Boas práticas de backlink - By DINO
Conteúdo Marketing

Quatro boas práticas de backlink

Para ajudar a compor uma cadeia de interesse para os usuários, muitas empresas têm recorrido a uma estratégia simples, mas de grande impacto: os backlinks — aquelas palavras sublinhadas, ao longo de um artigo, que ajudam a complementar a leitura.

Existem, inclusive, boas práticas para transformar essa rede de conteúdos relevantes em um poderoso atrativo para a sua empresa.

O que são backlinks?

Resumidamente, são links posicionados de forma inteligente, em um artigo, para enriquecer o conhecimento dos seus leitores.

Eles podem direcionar a leitura de sua audiência para outro artigo de autoria da sua empresa ou, ainda, para fontes externas — uma pesquisa internacional, por exemplo. São, portanto, links que ajudam a dar mais credibilidade para os seus argumentos dentro daquele artigo em questão.

Quais são as melhores práticas de backlink?

Guest posting

Aí está uma maneira eficiente de tornar-se, literalmente, um link relevante em outras páginas. O guest posting costuma ser uma parceria entre empresas, na qual uma produz conteúdos relevantes para a outra, mas que possam ser associados — direta ou indiretamente — à sua própria marca.

Por exemplo: uma empresa de seguros automotivos que faça uma parceria com uma concessionária. Assuntos complementares, e que podem ajudar o consumidor a uma tomada de decisão mais precisa.

Além de ter um texto de sua autoria no blog de outra empresa, você pode fazer uso de links para outros artigos. Os seus links internos, portanto, tornam-se linkagens externas dentro desse blog, agregando ainda mais relevância para os mecanismos de busca.

Atenção à concorrência

O monitoramento do mercado tende a ser uma opção eficiente para todo tipo de campanha — para a de backlink, inclusive.

Para isso, use recursos de análise de ferramentas como o SEM Rush para ver onde eles andam realizando as suas ações de backlink. Consequentemente, você pode identificar carências e oportunidades com base nas ações dos competidores de mercado.

Nesse sentido, ainda, você pode optar por uma ação que está em alta e consiste em monitorar os links quebrados dos concorrentes em outras páginas.

Assim, você reporta o erro ao admin e oferece uma postagem sua, no lugar, substituindo o link problemático e com um conteúdo presumivelmente mais completo.

Você pode fazer esse trabalho com diversas ferramentas populares do mercado, mas algumas das mais usadas são:

  • SEMRush;
  • Monitor Backlinks;
  • AHRefs.

Sites de referências

Esses são os grandes auxiliares de empresas que trabalham de maneira regionalizada (como comércios locais) e em nichos. Afinal, ainda que os links não ocorram de maneira diferenciada, produzem grande impacto para os empreendimentos.

É o caso de sites e serviços distintos, como:

  • Google Meu Negócio;
  • TripAdvisor;
  • Yelp;
  • Páginas Amarelas.

Entre outros. Quando o usuário já tem uma boa ideia do que deseja, os mecanismos de busca podem facilitar para a geração de cliques para o seu estabelecimento e que facilitem a tomada de decisão.

Variação de textos-âncora

O texto-âncora é aquela palavra-chave na qual você vai inserir um link — interno ou externo. No geral, são termos associados às pesquisas relacionadas pela sua audiência. O que torna a estratégia bastante usada em guest posts ou mesmo em produções corriqueiras de conteúdo.

Só que tenha em mente o seguinte: esqueça a questão robotizada de que estamos escrevendo para os bots do Google e de outros mecanismos de busca a fim de ranquear a página, exclusivamente.

A partir do momento que você produz conteúdos de real valor para os leitores, eles vão buscar a sua página por conta própria. Mesmo que você faça uso do guest post e de texto-âncora, evite pensar na estratégia como uma ação mecânica para atrair os bots.

O direcionamento tem que ser orgânico para que a leitura seja fluída e prazerosa. Do contrário, de que adianta estar entre os primeiros resultados de pesquisa, se o leitor vai sequer terminar a leitura?

Por isso, ainda que o backlink priorize uma ação automatizada, não se esqueça que o conteúdo relevante ainda é a principal palavra-chave do marketing digital.

Ao manter esse fator em foco, associado às melhores práticas de backlink, a sua empresa pode acumular ótimos resultados gradualmente.

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