Assessoria de Imprensa

Tutorial Parte 01: como escrever um release de sucesso

Um release é uma declaração contendo uma informação ou notícia, que é divulgada publicamente e encaminhada aos meios de comunicação. Atualmente, o avanço da tecnologia proporciona novos recursos, que aprimoram e facilitam a difusão desse conteúdo e do release, conforme citamos no post sobre o release da geração 2.0. Para escrever um bom release, que obtenha êxito na utilização dos recursos que a web 2.0 permite, algumas dicas e técnicas devem ser cumpridas. Para ajudar na produção do release, segue um passo a passo de cada item.

TÍTULO
Escreva um título chamativo, direto e objetivo, que desperte a curiosidade do jornalista e do leitor. Exercite a criatividade e tente fazer com que o título seja envolvente como um texto de um anúncio publicitário ou atrativo como a chamada de uma notícia. Procure não se estender muito nas informações, para não ser repetitivo no subtítulo. O título pode conter até 160 caracteres, porém ele atingirá um indexamento de SEO melhor se tiver  até 70 caracteres.
FOCO NO SEO as palavras do título terão maior peso do que as outras palavras chave do release. Mecanismos de busca dão maior prioridade as palavras do título, portanto, pense de forma estratégica na hora de escolher o título.

SUBTÍTULO ou RESUMO
É uma breve descrição dos assuntos abordados no release, e deve ser pensando para aguçar a curiosidade dos jornalistas. Para facilitar, o subtítulo deve responder as perguntas: o que, quem, como, quando, onde e por quê. O conteúdo não deve ultrapassar um parágrafo, ou 450 caracteres.
FOCO NO SEO o objetivo aqui é dar as informações relevantes, pois depois do título, o resumo tem a segunda maior relevância para indexação e ranqueamento dos mecanismos de busca. 

Semana que vem, a parte dois do tutorial irá descrever a melhor forma de usar imagens no release e como construir o corpo do texto. Caso tenha surgido alguma dúvida sobre os assuntos abordados, sinta-se livre para perguntar no campo dos comentários.

Quer mais dicas de como ter sucesso com seu release? Baixe grátis o ebook “Ferramentas Infalíveis para seu power release decolar”

Recomendadas


Top