Marketing

Como alcançar melhores resultados para sua empresa nas pesquisas do Google

A importância de estar nos resultados das buscas no Google e demais buscadores já não é novidade, seja com seu site ou com informações e notícias a respeito de seu produto ou empresa. A primeira página dos resultados tem sido o maior canal de entrada para sites e blogs, chegando a ser responsável por mais de 80% dos acessos à conteúdo online.

O SEO (search Engine Optimization) é praticamente obrigatório para seu site ser visto na internet, ou pode optar por gastar rios de dinheiro em propagandas na web caso não tenha um bom conhecimento para ações de ‘ads'(anúncios web).

Mecanismos de buscas como o Google analisam cada site indexado, fazendo uma varredura no conteúdo, verificando a relevância da informação e do veículo onde ela está publicada. Essas análises são feitas automaticamente e com base em critérios variáveis, já que a política de classificação está sempre mudando com base em algoritmos da ferramenta. Relacionamos alguns pontos básicos que devem ser levados em conta:

BackLinks

-o número de apontamentos (links) de outros sites para o seu é conhecida como BackLink.

Ele é gerado quando o endereço de uma ou mais páginas de seu site é citado como link dentro de outros sites criando canais de entrada para seu veículo. A utilização errada desta função na tentativa de burlar a análise do Google pode levar a punições e ter um efeito negativo em seu SEO, então cuidado, utilize referências em outros sites que realmente sejam lógicas e tenham relação entre si e o conteúdo.

Uma maneira de conseguir Backlinks é através da publicação de “Guest Posts” (Post Convidado), que é quando você cria um conteúdo relevante para outro blog e sugere ao proprietário deste veículo a publicação de seu post com referência (link) para seu site, assim, você fornece conteúdo a ele enquanto ele lhe “dá um BackLink” em troca.

É possível ainda publicar material informativo (Power Release) através do site DINO (www.dino.com.br), que publica simultaneamente o conteúdo em diversos sites, gerando assim links de referência, além de expor na web informação que pode ser direcionada ao seu público alvo com o intuito de atrair e engajar clientes.

Palavras Chave

-palavras chave relacionadas ao conteúdo de seu site.

Na hora de fazer buscas na web, utilizamos palavras específicas relacionadas ao que desejamos encontrar criando um funil de resultados direcionado às informações que procuramos, essas palavras são conhecidas como palavras chave, (ex.: para um site de culinária provavelmente as palavras-chave seriam algo como: comida, receita, culinária, nome dos principais pratos, etc.), enfim, são termos (palavras ou expressões) que as pessoas utilizariam para encontrar seus produtos. Por isso, é fundamental entender e conhecer muito bem seu produto e principalmente seu público, o que ele quer e o que ele pensa que poderá levá-lo até você.

Tags HTML certas

-html é uma linguagem para web que permite que visualizemos do nosso lado da tela textos formatados com tamanho, fontes e cores, botões clicáveis, imagens e muito mais, transformando um monte de códigos em um formato visual agradável e “navegável”.

As “<tags>” são responsáveis por classificar blocos de texto dizendo o que cada um representa e como deve ser exibido seu formato. Elas “dizem” ao seu navegador, por exemplo, o que é um título ou um subtítulo dando ordem de importância ao conteúdo, exibem uma imagem ou vídeo, identificam o que é link e o que é texto comum, qual a cor e o tamanho dos textos, enfim, as tags são responsáveis por traduzir para o navegador um bolo de textos em imagens e formas mais agradáveis para interagirmos. O Google também faz uma varredura nas tags utilizadas em seu site e verifica se elas estão sendo usadas de forma correta.

Veja mais em:
https://static.googleusercontent.com/media/www.google.com/pt-BR//intl/pt-BR/webmasters/docs/guia-otimizacao-para-mecanismos-de-pesquisa-pt-br.pdf

Performance do Site

-A velocidade de carregamento do seu site interfere na rapidez da informação, e nos dias de hoje, não ser rápido é prejudicar a fluidez da comunicação online e o Google não gosta muito disso. Sites lentos e pesados que demoram a carregar são ponto negativo para os sistemas de busca, logo, conteúdo como imagens devem ser tratados evitando excesso de tamanho/peso, sites com pouca imagem e que respeite o tableless (HTML+CSS) podem ser mais leves quando bem aplicados e melhorar a força no ranking Google.

Para Saber mais: https://support.google.com/analytics/answer/1205784?hl=pt-BR

Site Atualizado

-Conteúdo constantemente atualizado, renovação de conteúdo significa maior variedade de informação para o usuário e maior movimentação do site, isso mostra que nem seu site e nem seus leitores foram esquecidos. Ganhe pontos mantendo as informações atualizadas e criando novos conteúdos relevantes para seus usuários.

O site DINO fornece notícias diárias aos seus parceiros, conteúdo que aumenta a entrega de material renovado e de qualidade direcionado ao leitor do site parceiro.

Indexar seu Conteúdo

-Não basta ter um site com conteúdo, ele deve ser indexado no Google, e um passo simples pode adiantar as coisas, através da página (http://www.google.com.br/add_url.html) é possível fazer com que seu site seja reconhecido e indexado pelo Google de forma prática e mais rápida, apesar do Google fazer isto automaticamente na maioria dos casos.

Utilizar um SiteMap

-Para o Google é importante entender a navegação em seu site, isso faz com que ele saiba se o site é ou não “navegável” para o usuário, ou seja, se o site é intuitivo e apresenta conteúdo interligado entre si sem ser apenas um monte de páginas desconexas, avaliando qual será a facilidade para o usuário navegar no site. Exagere na usabilidade, seu usuário e seu SEO agradecem. O próprio Google auxilia na criação: https://support.google.com/webmasters/answer/183668?hl=pt-BR
Seguindo algumas das dicas acima seu site será bem recompensado e beneficiado com exibição mais frequente nos resultados de buscas favorecendo o aumento de acessos, tornando seu site mais visível, e no caso de e-commerce ou sites que usem AdSense, claro, um aumento de receita.

Para ações mais fortes de SEO a contratação de um profissional especializado pode se fazer necessária. Mas não pense que é fácil estar entre os primeiros, e duvide daqueles que garantem que você será “O PRIMEIRO”, em seus documentos educativos, nem o próprio Google garante que seguir todas as suas instruções é sinônimo da posição tão sonhada.

Conhece mais dicas para melhorar a visibilidade e acesso a sites? Compartilhe com a gente, deixe seu comentário.

Quer aprofundar ainda mais seus conhecimentos em SEO? Baixe grátis o ebook DINO & SEO aqui!

Recomendadas


Top