Assessores de imprensa: 6 dicas para alcançar o sucesso

Por DINO 7 de maio de 2014
Assessores de imprensa: 6 dicas para alcançar o sucesso

A área de assessoria de imprensa vem ganhando destaque cada vez maior no mercado.

Os principais benefícios de contar com os serviços dela são:

  • Visibilidade na imprensa;

  • Ganho de reputação e fortalecimento de marca;

  • Difusão de informações positivas;

  • Possível alavancagem nas vendas (abre portas para possíveis clientes que nunca ouviram falar de você);

  • A empresa será mais visível nos mecanismos de busca, já que o material enviado pela assessoria é publicado em sites e portais e ficará arquivado por muito tempo.

É uma área que se mostra repleta de desafios no dia-a-dia, que podem ser superados com planejamento e algumas reflexões.

dino divulgador de notícias

1. Escolha ser assessor de imprensa por acreditar no que faz

Não escolha sua profissão pela possibilidade de “ganhar mais dinheiro”. Qualquer profissão bem sucedida exige envolvimento, estudo e constância. Um bom rendimento financeiro se torna consequência da execução do seu trabalho no decorrer do tempo.

2. Assessoria exige dedicação e flexibilidade

É uma profissão com atividade dinâmica que, na prática, vai exigir que você trabalhe com um plano bem pensado, mas também com muito jogo de cintura para acolher o que vai surgindo. As mudanças no decorrer de um processo, podem ser vistas, muitas vezes, como oportunidades.

3. Relacionamento

É necessário um ótimo relacionamento com as pessoas, tanto com os clientes (pessoas físicas, entidades, empresas ou órgãos públicos) quanto com a mídia.

4. Leitura em dia

Ler vai te ajudar a ser mais crítico, a ver sempre muitas oportunidades. Ter referências bibliográficas é extremamente relevante, assim como ter constância no acompanhamento dos veículos que você vai desejar pautar. Para escrever bem, é importante estar com a cabeça aberta, longe de preconceitos e disposto a conhecer e entrar em novos universos. Representar pessoas, de certa forma, vai exigir isso do especialista.

5. Facilite sempre

O papel do assessor de imprensa não surgiu e continua à toa. Cada solicitação deve ser vista com importância. Tudo é uma questão de se colocar no lugar das outras pessoas.

6. Esteja pronto para administrar crises

Seja uma entrevista que foi desmarcada em cima da hora, o assessorado que está preso no engarrafamento, ou mesmo o release que só pode sair depois que você tiver um bom material (pesquisado e recebido pelo cliente), é preciso contar  com a compreensão dos  envolvidos. Respira!

Quer saber mais sobre as tendências da área da comunicação? Baixe grátis o ebook “As tendências da área de assessoria de imprensa” e invista nas maiores estratégias para alavancar os resultados de seus clientes!

Assessoria de Imprensa