Assessoria de imprensa para sua marca: como fazer e resultados
Assessoria de Imprensa Empreendedorismo

Assessoria de imprensa para sua marca: como fazer e resultados

De acordo com levantamento do SEBRAE, em maio de 2020 o Brasil somava 17,3 milhões de Pequenos Negócios – o correspondente a 90% do total de empresas no país. Neste cenário altamente competitivo, tudo conta para destacar a empresa da concorrência. Por isso, reunimos neste artigo informações importantes sobre a estratégia de assessoria de imprensa para potencializar pequenos e médios negócios.

Começando pelo conceito: o que é assessoria de imprensa?

É o trabalho de comunicação que tem por objetivo final ser o elo entre a marca e a imprensa. Surgiu profissionalmente nos Estados Unidos, com o jornalista Ivy Lee, em 1906 (Livro O Processo das Relações Públicas, de Hebe Wey) e no Brasil, em 1930, com a empresa Light (Livro História das Relações Públicas, de Cláudia Peixoto de Castro).

E qual o cenário atual? A área está cada vez mais tecnológica e digital; com dados e contatos com veículos on-line e influenciadores.

Por que dedicar tempo e recursos à assessoria de imprensa? Benefícios e resultados esperados

Entre os benefícios, podemos citar que:

  • Torna a empresa/marca conhecida perante o público-alvo;
  • Faz a marca conquistar credibilidade no mercado;
  • Pode ajudar na redução de custos com publicidade.

Quanto aos resultados, a partir de um trabalho de assessoria de imprensa, uma empresa pode conseguir se destacar positivamente no mercado e, assim, impulsionar os seus negócios.

Quem é o profissional que faz assessoria de imprensa?

Atuam na área profissionais com formação em jornalismo ou relações públicas, que podem ser contratados diretamente por qualquer empresa, atuar em alguma agência de comunicação ou trabalhar de forma autônoma.

Quais as funções do assessor de imprensa?

Entender o que ocorre dentro do cliente, monitorar o que sai na imprensa, produzir conteúdo, fazer follow up com jornalistas. Além de desenvolver pautas e mensurar resultados.

O que é melhor: ter um departamento na empresa ou contratar agência?

Na verdade não existe o melhor, ambos têm vantagens e desvantagens. Embora possamos elencar alguns pontos:

  • Agência externa: tem uma estrutura voltada para a área e contatos com clientes e jornalistas. Por outro lado, geralmente atende mais de uma conta, dividindo a atenção do responsável.
  • Na própria empresa: há o profissional com atenção exclusiva às demandas da própria corporação. Porém, corre o risco de ficar em uma “bolha”, sem conhecer devidamente o mercado e com networking limitado muitas vezes ao setor da marca.

Exposição na mídia gera o que?

Separamos dois bons exemplos, da Dove e do MC Donalds que demonstram como a exposição na mídia pode gerar resultados. Em ambos os casos, as marcas conquistaram mídia espontânea com linguagem atrativa ao público-alvo, e consequentemente:

  • Atraíram visitantes para os sites das empresas e aumentaram o tráfego orgânico;
  • Fortaleceram a imagem institucional das empresas;
  • Construíram autoridade para as marcas em determinados assuntos.

Ou seja, as ações criaram um ambiente favorável para negócios, onde as marcas apresentaram-se ou reimpactaram os consumidores, que ficaram mais aptos a comprar.

Cases de assessoria de imprensa em PMEs

Case: BRy Tecnologia

Com estratégias de marketing digital e assessoria de imprensa, a BRy Tecnologia reformulou sua área de marketing, resultando em 56% das vendas em dois anos. Somente em 2019, a marca conquistou 151 inserções na imprensa e construiu autoridade em veículos segmentados de tecnologia, que gerou um retorno de 194,74% de tráfego orgânico no site, melhor ranqueamento orgânico em mecanismos de busca e 12,83% das vendas geradas a partir das ações de marketing.

Case: Prêmio Comunique-se

Com ativação de parcerias com 16 veículos de comunicação, a premiação do Comunique-se, reconhecida por ser o “Oscar do Jornalismo Brasileiro”, registrou mais de 1,5 milhão de votos na edição de 2019. No dia seguinte à ocasião, mais de 100 veículos repercutiram sobre o evento de forma espontânea.

Como fazer assessoria de imprensa com sucesso

O trabalho de assessoria de imprensa passa por algumas etapas, como:

  • Definição dos temas de interesse e de domínio da empresa;
  • Definição de porta-vozes;
  • Listagem de veículos de comunicação de interesse;
  • Listagem de formadores de opinião a desenvolver relacionamento próximo;
  • Desenvolvimento de conteúdo (pauta a ser oferecida na mídia), que precisa ter apelo junto ao público e que deve ter alinhamento ao tipo de material divulgado pelo veículo de mídia.

Como conseguir o contato dos jornalistas

  • Contratando uma ferramenta de PR;
  • Buscas via Google e abordagem por meio das redes sociais;
  • Follow up: ligar nas redações dos veículos de comunicação e, assim, conversar com jornalistas — profissionais de mídia costumam receber um volume alto de e-mails, então a concorrência é acirrada. Este trabalho normalmente é desenvolvido por agências especializadas.

Dica para emplacar pautas na mídia

A DINO – Agência de Notícias Corporativas é uma solução usada amplamente por agências de comunicação e empresas. Ela não substitui o trabalho das assessorias, mas potencializa o alcance das divulgações, garantindo a publicação das notícias. A DINO é parceira de mais de 200 portais de notícias e na lista estão veículos como Terra, iG, Metrópoles, Agência O Globo e Agência Estado. Veja como funciona na prática:

Quer saber mais sobre a DINO? Fale com nossa equipe pelo chat, neste link.

Quais resultados esperar com o trabalho contínuo

  • Retorno em visibilidade;
  • Construção de autoridade;
  • Ajuda o conteúdo a ser bem posicionado em buscas no Google;
  • Métrica em tempo real (volume de distribuição e quantidade de visualizações do conteúdo);
  • Mailing jornalístico: o conteúdo publicado é enviado em e-mail para profissionais da imprensa cadastrados na plataforma.

Conclusão

A estratégia de assessoria de imprensa, aliada ao marketing digital, traz resultados expressivos para as pequenas e médias empresas. Mesmo sem orçamento relevante para este fim, é possível iniciar dentro de casa, aos poucos. E com trabalho contínuo, é possível colher excelentes resultados.

Mais posts