5 ações para sua agência de comunicação superar a crise do COVID-19

Por DINO 20 de março de 2020
5 ações para sua agência de comunicação superar a crise do COVID-19

A pandemia mundial do COVID-19 está gerando prejuízo para muitos setores. De acordo com a agência de notícias Bloomberg estima-se que no total, esta crise resulte em uma perda de US$2.7 trilhões à economia global.

Já é sabido que em tempos difíceis a comunicação e o marketing são os primeiros afetados, mas não deveriam, pelo contrário. Pois eles são grandes ferramentas para superar os impactos. E além do mais, um dia o coronavírus vai passar e vamos voltar às nossas vidas. Por isso, as marcas devem preparar-se para amenizar os efeitos da crise e voltar ao mercado com força total depois desta fase difícil.

Diante de nossas próprias preocupações no mercado de comunicação, e vendo as dificuldades de nossos clientes, nós do DINO em parceria com o Grupo Comunique-se, construímos um plano de ação ágil para reduzir desde já os impactos da crise no setor. Gostaríamos de compartilhar com você os melhores insights.

1 – A crise vai passar, por isso esteja preparado

Conscientize seus clientes de que não é inteligente desaparecer do mercado neste momento. Isto será um tempo perdido que deveria ser utilizado para otimizar as campanhas atuais, visando elevar o ROI. Porque tão logo a crise passar, o poder de compra irá subir e aos poucos o mercado irá se estabilizar novamente. Lembre-se de que quem está trabalhando para isso desde já, terá vantagens no futuro.

 
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2- Fortaleça a marca do seu cliente antes que o concorrente faça isso

Deixe claro para o seu cliente que este é o momento de aproveitar para fortalecer sua marca. Realize campanhas de brand awareness, esteja presente na cabeça do público nesta fase, deixe-o com vontade, para que depois ele se lembre de sua marca.

3 – Retenha seu cliente oferecendo outros serviços de comunicação

Os empresários, apavorados com as perspectivas de prejuízo a longo prazo, já começaram a realizar cortes orçamentários e de pessoal. Começando pelos que não parecem ser cruciais para a vida das empresas.

Não queremos que isto ocorra com sua agência. Então estimule o seu cliente a continuar utilizando os serviços. Mantenha as campanhas ativas e mais otimizadas do que nunca, realize suas entregas com ainda mais qualidade. Seu cliente cancelou algum dos serviços? Converta seu contrato em outros serviços e o retenha por mais tempo.

4 – Assessoria de imprensa: a hora é agora!

Muitas marcas, em pânico saíram da mídia. E com menos competição no envio de releases para jornalistas de redação, as suas chances de conseguir emplacar uma pauta na mídia são imensamente maiores. Este insight é uma oportunidade de agregar valor na entrega para o seu cliente e ainda oferecer um serviço a mais.

5 – Oportunidade na crise: setores aquecidos

Nem todos os setores foram prejudicados pela crise, alguns estão até se beneficiando. O gráfico abaixo, extraído do site Neil Patel, aponta que setores como finanças, alimentação, saúde, mídia e indústria farmacêutica tiveram um aumento no tráfego de seus sites desde o início da pandemia.

Além disso, quando falamos de lucros, os serviços de streaming, farmácias, supermercados, restaurantes com delivery, empresas de mídia (notícias), ferramentas de home office e e-commerces são alguns dos negócios que têm visto suas vendas disparar.

Nestes casos, está aberta a oportunidade para que as agências de marketing possam sugerir ações inovadoras, respondendo como essas empresas podem ajudar seu cliente durante e após o COVID-19.

Conclusão

A pandemia do coronavírus está gerando prejuízo para muitos setores. As áreas de comunicação e marketing estão entre as mais afetadas. Justamente por isso, é hora de executar um plano de ação para mostrar resultados, reter seus clientes e justificar sua importância estratégica nos negócios.

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