Projeto “Entreviste uma Mulher” organiza lista de contatos com diferentes profissionais

Por DINO 12 de agosto de 2015
Projeto “Entreviste uma Mulher” organiza lista de contatos com diferentes profissionais

A iniciativa tem como foco promover visibilidade e representatividade feminina nos mais diversos veículos de comunicação

Uma das funções essenciais para o bom exercício do jornalismo é saber selecionar as fontes mais apropriadas para determinadas entrevistas. Por mais que tais escolhas atendam a requisitos básicos como selecionar pessoas com pr0priedade em determinado assunto ou que tenham vivenciado o tema abordado, elas não estão livres de influências externas e, muitas vezes, limitadoras. Basta se perguntar, por exemplo, se o número de mulheres citadas em reportagens e artigos é igual ao de homens. Quem é mais requisitado para palestras, coletivas, sabatinas, perfis, mesas de discussão, workshops etc.? Homens. Homens são mais chamados, ainda que existam muitas mulheres atuantes em todas as áreas do conhecimento humano. Duas importantes publicações foram analisadas neste sentido – o New York Times e a Revista Supreinteressante

dino divulgador de notícias

A problematização deve ser apresentada e, assim como ela, possíveis soluções também. Uma delas, inclusive, traz dois elementos indispensáveis para uma realidade menos desigual é mais rica em contribuições intelectuais – visibilidade e representatividade. No caso, ambas femininas. Batizado de “Entreviste uma Mulher“, o projeto criado pela página “Think Olga” reuniu uma lista de profissionais especializadas em diferentes ramos, todas disponíveis para serem consultadas.

Com ele, espera-se que a ponte entre jornalista e fonte seja construída de forma mais ampla e acessível para todos e, principalmente, todas. Arquitetas, psicólogas, geógrafas, sociólogas, advogadas, biólogas, especialistas em redes sociais e marketing são alguns dos exemplos que constam na iniciativa. É deste modo que mais perspectivas munidas tanto de informações técnicas quanto de vivências contribuirão para o enriquecimento dos debates e reflexões contemporâneos.

O acesso aos contatos é livre e gratuito, basta clicar neste link. Para as mulheres interessadas em integrar a lista de contatos, o site ensina quais são os procedimentos necessários.

Fonte: Think Olga.

Conteúdo