1
Assessoria de Imprensa

Saiba quanto cobrar pelos serviços de assessoria de imprensa

Tabelas compartilhadas pelo Sindicato dos Jornalista do Estado de São Paulo também apresentam valores básicos para atuações em Fotojornalismo, Ilustração, Diagramação e Reportagem Cinematográfica

Para que o trabalho de assessoria de imprensa seja desenvolvido, qual seria o valor mínimo a ser cobrado por atividades básicas? A partir de quais números se deve começar os cálculos dos encargos a serem cobrados dos clientes? Há uma referência que pode ajudar a estruturar esse planejamento econômico? Há, sim.  A seguir, daremos uma dica a quem ainda não teve acesso à tabela de preços para tal ofício.

Elaborado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, a Associação Brasileira de Propriedade Intelectual dos Jornalistas, a Associação dos Cartunistas do Brasil e a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de São Paulo, o índice reúne diversos tipos de ações realizadas por profissionais de comunicação. “Fotojornalismo“, “Reportagem Cinematográfica“, “Ilustração” e “Diagramação” também têm seus valores catalogados pelas instituições citadas.

O intuito é, além de definir os custos mínimos para que o jornalista viva dignamente do seu trabalho, mas alertar para o fato de que o exercício jornalístico corresponde à obra intelectual, logo, passível de direitos autorais. Não se trata apenas de uma prestação de serviço isenta de caráter criativo próprio.

Confira abaixo as tabelas de valores referentes às atividades de assessoria de imprensa e produção textual:


Fonte: Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.

Fonte: Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.

Recomendadas


Top