Assessoria de Imprensa

Tutorial Parte 02: como escrever um release de sucesso

Entre os diversos artifícios que a Web 2.0 permite na hora de escrever um release mais interativo, a escolha de imagens é um item que definitivamente se tornou obrigatório. Hoje, redações e jornalistas excluem sem ao menos ler, releases que não contenham imagens, e o ditado “uma imagem vale mais que mil palavras” nunca foi tão propicio como nos dias atuais. A imagem possui funções que vão muito além de apenas ilustrar o release, e a parte dois do tutorial é dedicada a explicar como utilizar melhor todos os recursos que uma imagem dispõe atualmente.

Escolha uma imagem que ilustre o conteúdo do seu release, e não dê bobeira, o mais importante é definir os atributos ALT e TITLE da imagem.

O ALT é a descrição que os buscadores utilizam para ajudar a definir o conteúdo da imagem e para indexá-la, é também o que aumenta o seu posicionamento no momento da busca por imagens. Quando o navegador por algum motivo não carrega a imagem, o atributo ALT é exibido em seu lugar. Na hora de escolher o ALT, procure não descrever o que é a imagem em si, mas sim o que ela representa e suprima o uso de palavras de parada (como, de, e, da, para). Por exemplo: a imagem de uma criança correndo atrás de uma bola, poderia ser descrita como “criança feliz brincando”.

O TITLE é a descrição que aparece quando o mouse passa por cima da imagem. Ele é essencial para a otimização da imagem, busque usar textos relacionados com o texto criado para o atributo ALT, mas não use textos idênticos.

FOCO NO SEO – Sites de busca, como o Google Images, utilizam esses atributos para indexar a imagem, quanto mais adequado a definição dos atributos ALT e TITLE em relação ao conteúdo, melhor será o posicionamento na hora da busca. Não é indicado repetir as palavras chave do release na descrição dos atributos ALT e TITLE.

Na próximo post, a terceira parte do tutorial vai descrever como construir o texto do release de forma eficiente.

Quer mais dicas para escrever sua notícia? Confira este eBook que apresenta os 10 erros mais cometidos na criação de um release, e não erre nunca mais!

Recomendadas


Top