Quantos tipos de Assessoria de Imprensa você conhece?

Você já parou para pensar nas diferentes maneiras de se trabalhar com Assessoria de Imprensa? Mais do que focar exclusivamente na divulgação de pautas e promover uma ponte entre cliente e mídia, é fundamental saber quais modelos se adequam à assessoria e ao tipo de ação pretendida. Por conta disso, vamos explicar aqui – de maneira breve – três formas que podem ajudar no seu planejamento. As informações são de interesse tanto de quem tem a intenção de contratar tal serviço quanto de quem pretende criar sua própria assessoria ou buscar novos “pacotes” de atividades para oferecer aos assessorados.

Assessoria Interna

Este tipo de assessoria é formado dentro das empresas no intuito de permitir que os profissionais de comunicação escalados para o serviço estejam totalmente integrados ao ritmo de trabalho e história dessas instituições. A proximidade com os processos internos ajuda esse tipo de assessoria a estruturar ações que ressaltem pontos fortes e metas com mais precisão. O serviço também auxilia na solução de crises e pronunciamentos na mídia, orientando os porta-vozes da empresa durante entrevistas e coletivas de imprensa. Geralmente, a assessoria interna é encontrada em empresas de grande porte e órgãos públicos.

Assessoria Externa

Trata-se da contratação de assessoria por parte de empresas que não possuem um departamento de comunicação ou buscam ações pontuais para eventos ou produtos específicos. Entre as vantagens de aderir a um trabalho de mídia terceirizado está a contribuição que a AI irá prestar quanto à noção do mercado e suas variadas injunções. Quanto mais clientes a AI atender, mais ela poderá contribuir para ações que se diferenciem da maioria – o que pressupõe profissionalismo e versatilidade. A neutralidade é um fator importante em relação ao trabalho executado pela assessoria externa, uma vez que esta não é subordinada a nenhum setor da instituição, ou seja, têm autonomia para propor estratégias e críticas para melhoria do trabalho oferecido pela empresa..

Assessoria Mista

Quando uma empresa já possui sua própria assessoria e, ainda assim, precisa de ações de comunicação mais abrangentes, ela contrata serviços externos  para implementar a estratégia proposta. Esse tipo de assessoria mista funciona como um híbrido e permite que as informações internas sejam fornecidas pela equipe da instituição enquanto o outro grupo de profissionais lida com a distribuição do conteúdo e relacionamento com os veículos. Isso resulta em estratégias mais elaboradas e efetivas.

Assessoria Sazonal

Há casos em que a empresa não possui em sua estrutura uma área de comunicação voltada para assessoria de imprensa e também não contrata tais serviços com frequência. Entretanto, há eventos e situações pontuais nas quais é fundamental contatar a mídia e garantir divulgações. Nestes casos, a assessoria sazonal é contratada – aquela que trabalha pontualmente, sem estender sua estratégia para depois da ação planejada. As vantagens de uma assessoria sazonal está no baixo custo e praticidade na contratação do job, além de ser uma boa opção para instituições que tenham um calendário de atividades fixo.
Estas foram algumas das definições que ajudam a planejar melhor as ações de AI e também a apresentar aos clientes outras perspectivas quanto ao trabalho de comunicação social. Esperamos ter ajudado 😉

E você, sabe quais são as maiores tendências para Assessorias de Imprensa? Baixe grátis o ebook “As tendências da área de Assessoria de Imprensa” e descubra maneiras de impulsionar os resultados de seus clientes!

banner-demo-fimdepost