áreas do conhecimento, exige que seus profissionais “flexibilidade” para saber noticiar os fatos sociais e seu impacto na vida das pessoas. São muitas as experiências que integram a carreira de repórteres, editores, e os demais comunicadores. Consequentemente, boas histórias nascem dessas vivências e merecem ser compartilhadas. Mas como dividi-las com o mundo? Bem, tratando-se de contar histórias, há formatos para todos os gostos, mas destacamos aqui um em especial: o cinema.

Não foram poucos os filmes que tinham como protagonista os tão versáteis jornalistas. Se não ocupavam o papel principal, ao menos tinham uma função crucial para o desenvolvimento da trama ou desfecho do relato. Evidente que nem todos os longas eram retratos fiéis da realidade – como documentários – e há sempre o bom e velho espaço para a “fabulação”. Isso, de fato, enriquece a narrativa sobre tal profissão e revela outras perspectivas a respeito da “arte de informar”.

Para aqueles que apreciam a Sétima Arte e também se interessam pela profissão de jornalista, temos uma recomendação bem interessante. Na rede social voltada para cinema, “Filmow“, foi divulgada uma lista com 30 filmes sobre jornalistas – ou baseados em relatos dos mesmos – que inclui clássicos  e produções recentes como “Cidadão Kane”, “O informante” e “O Show de Truman”. Há também o nacional, “Cidade de Deus”, cujo conteúdo foi baseado nos relatos de um jornalista ex-morador da comunidade carioca.

Abaixo, destacaremos os cinco primeiros indicados e em seguida colocaremos mais três títulos que não apareceram na lista, mas são bem interessantes e estão dentro do tema abordado. Para ter acesso completo a todos os nomes, clique aqui.

Dicas dadas, agora é só arranjar um sofá, cobertores e pipoca. Sim, pipoca é importante. Boa sessão.

1. Todos os Homens do Presidente

Sinopse

2. Salvador – o Martírio de um Povo

Sinopse

3. Quase Famosos

Sinopse

4. Um Sonho Sem Limites

Sinopse

5. Cidade de Deus

Sinopse

Nossas Indicações:

1. Capote

Sinopse

2. O Custo da Coragem

Sinopse

3. Leões e Cordeiros

Sinopse

Mais posts