Empreendedorismo

Saiba como aplicar a verba da sua empresa sem desperdício

O sucesso de uma empresa está diretamente relacionada com uma boa gestão financeira. É preciso um planejamento e um acompanhamento detalhado para um bom resultado no final do mes e da evolução do negócio.

O que muitas empresas e pequenos empreendedores acabam fazendo é dar início aos seus negócios sem planejar o quanto realmente irá precisar de capital de giro. E então, quando as contas chegam, percebem que ainda não receberam dos clientes. Separamos então alguns passos para uma gestão financeira eficiente:

1. Dedique um tempo para o planejamento

O planejamento e a organização das informações são essenciais para o desenvolvimento da empresa, portanto tudo que envolver dinheiro tem que estar anotado em algum lugar.

2. Separe as despesas pessoais

É inviável misturar as contas do negócio com as pessoais, isso complica a gerência das finanças.

3. Invista em capacitação

A capacitação financeira do empreendedor é algo muito importante para o sucesso da empresa, como o treinamentos online, cursos de curta duração, palestras, materiais online. Sabe sobre a estrutura tributária também é de extrema para avaliar se os impostos estão de acordo com o faturamento do seu negócio.

Diariamente compare lançamentos e notas fiscais, cobre de seus funcionários possíveis discordâncias de valores encontrados. É necessário desde o início saber se há brechas que podem vir a prejudicar as metas da empresa.

4. Contrate ajuda profissional

Até mesmo uma empresa pequena deve levantar a hipótese de ter uma contabilidade interna. O auxílio de um profissional especializado em contabilidade ajuda a enxergar os custo de produção, em que área estão os maiores gastos, se é bom vender mais ou menos de um certo produto, onde pode gastar menos sem ter prejuízo no desenvolvimento da empresa.

Recomendadas


Top