Marketing

Quando divulgar seu conteúdo? Saiba aproveitar os melhores momentos: “timming”

Qual o melhor horário para postar no Facebook? E no Twitter? E para enviar e-mail marketing? Essas perguntas rodeiam a cabeça de todo empreendedor que investe em ações de marketing digital, pois acertando as respostas, os resultados serão muito mais promissores do que continuar na tentativa.

Existem estudos que apontam os melhores horários para entrar em contato com o seu público, mas eles estão baseados em métricas bastante amplas, sem considerar seu nicho específico de trabalho. É por isso que esses estudos são um norte, uma sugestão de conduta, para que você vá ajustando suas estratégias de divulgação de acordo com as percepções que tiver por parte do seu público. Não é a solução, mas já temos um bom começo.

Facebook

A maior rede social do mundo possui usuários ativos 24 horas por dia, ou seja, você pode postar conteúdos a qualquer hora que certamente alguém verá. Mas seu intuito é ir além, é atingir a maioria das pessoas que podem se constituir em possíveis clientes para o seu negócio. Sendo assim, de acordo com estudos, os melhores horários para se divulgar conteúdos no Facebook são às 11h, às 15h e às 20h, sendo que das 20h às 21h é o horário de maior pico da rede social.

Este comportamento é facilmente explicável pelo fato de que as pessoas retornam do trabalho entre 18h e 19h, fazem suas atividades cotidianas e depois disso navegam na internet, gerando maior tráfego das 20h às 21h. Contudo, este comportamento já pode estar mudando, já que muitos usuários, quando questionados sobre qual é a primeira coisa que fazem ao acordar, respondem: olho meu Facebook. É o universo mobile desmistificando algumas coisas.

Twitter

O microblog tem como característica um universo mais informativo, por isso seus picos de audiência acontecem em horário comercial, em especial das 14h às 16h. Durante a manhã e à noite os índices de tweets permanecem estabilizados, sem grandes diferenciações.

Linkedin

O horário de maior atividade no Linkedin é durante o horário do almoço, ou seja, das 12h às 14h. Não existem dados que comprovem o porquê deste comportamento, mas curiosos atribuem ao fato de que as pessoas estão constantemente em busca de novas oportunidades profissionais, e fazer isso durante o expediente não seria muito ético.

E-mail marketing

Uma das ferramentas mais utilizadas para relacionamento com clientes, o e-mail marketing também possui alguns “horários nobres”. Para que seu e-mail marketing seja lido, evite enviá-lo quando as pessoas estão assoberbadas, como na segunda-feira pela manhã, quando a caixa de entrada de e-mails está lotada e existe uma demanda muito grande para ser vencida, ou na sexta-feira à tarde, quando as pessoas estão acelerando as atividades para saírem tranquilas para o final de semana.

Nos demais dias da semana, busque enviar e-mails marketing a partir das 10h e não enviá-los depois das 17h, pois a produtividade das pessoas já está em baixa e a atenção está prejudicada. Escolher horários como um pouco antes do horário do almoço ou um pouco depois são boas ideias, pois as pessoas estão mais propensas a receber esse tipo de informação.

Lembre-se que estas dicas são apenas eixos norteadores, e que é preciso conhecer a fundo o comportamento de consumo dos seus clientes para estabelecer os horários mais adequados para divulgar o seu conteúdo de maneira mais eficaz e abrangente.

Recomendadas


Top