marketing de clínicas odontológicas
Empreendedorismo Marketing

4 dicas para o marketing de clínicas odontológicas ter eficiência

Pense, quanto vale conhecer bem seu público, produto, mercado, ter uma relação próxima com seus clientes graças às mídias digitais e aumentar suas vendas a partir disso? Pois é, são esses alguns dos benefícios de uma estratégia de marketing bem executada.

Por que clínicas odontológicas devem investir em marketing

A resposta poderia ser direta, algo como: porque você precisa se destacar da sua concorrência, e ela por si só seria convincente, mas existem outros motivos pelos quais uma clínica odontológica precisa cuidar de seu marketing.

O marketing de clínicas tem a missão de fazer o paciente enxergar o valor dos serviços, todos os diferenciais em relação ao mercado e isso vai muito além dos tratamentos oferecidos e o preço cobrado por eles.

Em resumo, ter um diferencial é importante, mas é preciso fazer com que os pacientes enxerguem tudo isso.

Em segundo lugar, marketing é atraente e fideliza pacientes. A lógica é simples: se você atrai pessoas para o seu negócio porque transmite a ideia de que elas têm vantagem em escolher você, elas compram e indicam amigos e parentes se saírem satisfeitas.

Por sinal, fidelização é fundamental para o aumento de faturamento das clínicas odontológicas. E nisso, o marketing deve trabalhar alinhado com a equipe de atendimento.

As melhores estratégias do marketing odontológico

Se levarmos em consideração que a jornada de compra do consumidor se transformou radicalmente nos últimos anos e a grande responsável por essa mudança é a internet, assim, para uma clínica ser bem-sucedida, não deve ignorar as seguintes estratégias:

Persona

A persona é a base em uma estratégia de marketing. Personas são perfis semi fictícios do cliente ideal. Para criá-la, você deve entrevistar as pessoas que já são clientes e se basear nas informações fornecidas por elas para criar sua persona.

Alguns dos dados que a persona deve ter são:

  • Nome;
  • Idade;
  • Profissão;
  • Salário;
  • Hábitos;
  • Onde mora;
  • Onde consome informações;
  • Quais canais usa para se comunicar.

É importante ter em mente que: quanto mais específica for essa persona, mais chances de conquistá-la você tem.

Blog

Conteúdo é a moeda de troca do mercado atual. Disponibilizar informações relevantes ao público pode até não trazer resultados a curto prazo (vendas), mas agrega valor à marca e ao longo do tempo você conquista destaque no mercado.

Além disso, pode-se inserir Calls to Action (CTAS) e formulários no blog com a finalidade de captar contatos e oferecer algo em troca disso, seja algum conteúdo, uma informação sobre algum tratamento e por aí vai.

SEO

Sigla para Search Engine Optimization, as técnicas de SEO são usadas para, literalmente, otimizar o site a fim de posicioná-lo no topo do Google.

Você pesquisa no Google quando procura por algo. Os clientes também. Então, se você está nas primeiras posições, é encontrado com mais facilidade, já que cerca de 3.5 bilhões de buscas são feitas no Google diariamente.

Exemplo: uma pessoa procura por “clareamento dental”. Ao jogar esse termo no Google, os resultados mais relevantes aparecerão em primeiro para ela e se o seu site/blog estiver otimizado, lá estará você, no topo!

Links patrocinados

São os anúncios feitos nas plataformas digitais, sendo os mais famosos Google, Facebook e Instagram Ads. Neles, você paga toda vez que alguém clica no seu anúncio, chamado no Marketing Digital de CPC – Custo Por Cliques.

Porém, para ter sucesso com os links, é preciso conhecer bem o público e sua intenção de busca, para assim, escolher as palavras-chave de forma mais assertiva.

Por exemplo, se você é especialista em ortodontia, um anúncio com a palavra-chave “aparelho ortodôntico” tem maiores chances de dar resultados do que a palavra “dentista”.
Isso significa que cada anúncio precisa ser bem planejado.

Conclusão

Marketing é teste e resultado! Toda estratégia adotada precisa ser analisada e assim realizar os testes A/B. Tudo o que for executado vai depender de uma série de fatores e às vezes o método escolhido pode não surtir efeito imediato, ou o que funciona hoje pode ser ineficiente amanhã e por aí vai.

Por fim, as 4 estratégias citadas neste conteúdo são fundamentais dentro do Marketing Digital para dentistas e se executadas da forma correta têm muito sucesso, mas não deixe de metrificar seus resultados e realizar testes. Ter conhecimento sobre os desempenhos de suas campanhas vai te mostrar qual a melhor estratégia de marketing para o seu cliente.

Conteúdo produzido por Rafael Mucheroni – Criador de Conteúdo | Ideal Marketing/Clínica Ideal

Mais posts